Ir ao conteúdo

Misturando memórias HyperX e Oloy dá ela azul/reinicia

Ir à solução Resolvido por FOX MODEM,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos, vou explicar de forma detalhada o que está acontecendo. Mas antes segue minhas config:

placa-mãe Asrock a320m-hd
Processador Ryzen 2600
Placa de vídeo 1050 ti 4gb
Fonte Xigmatek calibre 600w 80 plus
Memória RAM
Hyperx fury 2400mhz
Oloy owl black 2666mhz
Ssd lexar 120
HD 500 samsung

Bom, o que acontece é o seguinte, fiz upgrade de ram e comprei a oloy 2666mhz. Quando coloquei no meu PC começou a dar tela azul, fui mexer no xmp pra setar em 2666 as duas (já que a hyperx faz clock pra 2666). E o Pc reinicia 3x. Bom, aí mudei a tensão pra 1.30 tb testei 1.35 e setei em 2400mhz mas mas duas voltagens o Pc fica de boa, consigo jogar, mexer nele e tudo mais. Mas por exemplo eu durmo 22h da noite quando vou ligar o Pc de manhã ele da tela azul assim que ligo ele e ele reinicia normal e funciona até se repetir o processo de deixar ele desligado por muito tempo (troquei as memórias de slot e também deu no mesmo)

Fiz também o teste com as memórias sozinhas, tanto a hyperx quanto a oloy conseguem ligar em 2666 nas configurações do xmp sem reiniciar, entra normal (usei o Pc e também ficaram normais) mas as duas juntas reiniciam. 3x e não ativa em 2666.

Passei memtest com as duas juntas e 2400mhz e tensão 1.3 e n acusou nada.
Aumentei a tensão pra 1.4 e 1.45 e não ficou legal, deu tela azul rápido e tmabem não ligou com as duas em 2666.

Me ajudem por favor estou desde o dia 09/12 tentando resolver
(Vender a memória oloy ou hyperx não tem como, a galera vai querer pagar mixaria, e eu n tenho dinheiro pra comprar uma nova no momento, devolver n tem com mais tb porque já passou do prazo de devolução)

Postado

Acho que dá sim, mas vai ter que mexer nos fusível. 😃

Como você configurou as latências?

Essas memórias têm timings bem diferentes, então é quase certo que será necessário ajustar manualmente as latências para fazer as duas funcionarem na frequência desejada.

Postado

@FOX MODEM eu só coloquei no xmp pra 2400 e o dram 1.3, quando tento colocar em 2666 não liga as duas juntas. Pode me ajudar a configurar? 

@Jonas Rumpel não. Eu só desligo meu PC normal e deixo ele ligado na tomada. Aí quando vou ligar ele de novo depois de um tempo ele inicia dando tela azul e dps reinicia normal e não dá dela azul de novo. Só quando faço o mesmo procedimento de novo. (Ontem desliguei 22h e fui dormir, acordei 6h e liguei e deu tela azul) 

Postado

Não conheço as opções do setup da sua placa-mãe, mas o caminho é mais ou menos o seguinte:

Consultar o manual da sua placa-mãe para saber como configurar manualmente as latências da memória.

Consultar as especificações das duas memórias para descobrir qual delas usa os tempos de latência MAIS ALTOS na frequência desejada.

Anotar essas configurações de latência e aplicá-las manualmente na BIOS para as duas memórias.

Salvar, reiniciar, testar e postar o resultado.

Se tiver alguma dúvida específica enquanto realiza o processo, poste aqui com todas as informações que tiver (incluindo fotos das telas de configuração do PC).

Postado

Hehe, não se subestime. Todo mundo é meio leigo.

Você já sabe acessar a tela de configuração.

Já sabe mudar tensão e frequência das memórias.

Já sabe quais as informações que precisa ter em mãos para fazer a configuração correta.

Então agora é só colocar a mão na massa e fazer acontecer.

Acredite em você. Seja tudo o que você pode ser.

Postado
2 minutos atrás, FOX MODEM disse:

Hehe, não se subestime. Todo mundo é meio leigo.

Você já sabe acessar a tela de configuração.

Já sabe mudar tensão e frequência das memórias.

Já sabe quais as informações que precisa ter em mãos para fazer a configuração correta.

Então agora é só colocar a mão na massa e fazer acontecer.

Acredite em você. Seja tudo o que você pode ser.

Vou tentar então, me tira só uma dúvida.. tem algum risco?? De danificar algo, queimar? 

Postado

Nem amor de mãe é livre de riscos.

Porém, se você não queimou suas memórias fazendo experimentos com diferentes tensões elétricas, não vai ser ajustando as latências que elas vão desistir de viver. No máximo, vai travar e reiniciar.

Coragem! :D 

• Solução
Postado

Quando se usa 2 memórias com latências diferentes, quem dita o desempenho é o módulo mais fraco (ou no caso, mais lento, que é aquele que tem a maior latência).

Descubra qual é a latência de cada uma das memórias que você tem, na frequência de 2666 mhz.

Essa informação está disponível na especificação da memória.

Configure OS DOIS módulos de memória na sua BIOS usando os valores de latência do módulo mais lento.

Assim, os dois vão trabalhar na mesma frequência e latência.

Postado
32 minutos atrás, FOX MODEM disse:

Quando se usa 2 memórias com latências diferentes, quem dita o desempenho é o módulo mais fraco (ou no caso, mais lento, que é aquele que tem a maior latência).

Descubra qual é a latência de cada uma das memórias que você tem, na frequência de 2666 mhz.

Essa informação está disponível na especificação da memória.

Configure OS DOIS módulos de memória na sua BIOS usando os valores de latência do módulo mais lento.

Assim, os dois vão trabalhar na mesma frequência e latência.

Então eu posso, colocar a hyperx sozinha em 2666mhz e entrar na BIOS e ver quanto ela está rodando em latência? Que seria aqueles 6 primeiros com CL e que são de dois dígitos, correto? 

Aí dps coloco a oloy sozinha e faço a mesma coisa? Aí coloco de qual memória for mais alta? 

Bom, eu vi que nas especificações da hyperx é CL15-15-15 no site. Já a oloy só aparece CL19. Mas funcionará se eu fizer isso que eu falei né? Colocar as memórias de cada vez?  E dps colocar manualmente os números mais altos? E se por acaso eu fizer isso e não funcionar em 2666mhz, só em 2400mhz?

porque cheguei a chutar aqui agora colocar tudo em 19-19-19 mas não ligou. Reiniciou 3x, dps eu coloquei em 2400mhz e abriu. 

Lembrando que os testes que fiz foi tensão 1.3

@FOX MODEM

Fiz um benchmark em 15-15-15 e outro e 19-19-19. Teria alguma resposta? 

IMG-20201217-WA0041.jpg.1787777e0f8893ee283876fa1c645481.jpg

IMG-20201217-WA0043.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!