Ir ao conteúdo

Quero dar mais uns 10 anos de vida pro meu desktop. Tem como?

Ir à solução Resolvido por gutopereira,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal,

Estou querendo dar uma sobrevida ao meu computador antigo. Tenho ele acho que há uns 15 anos com a mesma configuração e continua funcionando muito bem para uso simples (estudo, navegação na internet, downloads, etc).

Mas depois de tanto tempo, nem tudo está tão perfeito. Daí queria ver com vocês o que pode ser feito. Vou colocar abaixo a  configuração e o que estou pensando em fazer para vocês poderem opinar. Agradeço desde já.

Configuração:

Windows XP service pack3
Processador Core 2 quad Q8400 2.66MHz
4GB RAM (2 x DDR3 1333Mz)
Placa-mãe Mega G41T-M7 LGT (versão 1.0)
Placa de video Zogis - nvidia GeForce 9500 GT 1GB

Pensei em fazer 3 coisas, mas não estou seguro com nenhuma delas:

1) Aumentar a memória RAM, colocando 2 pentes de 4 GB, que é o máximo que a placa aguenta. Esta seria a única alteração de hardware que me permito fazer, pois já estou montando um micro novo e não faz sentido gastar grana com este. A questão neste ponto é que não sei se este aumento de memória vai ser realmente significativo para a eficiência do micro, compensando o investimento (uns R$ 400, pelo que vi).

2) Atualizar a Bios da placa-mãe. A dúvida aqui é clara: não tenho nenhuma experiência nisso e tenho medo de destruir meu computador ao invés de melhorá-lo.

3) Atualizar o sistema operacional. Aqui é o mais complicado pra mim,  pois não sei se essa configuração aguentaria um Windows 10. Na verdade, nem gosto muito do Windows 10, acho muito pesado e cheio de tranqueiras vendidas como funcionalidades e facilidades (ao menos para mim, imagino que tudo isso tenha utilidade pra muita gente). Se fosse possível, eu até acharia tranquilo atualizar pra um Windows 7, mas já vi que ele foi descontinuado e não sei como ficaria neste meu computador. 

E aí, este meu caso tem alguma salvação? Existem outras coisas que podem ser feitas?

Fiquem à vontade pra questionmentos, sugestões e críticas!
Muito obrigado a tod@s!

Postado

Além da memoria RAM, coloque tambem um SSD. Esse é o melhor upgrade que voce poderia fazer, seu computador irá mudar da agua pro vinho. Vai rodar o Windows 10 com os pés nas costas, tão bem quanto um notebook de entrada(com SSD) dos dias de hoje...

Placa de video só recomendo mexer se voce tivesse intenção de rodar algum jogo nele. Como voce ja disse que esta montando um setup novo, então não acho que vale a pena gastar diheiro com isso.

• Curtir 3
Postado

srrsrs pode até oscilar no Windows 10, mas entre o windows XP e o Windows 7.

Eu escolheria o Windows 7, leve feito uma pluma pode por pluma nisso, ainda mas na sua configuração que não é antigo ok, assim para  15 anos de atividade.

Ainda mas com placa-mãe boa, que nem a sua e com uma judinha de 1gb de memoria dedicada da placa de vídeo.

Na verdade já acho que segura  bem OS, Windows 10 fazendo sua modificação (1.) Auxiliando o sistema com mas 2 pentes de memoria 2x4Gb. roda de boa.

Já pensou em uma SSD? veix nem te falo, te faria tão feliz meu caro, com acesso a internet, acesso a arquivos, pasta, configurações, "INICIALIZAÇÃO" essa então, você iria agradecer, 120gb já te ajuda, e esse HD que você tem ai, colocaria como uma partição de backup e atalho para inicializar jogos, programas, etc...

tem tudo para ser feliz ai.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, gutopereira disse:

Além da memoria RAM, coloque tambem um SSD. Esse é o melhor upgrade que voce poderia fazer, seu computador irá mudar da agua pro vinho. Vai rodar o Windows 10 com os pés nas costas, tão bem quanto um notebook de entrada(com SSD) dos dias de hoje...

Placa de video só recomendo mexer se voce tivesse intenção de rodar algum jogo nele. Como voce ja disse que esta montando um setup novo, então não acho que vale a pena gastar diheiro com isso.

Vou pensar seriamente nisso, mas não quero gastar mais com ele, pois já gastei uma boa grana comprando um desktop novo. Talvez pro ano que vem. Por isso eu tava pensando na memória RAM, ou você acha que o ssd valeria mais a pena?

5 horas atrás, Loclyh disse:

srrsrs pode até oscilar no Windows 10, mas entre o windows XP e o Windows 7.

Eu escolheria o Windows 7, leve feito uma pluma pode por pluma nisso, ainda mas na sua configuração que não é antigo ok, assim para  15 anos de atividade.

Ainda mas com placa-mãe boa, que nem a sua e com uma judinha de 1gb de memoria dedicada da placa de vídeo.

Na verdade já acho que segura  bem OS, Windows 10 fazendo sua modificação (1.) Auxiliando o sistema com mas 2 pentes de memoria 2x4Gb. roda de boa.

Já pensou em uma SSD? veix nem te falo, te faria tão feliz meu caro, com acesso a internet, acesso a arquivos, pasta, configurações, "INICIALIZAÇÃO" essa então, você iria agradecer, 120gb já te ajuda, e esse HD que você tem ai, colocaria como uma partição de backup e atalho para inicializar jogos, programas, etc...

tem tudo para ser feliz ai.

Minha intenção era manter o XP, mas várias coisas já não funcionam mais com ele. Mesmo alguns sites eu não consigo acessar direito. Daí minha aceitação em migrar pro Windows 7, se vocês acharem que fica tranquilo mesmo tendo sido descontinuado. O Windows 10 eu realmente não gosto, só faria essa atualização se for realmente necessária. Vocês sabem se dá pra instalar ele com o mínimo de coisas possível? Só o basicão mesmo (sem "cortana", multimídia, e trocentos programas associados?

• Solução
Postado
2 horas atrás, fermton disse:

Minha intenção era manter o XP, mas várias coisas já não funcionam mais com ele. Mesmo alguns sites eu não consigo acessar direito. Daí minha aceitação em migrar pro Windows 7, se vocês acharem que fica tranquilo mesmo tendo sido descontinuado. O Windows 10 eu realmente não gosto, só faria essa atualização se for realmente necessária. Vocês sabem se dá pra instalar ele com o mínimo de coisas possível? Só o basicão mesmo (sem "cortana", multimídia, e trocentos programas associados?

Tanto o Windows XP quanto o Windows 7 não possuem mais atualizações de segurança, então sei lá né? Estará correndo riscos...

Sobre o Windows 10, o que é essencial para ele rodar bem é ter um SSD, nem que seja de apenas 120Gb.

Eu tambem tinha um computador bem velhinho aqui, um Core2Duo com 4Gb RAM DDR3 que eu só usava para montar os Power Point da faculdade.

Há 1,5 anos atrás eu resolvi dar uma melhorada nele, comprei um Xeon E5450 por 56 reais na aliexpress, tambem peguei 2 pentes de memória 4Gb DDR3 1333Mhz por 52 reais cada, e uma placa GTX 750ti por 208 reais.

Depois coloquei tambem um SSD de 240Gb, o que acabou com todos os problemas de lentidão que eu tinha com o Windows 10...

Aliás o notebook que eu uso no trabalho, que é um Samsung E30 2019, ele vem com um i3 7020u, memória 4Gb DDR4, HDD 1Tb. Ele parece uma carroça perto desse meu computador LGA 775 de 2008... rsrs

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, gutopereira disse:

Tanto o Windows XP quanto o Windows 7 não possuem mais atualizações de segurança, então sei lá né? Estará correndo riscos...

Sobre o Windows 10, o que é essencial para ele rodar bem é ter um SSD, nem que seja de apenas 120Gb.

Eu tambem tinha um computador bem velhinho aqui, um Core2Duo com 4Gb RAM DDR3 que eu só usava para montar os Power Point da faculdade.

Há 1,5 anos atrás eu resolvi dar uma melhorada nele, comprei um Xeon E5450 por 56 reais na aliexpress, tambem peguei 2 pentes de memória 4Gb DDR3 1333Mhz por 52 reais cada, e uma placa GTX 750ti por 208 reais.

Depois coloquei tambem um SSD de 240Gb, o que acabou com todos os problemas de lentidão que eu tinha com o Windows 10...

Aliás o notebook que eu uso no trabalho, que é um Samsung E30 2019, ele vem com um i3 7020u, memória 4Gb DDR4, HDD 1Tb. Ele parece uma carroça perto desse meu computador LGA 775 de 2008... rsrs

Valeu pelas dicas, vou ver aqui então quando consigo encaixar no orçamento as memórias e um ssd. Tenho de ver se cabe um ssd nessa minha placa-mãe, ela é bem antiga.

E em relação a uma atualização da Bios, vocês acham que é válido? 

Postado

@fermton

Atualização de BIOS não melhora o desempenho do computador. Eu só faria a atualização se houvesse incompatibilidade com alguma peça. Quando coloquei o Xeon eu tive que atualizar a BIOS...

Sobre o SSD, esse não é um investimento que vai se perder. Futuramente voce poderá usa-lo em qualquer outro computador ou notebook.

Qualquer SSD sata 2,5 polegadas vai funcionar nesse seu computador.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...