Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Doutores, estou com um paciente com um problema comum (computador resetando) mas os sintomas estão confusos e não consigo achar a solução! Vamos para o quadro-branco:

Ficha do paciente (PCiente?)
-CPU Ryzen 5600x (novo)
-Corsair WaterCooler Hydo V2 (5 anos de uso)
-16gram (2x8 2400hz) (5 anos de uso)
-Placa-Mãe Asus TUF Gaming B550-Plus (novo)
-Gainward RTX 3070 (novo)
-Fonte Seasonic 700w Gold Plus (5 anos de uso)
-SSD A400 Kingston 480gigas (novo)
-HD Western 1 tera (novo)
-Gabinete Riotoro CR1288, com 5 coolers (novo): 2 frontais puxando o ar para dentro e 3 no topo jogando o ar quente para fora (o WC com seu  exaustor + 2Coolers ficam na traseira, em cima, jogando o ar pra fora)

O que está acontecendo de errado?

-O computador reinicia repentinamente em intervalos de tempos aleatórios!

Mais informações sobre sua saúde:
-A temperatura dos componentes parecem normais! 
IDLE:
 GPU: +- 32 graus
 CPU: +-35 graus
Em jogos
Os mais pesados que rodo são: Cyberpunk 2077 Configuração Alta, 75 fps estáveis com vsync e o Watch Dogs Legion Configuração Alta,75 fps estáveis com vsync (o monitor é de 75hz)
GPU: entre 65-68 graus (com picos em 70);
CPU: entre 55-60 graus;

Investigação Cotidiana:

Informação 1:

Tenho mais de 60h de jogo no Cyberpunk 2077; 10h no Death Stranding e umas 4h no Watch Dogs Legion! Essa é a parte estranha: NUNCA HOUVE UM EPISÓDIO DE RESTART EM TODAS ESSAS HORAS DE JOGO!

Os restarts repentinos aconteceram nas telas de carregamento de League of Legends; durante filmes assistidos por streams (Disney Plus e Netflix) e navegação de sites!
(dadas essas informações, eu descartei que o reinício era devido à uma possível alta temperatura)

Informação 2:

Durante a semana passada, aparentemente sem motivos, de um dia para o outro, senti uma perda de desempenho no Cyberpunk e WDL: Já não ficavam com 75fps cravados e fluidos - ficavam oscilando entre 40-65 fps! As temperaturas continuavam as mesmas e as configurações do jogo também!

No caso de WDL, resolvi colocar tudo no mínimo e MESMO ASSIM os fps continuaram oscilando entre 40-60 fps! (ou seja, tinha algo muito estranho acontecendo - como eu passo de 75 fps cravados com configurações altas e jogando fluidamente, para no outro dia simplesmente ficar com o jogo engasgando?)!

Após procurar uma solução sem sucesso (reinstalar drivers e etc), formatei o PC, reinstalei os jogos... E OS JOGOS CITADOS VOLTARAM A FUNCIONAR como antes: 75 fps cravado, fluido, configurações altas!
obs.: Mas os restarts ainda continuam nas situações que citei acima (mas nunca durante esses jogos)!

RESULTADOS DE EXAMES:

A última vez em que ocorreu o restart, fui ver no log de eventos do windows! Segue a SS!
Como podem ver, o ID do erro pouco antes do restart (Kernel-Power) é 69!  

Então doutores, esse é o caso! Agradeço toda a ajuda que puderem dar e, caso precisem de mais exames, peçam e os providenciarei o mais rápido possível!

log.png

Postado

primeira coisa é você rodar o memtestx86, geralmente é memoria que causa esses resets aleatórios.

Postado
Em 23/01/2021 às 17:57, wagner2029 disse:

primeira coisa é você rodar o memtestx86, geralmente é memoria que causa esses resets aleatórios.

Opa, obrigado! Farei isso e depois digo o resultado!

Ontem aconteceu novamente o reset quando tentei logar no LoL! Na primeira vez funcionou normal, mas na segunda aconteceu o reset!

O que acho estranho é justamente isso ocorrer em programas pontuais (como no lol) e nunca ter ocorrido em programas que, teoricamente, exigem mais da memória, como os citados Cyberpunk, Watch Dogs Legion e etc

No log mostrou esse erro:

log LOL.png

Postado

@wagner2029  Rodei o memtestx86 em um pente de cada vez, cada um durante uma noite inteira e parte da manhã - nenhum erro nos dois pentes!

Será que pode ser um problema de alimentação da fonte? HD + SSD + 5 Coolers + RGB + WC  (com outros 2 coolers) + Ryzen 5600x + RTX 3070 + 16gram...

Ou algum problema na placa-mãe... Há algum programa parecido com o memtestx86, mas para placa-mães?  🤔

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!