Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em PC com placa-mãe GA-G41MT-S2P


Posts recomendados

Boa noite senhoras e senhoras estou com essa placa GA-G41MT-S2P 8gb 1333 MHz de ram e quero colocar o melhor processador disponível para ela qual vocês me recomendam ? 

 

( Me dêem dicas de placa de vídeo também) atualmente uma geforce 210 

 

Jogo wow versão 3.3.5a 😁

 

 

Links: 

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-G41MT-S2P-rev-13#ov

Screenshot_2021-02-09-20-56-21-708_com.whatsapp.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca algum Core2Quad como o Q9550 por exemplo, ou então um Xeon como o E5450.

Para o Xeon funcionar corretamente voce precisa atualizar a BIOS com os microcodes...

 

Placa de video se encontrar alguma GTX 750ti usada por até uns 450-500 reais. 

Se não encontrar então pegue a RX 550 nova que esta por 479 reais na Terabyte, ou uma GT 1030 por 499 na Kabum.

 

Com isso já conseguirá rodar alguns jogos mais atuais acima de 30 FPS em qualidade média

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@gutopereira Oi Guto tudo bem? Tenho a mesma placa-mãe que ele com 8gb de memória e uma fonte Corsair cx 500 você poderia me dizer de é essa placa de vídeo que daria certo nessa placa-mãe?

Minha placa-mãe é a GA G41MT S2P

Muito obrigada

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1612496270-placa-de-video-rx-550-4gb-ddr5-128-bits-red-dragon-radeon-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/02/2021 às 22:12, gutopereira disse:

Coloca algum Core2Quad como o Q9550 por exemplo, ou então um Xeon como o E5450.

Para o Xeon funcionar corretamente voce precisa atualizar a BIOS com os microcodes...

 

Esta Gigabyte GA-G41MT-S2P não tem BIOS com suporte a Xeon:

 

https://www.gigabyte.com/Ajax/SupportFunction/GetCpuList?Value=4084&Type=Product

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, VeraMell disse:

@gutopereira Oi Guto tudo bem? Tenho a mesma placa-mãe que ele com 8gb de memória e uma fonte Corsair cx 500 você poderia me dizer de é essa placa de vídeo que daria certo nessa placa-mãe?

Minha placa-mãe é a GA G41MT S2P

Muito obrigada

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1612496270-placa-de-video-rx-550-4gb-ddr5-128-bits-red-dragon-radeon-_JM

Essa RX 550 esta muito cara, ha 2 semanas atrás voce encontrava ela na Kabum por 479 reais. 

Além disso essa placa não tem força pra empurrar gráficos que necessite 4Gb de vram, então o modelo de 2Gb é o suficiente.

 

Outro porém dessa placa é a falta de compatibilidade com placa-mãe muito antiga que ainda utiliza BIOS tradicional ao invés de UEFI. Algumas vezes atualizando a BIOS resolve o problema de compatibilidade, depende de cada placa-mãe.

Para não ter surpresas eu sugiro voce comprar uma placa da Nvidia como a GTX 750ti ou então a GT 1030 que voce encontra nova por uns 500 reais...

 

 

7 minutos atrás, 1lokos disse:

 

Esta Gigabyte GA-G41MT-S2P não tem BIOS com suporte a Xeon:

 

https://www.gigabyte.com/Ajax/SupportFunction/GetCpuList?Value=4084&Type=Product

 

Nenhuma placa-mãe LGA 775 possui suporte nativo a Xeon porque ele é LGA 771. Para funcionar voce precisa modificar a BIOS inserindo os microcodes e comprar um Xeon já modificado pra encaixar no socket 775 (quase todos vendidos atualmente já foram adaptados).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, gutopereira disse:

Essa RX 550 esta muito cara, ha 2 semanas atrás voce encontrava ela na Kabum por 479 reais. 

Além disso essa placa não tem força pra empurrar gráficos que necessite 4Gb de vram, então o modelo de 2Gb é o suficiente.

 

Outro porém dessa placa é a falta de compatibilidade com placa-mãe muito antiga que ainda utiliza BIOS tradicional ao invés de UEFI. Algumas vezes atualizando a BIOS resolve o problema de compatibilidade, depende de cada placa-mãe.

Para não ter surpresas eu sugiro voce comprar uma placa da Nvidia como a GTX 750ti ou então a GT 1030 que voce encontra nova por uns 500 reais...

 

 

Nenhuma placa-mãe LGA 775 possui suporte nativo a Xeon porque ele é LGA 771, voce precisa modificar a BIOS inserindo os microcodes e comprar um Xeon já modificado pra encaixar no socket 775 (quase todos vendidos atualmente já foram adaptados).

Você saberia de algum link com esse xeon modificado pra encaixar no 775?

É muito difícil fazer essa modificação na BIOS dessa placa e inserir os microcodes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja neste vídeo do Tito Tech a modificação, requer uma certa habilidade manual.

 

Spoiler

 

 

Esse no M.Livre diz estar adaptado.  Outras ofertas.

 

Como o X5450 é um processador de TDP alto - 120 w, vai precisar de um cooler melhor que o Intel BOX, como o Gammaxx 400v2 -R$ 115,00 (T'byte), o que talvez torne mais interessante comprar o Core 2 Quad Q9650 - o problem é encontrar este CPU, mesmo no ALiexpress.

 

Quanto ao BIOS tente procurar por BIOS mod GA-G41MT-S2 rev *** e veja se suporta o Xeon.

Nesta página tem alguns BIOS modificados

http://tanieprocesory.pl/en/bios2-2/

 

Substitua o *** pelo numero que esta impresso no PCB da placa-mãe - olhe dentro do gabinete, não use de outra revisão (rev) ou pode "brickar" a placa-mãe, outra razão para optar pelo Core 2 Quad A9650, se não tem experiência com atualização de BIOS.

 

Quanto a VGA a realidade é esta mesmo, os preços estão aumentando semanalmente e a oferta, mesmo de modelos básicos, diminuindo.

A continuar assim mês que vem vai ter RX550, GTX750Ti por 1.000,00 GTX 1050Ti por 1.500,00 e GTX 1650 por 2.000,00 ou mais.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu encontrei a BIOS da minha placa-mãe já modificada com os microcodes num tutorial que assisti no youtube, então foi só salvar num pendrive, entrar na BIOS na parte de atualização, ele já identifica o arquivo da BIOS no pendrive e faz a atualização.

 

Se optar pelo Xeon eu recomendo o modelo E5450 que possui TDP 80W e clock 3,0Ghz...

Mas se preferir colocar o Core2Quad para não ter esse trabalho todo com a BIOS, procure pelo Q9550 ou Q9500, eles possuem clock 2,83Ghz ou seja ficam só um pouca atrás do Q9650 ou Xeon E5450.

Na aliexpress voce encontra esses processadores bem mais barato que aqui.

 

@VeraMell

Esse é o tutorial que segui. Na descrição do video tem o link pra baixar a BIOS ja modificada com os microcodes para essa placa-mãe GA-G41MT-S2

Obs: só preste atenção se é a mesma revisão da sua placa.

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos achei esse  Core 2 Quad Q9650 usado seria arriscado?

 

1 hora atrás, gutopereira disse:

1030

 

IMG-20210329-WA0014.jpg

@gutopereira mudaria muito se eu colocasse esse?

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1835293647-processador-intel-775-core-2-quad-q9500-6mb-283ghz-1333mhz-_JM

 

Em vista do que já tenho no Pc?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, VeraMell disse:

@1lokos achei esse  Core 2 Quad Q9650 usado seria arriscado?

 

 

IMG-20210329-WA0014.jpg

@gutopereira mudaria muito se eu colocasse esse?

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1835293647-processador-intel-775-core-2-quad-q9500-6mb-283ghz-1333mhz-_JM

 

Em vista do que já tenho no Pc?

 

Esse E5400 é um processador dual core, ele é bem mais fraco do que um quad core...

 

Esse link do mercado livre é de um Q9500, mas achei que por 190 reais esta caro! 

Tem outros anuncios desse processador por 128, 129, 130 reais...

https://informatica.mercadolivre.com.br/componentes-pc-processadores/q9500_OrderId_PRICE

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VeraMell

Dessas 3 placas a GTX 750ti é um pouco superior, mas tambem é a mais cara delas...

 

O fato de ser 64 bits ou 128 bits não quer dizer que uma é melhor do que a outra, porque as placas possuem tecnologias diferentes e isso influencia mais na performance.

 

Se voce não quiser gastar esses 616 reais na GTX 750ti, então pegue a GT 1030 do site da Terabyte que esta 521 reais. 

A RX 550 tem desempenho semelhante da GT 1030 ganhando em alguns jogos e perdendo em outros, mas na média fica um pouquinho acima da GT 1030. Porém acho arriscado voce pegar ela porque pode não funcionar na sua placa-mãe. Como eu expliquei antes, as placas da AMD de arquitetura Polaris dão problema de compatibilidade com placa-mãe muito antiga, as vezes atualizando a BIOS resolve o problema, varia de placa pra placa.

 

Só um detalhe, a GT 1030 por usar tecnologia mais nova, ela só vem com saídas digitais HDMI e DVI-D. Então se o seu monitor for daqueles mais antigos que possuem apenas VGA, voce irá precisar de um conversor(que deve custar uns 30 reais).

Já a GTX 750ti por ser mais antiga ela ainda possui tanto saída analógica VGA, quanto digital HDMI e DVI.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VeraMell

Se for pegar a GT 1030 cuidado pra não pegar o modelo GDDR4 que é muito inferior ao modelo GDDR5. 

A que eu tinha indicado no link da Terabyte era uma da Galax GDDR5 mas parece que acabou, mas no próprio site da Terabyte tem uma da Afox por 549 reais tambem GDDR5.

Tem uma outra lá da MSI DDR4, fuja dessa que o desempenho é quase 50% inferior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

@Sidney Morais

No video do youtube que eu postei lá em cima tem o arquivo dessa BIOS já editada com os microcodes. Da uma olhada na descrição do video que o link para download esta lá.

 

O video ensina a atualizar a BIOS com os microcodes exatamente dessa placa-mãe GA-G41MT-S2P. É bem fácil, só salvar o arquivo descompactado dentro de um pendrive formatado em FAT32 e depois reiniciar o computador e entrar na BIOS para atualizar. Dá uma olhada no video que ele ensina?

Utilize um pendrive de no maximo 8Gb, pois se for muito maior que isso a placa-mãe pode não reconhecer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!