Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados,

Eu gostaria de tirar uma dúvida com vocês. A seguir constam as informações resumidas e as informações detalhadas.

INFORMAÇÕES RESUMIDAS:

Desde que conectei meu Nobreak no iCLAMPER Energia 5, o mesmo passou a sinalizar falta de aterramento. Apesar de eu suspeitar que as tomadas aqui não são aterradas, com meu filtro de linha antigo isso não ocorria. O que pode estar acontecendo?

INFORMAÇÕES DETALHADAS:

Possuo um Nobreak SMS Net 4+ 1500 VA e, recentemente, investi na substituição de todos os meus filtros de linha pelos da linha iCLAMPER (por recomendações aqui do fórum, do qual sempre fui ávido leitor, embora só tenha vindo a me cadastrar agora). Acontece que surgiu um problema:

Moro em um apartamento alugado cujo aterramento parece não estar presente na rede elétrica. A construção é antiga, de maneira que as tomadas nitidamente nunca foram trocadas e ainda se encontram no padrão antigo — mais precisamente, são tomadas de 2 (dois) pinos.

Ocorre que, antes da aquisição do DPS iCLAMPER Energia 5, meu Nobreak era ligado a um filtro de linha de 4 tomadas da marca iLUMI (modelo 34013). Quando o Nobreak estava ligado ao filtro da marca iLUMI, o mesmo NÃO sinalizava falta de aterramento ao ligar (após o autoteste). Quando eu passei a conectar o equipamento no iCLAMPER Energia 5, o Nobreak passou a piscar 15 (quinze) vezes o led na cor vermelha ao ligar, logo após o autoteste. As saídas do Nobreak funcionam normalmente durante a sinalização. Após piscar o led na cor vermelha por 15 (quinze) segundos, a luz se torna azul normalmente. O Nobreak é relativamente novo (já que comprei no ano passado). As baterias estão segurando carga normalmente. Não há nenhum apito durante a sinalização.

Lendo o manual que acompanha o Nobreak, vi que essa sinalização (piscar o led na cor vermelha 15 vezes após o autoteste) indica falta de aterramento.

Por que meu Nobreak passou a ter esse comportamento somente após conectá-lo ao iCLAMPER Energia 5? Mesmo que não haja aterramento no apartamento onde moro, é importante notar que essa sinalização por parte do Nobreak NÃO ocorria quando o mesmo estava conectado ao filtro de linha da iLUMI. Só passou a ocorrer após conectá-lo ao iCLAMPER Energia 5.

Observação: eu não sei as tomadas do apartamento onde moro são aterradas ou não. Sou completamente leigo no assunto. Ocorre que todas as tomadas possuem somente 2 (dois) furos redondos.

Vocês tem alguma informação sobre isso?

Agradeço desse já! =D

Postado

Se as tomadas tem só 2 furos, não há aterramento.

Não conheço seu filtro anterior, mas tem equipamentos que simulam o terra, não é a solução ideal, mas ajuda. Mas não sei se seu antigo equipamento tinha isso, ou se era tão ruim, que permitia que a energia do terra voltasse pra rede e dessa forma enganasse seu nobreak

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...