Ir ao conteúdo

placa-mãe para i5 9600K e para i7-9700K

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado
19 minutos atrás, candynocrush disse:

Estou sem saber qual placa-mãe pegar para um i5 9600K e para um i7 9700K e que suporte 3000Hz de memória, poderiam me indicar alguma(s)?

Depende. Você já comprou algum desses dois processadores ou ainda vai pegar?

Postado
Em 31/01/2021 às 00:33, Imakuni disse:

Depende. Você já comprou algum desses dois processadores ou ainda vai pegar?

Não comprei, pretendo comprar os dois juntos para me dar menos trabalho, por que?

Postado
2 minutos atrás, candynocrush disse:

Não comprei, pretendo comprar os dois juntos para me dar menos trabalho, por que?

Perfeito, então nem perca tempo comprando, nenhum deles vale a pena. No lugar, diga qual a config do seu PC e quanto você pode gastar em ups.

Postado
11 minutos atrás, Imakuni disse:

Perfeito, então nem perca tempo comprando, nenhum deles vale a pena. No lugar, diga qual a config do seu PC e quanto você pode gastar em ups.

Porque eles não valem a pena?

-Processador i5 9ºK

-placa-mãe Z390 Gaming 

-Placa de Vídeo 1660 Super (Daqui uns meses)

Ou

-Processador i7 9ºK 

-placa-mãe Z390 (X ou M) Gaming 

-Placa de Vídeo 1660 Super (Daqui uns meses)

Já comprei :

Memória HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15

SSD Kingston A400, 240GB, SATA (futuramente vou pegar HD de 1 Tera)

Gabinete Gamer T-Dagger Cube, Mid Tower

Fonte Super Flower LEADEX III 650W, 80 Plus Gold, PFC Ativo

Queria gastar até uns R$2500 com um processador f00da e uma placa-mãe que o suporte e daqui uns meses eu pegaria a 1660 Super ou até uma melhor, por isso gostaria de pegar um processador com GPU integrada já, porque pretendo ligar ele e ir usando até  comprar a placa de vídeo.

@Imakuni

Recebi essa sugestão inclusive: 

Acho que os processadores AMD estão muito inflacionados e com custo beneficio piores que os Intel de décima geração. Alias esse 3400G é inclusive inferior que o i3 10100 que custa uns 40% mais barato.

Realmente o video integrado do Ryzen é bem superior, mas no lugar do OP se eu ainda fosse demorar pra conseguir pegar uma placa dedicada, acho que iria preferir pegar uma GT 1030 ou RX 550 por 500 reais e com isso poderia pegar um processador sem video integrado e portanto mais barato.

Futuramente quando comprasse a 1660S eu poderia vender a GT 1030 ou RX 550 e "recuperar" esse dinheiro de volta.

Do lado da AMD o único processador que ainda esta com custo beneficio bom é o R5 1600AF (629 reais na kabum). 

Do lado da Intel tem o i3 10100F por 579 reais, e se for possivel o i5 10400F que tem o mesmo desempenho do R5 3600 mas custa 30% a menos (1.099 reais na Terabyte)...

• Solução
Postado
1 hora atrás, candynocrush disse:

Porque eles não valem a pena?

Porque são processadores de 9a geração, que é plataforma morta. Além disso, o 9600k tem perda de desempenho por não ter Hyper Threading e o 9700k é caro de mais e você compra coisa melhor pelo mesmo preço.

1 hora atrás, candynocrush disse:

Queria gastar até uns R$2500 com um processador f00da e uma placa-mãe que o suporte e daqui uns meses eu pegaria a 1660 Super ou até uma melhor, por isso gostaria de pegar um processador com GPU integrada já, porque pretendo ligar ele e ir usando até  comprar a placa de vídeo.

@Imakuni

Recebi essa sugestão inclusive: 

Acho que os processadores AMD estão muito inflacionados e com custo beneficio piores que os Intel de décima geração. Alias esse 3400G é inclusive inferior que o i3 10100 que custa uns 40% mais barato.

Realmente o video integrado do Ryzen é bem superior, mas no lugar do OP se eu ainda fosse demorar pra conseguir pegar uma placa dedicada, acho que iria preferir pegar uma GT 1030 ou RX 550 por 500 reais e com isso poderia pegar um processador sem video integrado e portanto mais barato.

Futuramente quando comprasse a 1660S eu poderia vender a GT 1030 ou RX 550 e "recuperar" esse dinheiro de volta.

Do lado da AMD o único processador que ainda esta com custo beneficio bom é o R5 1600AF (629 reais na kabum). 

Do lado da Intel tem o i3 10100F por 579 reais, e se for possivel o i5 10400F que tem o mesmo desempenho do R5 3600 mas custa 30% a menos (1.099 reais na Terabyte)...

De fato as APU não valem a compra.

Mas mesmo assim, é só pegar uma placa de vídeo baratinha para ligar o PC no meio tempo em que espera comprar uma nova. Se quiser máximo desempenho, pegue o 5600x com placa-mãe B550. Se quiser um PC mais balanceado, pegue o 3600 com placa B450; vai sair mais ou menos metade do preço e vai dar folga para comprar uma placa de vídeo melhorzinha agora e/ou uma ainda mais potente quando for colocar a definitiva. Aliás, por falar nela, a 1660 Super até é boa placa, mas não é tão top quanto parece.

Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

Porque são processadores de 9a geração, que é plataforma morta. Além disso, o 9600k tem perda de desempenho por não ter Hyper Threading e o 9700k é caro de mais e você compra coisa melhor pelo mesmo preço.

Isso se aplica a AMD? Tipo eu estava lendo sobre as siglas da AMD e vi:

X: Processador de alta performance

T: Baixo consumo de energia

Ou seja, a 5 3600X é diferente da 5 3600XT negativamente? Por ter o baixo consumo de energia perde desempenho ou algo do tipo?

De fato as APU não valem a compra.

Perdão a ignorância, mas o que são as APU?

Mas mesmo assim, é só pegar uma placa de vídeo baratinha para ligar o PC no meio tempo em que espera comprar uma nova. Se quiser máximo desempenho, pegue o 5600x com placa-mãe B550. Se quiser um PC mais balanceado, pegue o 3600 com placa B450; vai sair mais ou menos metade do preço e vai dar folga para comprar uma placa de vídeo melhorzinha agora e/ou uma ainda mais potente quando for colocar a definitiva. Aliás, por falar nela, a 1660 Super até é boa placa, mas não é tão top quanto parece.

Qual B550 compensa mais em questão de qualidade? E qual 450 compensa mais também em questão de qualidade?

Porque tem isso de Plus, Gaming e siglas, etc.

Qual suportaria tranquilamente?

Uma 1030 é uma boa pra inicio ou tem sugestão de uma melhor no mesmo preço ou uma mais barata mas que também vai me dar condições de jogar?

Postado
3 horas atrás, candynocrush disse:

Isso se aplica a AMD? Tipo eu estava lendo sobre as siglas da AMD e vi:

X: Processador de alta performance

T: Baixo consumo de energia

Ou seja, a 5 3600X é diferente da 5 3600XT negativamente? Por ter o baixo consumo de energia perde desempenho ou algo do tipo?

Não, a AMD usa uma convenção diferente. No caso, X é de "Extended Frequency Range", basicamente atinge clocks maiores. E XT é "mais maior ainda".

Perdão a ignorância, mas o que são as APU?

Significa um processador que também tem chip gráfico, podendo ser usado sem placa de vídeo dedicada. Geralmente a gente usa esse termo só para processadores da AMD, muito embora a Intel também tenha processadores que entrem nessa definição.

Qual B550 compensa mais em questão de qualidade? E qual 450 compensa mais também em questão de qualidade?

Porque tem isso de Plus, Gaming e siglas, etc.

Qual suportaria tranquilamente?

Essas siglas todas são só nomes que os fabricantes colocam, não se ligue com elas.

De maneira geral, qualquer uma que tenha dissipador nos VRM já atende um mínimo de qualidade. E no caso das B550 em particular, pegue uma com função de flashback para você poder atualizar a BIOS sem ter um processador compatível.

Postado
11 horas atrás, Imakuni disse:

De maneira geral, qualquer uma que tenha dissipador nos VRM já atende um mínimo de qualidade. E no caso das B550 em particular, pegue uma com função de flashback para você poder atualizar a BIOS sem ter um processador compatível.

Onde eu identifico que tem dissipador nos VRM e a função flashback, como acho isso nas especificações?

Postado
3 minutos atrás, candynocrush disse:

Onde eu identifico que tem dissipador nos VRM e a função flashback, como acho isso nas especificações?

Dissipador é fácil, é só olhar para a placa: se tem um monte de metal envolta do soquete, tem. Se não... não.

Sobre flashback, cada fabricante tem um nome diferente e um lugar diferente, então o melhor é olhar nessa lista e ver quais tem esse recurso.

Postado
11 minutos atrás, candynocrush disse:

@Imakuni essa aqui : https://m.kabum.com.br/produto/99034/placa-m-e-gigabyte-aorus-b450-aorus-m-amd-am4-matx-ddr4

Tem dissipador no vrm e flashback?

Ela é compatível coma 3600XT pelo que vi nos comentários..

Tem dissipador, correto. Mas se olhar na lista:

image.png.f69fb0e7654424c7f2671a05986bf41d.png

Dito isso, eu esqueci de mencionar que você só precisa de flashback se for usar um 5600x. Se for usar com o 3600 (não compre o 3600x ou 3600xt que é dinheiro jogado no lixo), você não precisa de flashback.

Postado

Tem dissipador, correto. Mas se olhar na lista:

image.png.f69fb0e7654424c7f2671a05986bf41d.png

Dito isso, eu esqueci de mencionar que você só precisa de flashback se for usar um 5600x. Se for usar com o 3600 (não compre o 3600x ou 3600xt que é dinheiro jogado no lixo), você não precisa de flashback.

Se não vale a pena gastar em 3600x ou 3600xt, então valeria o 3600?

Já estou confusa de qual comprar agora..

Porque esses dois citas a cima são dinheiro jogado no lixo?

Qual processador devo pegar, que rode tranquilamente meus jogos, suporte stream futuramente quando pegar a placa de vídeo boa e que não esteja absurdo de caro?

Não precisa necessariamente ser o mais OP, mas um processador intermediário/bom.

Postado
4 minutos atrás, candynocrush disse:

Se não vale a pena gastar em 3600x ou 3600xt, então valeria o 3600?

Já estou confusa de qual comprar agora..

Porque esses dois citas a cima são dinheiro jogado no lixo?

Porque o 3600x e o 3600xt são um 3600 com um overclock de fábrica, coisa que você faz manualmente. Ou seja, você paga mais caro pelo mesmo produto.

5 minutos atrás, candynocrush disse:

Qual processador devo pegar, que rode tranquilamente meus jogos, suporte stream futuramente quando pegar a placa de vídeo boa e que não esteja absurdo de caro?

Não precisa necessariamente ser o mais OP, mas um processador intermediário/bom.

Depende de quanto você quer gastar. Na faixa dos 1200~1300R$, é o Ryzen 3600 mesmo. Na casa dos 2000~2500, há argumento entre o 3700x ou o 5600x.

Postado
4 horas atrás, candynocrush disse:

Não compre A320 ou A520.

Sim.

Eu acho mais jogo pegar um 3600 usado nos 1200~1300 R$ e economizar esses 150~200R$ para jogar em um cooler, vai ficar com mais desempenho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...