Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente adquiri um processador i5 10400f. Recentemente tenho percebido que o processador tem esquentado muito quando jogo ou faço ações que exigem mais da CPU, ficando entre 80°C a 100°C mesmo utilizando apenas 50% de sua capacidade. É importante destacar também que em meu gabinete possuo apenas duas ventoinhas, a traseira (fixada ao chassi) e a do próprio "air cooler" (fixada ao processador), além é claro das duas ventoinhas da GPU, o gabinete, por sua vez possui um vidro temperado em sua lateral e uma tela gradeada em sua parte frontal. Percebo que quando retiro o vidro a temperatura tende a descer cerca de 4°C, porém quando o recoloco a mesma situação torna a ocorrer. Antes dos testes configurei as ventoinhas para que trabalhassem em velocidade máxima, infelizmente não surtiu efeito algum.  Diante disso tenho algumas dúvidas, como por exemplo: Este comportamento é normal para este modelo de processador e ventilação disponível? Este comportamento pode prejudicar a vida útil de minha CPU? Adquirir mais fans, ou tentar aumentar o air flow do gabinete surtirão algum efeito positivo significativo? É saudável manter a utilização padrão diante desta situação? Um bom water cooler, como por exemplo o Corsair H60, resolveria meu problema?

Obs: Sem executar nenhuma ação que exija muito da CPU, ela se mantém aos 35°C. Não foi feito nenhum tipo de overclock, em nenhum componente, e o PC foi limpo recentemente. O clock do processador se mantém padrão (4.0 GHz) e acredito que as taxas de fps também se mantém como o esperado, apesar de não saber se estou tendo perda de performance por causa desta situação. Nos testes anexados utilizei os seguintes aplicativos: Core temp (medição de temperatura da CPU), CPUID CPU-Z (para estresse e acompanhamento do desempenho do processador) e MSI Afterbuner (para acompanhar o desempenho do PC durante os jogos), CPUID HWMonitor (medição de temperatura da CPU e desempenho das fans) e TechPowerUp GPU-Z (medição de temperatura da CPU e GPU).

Anexo imagens dos testes. Desde já agradeço pela atenção.

Teste de benchmark:

Teste de benchmark.jpeg

Teste de estresse:

Teste de estresse.jpeg

Teste antes dos jogos:

Teste antes de entrar no jogo.jpeg

Teste depois dos jogos:

Teste pós jogo.jpeg

Teste battlefront 2:

Teste battlefront 2.jpeg

Teste apex:

Teste apex.jpeg

Teste cyberpunk 2077:

Teste cyberpunk 2077.jpeg

2° teste de estresse:

1195120588_Testeestresse2.thumb.jpeg.be99cc040c89e18de5e9785fa75e8fbf.jpeg

Postado

você passou pasta térmica direito no processador?

O cooler box é original intel?

Você deveria botar fans na parte da frente do gabinete também,e se tiver como,em cima também.

porque pela lógica,está saindo muito ar por trás do gabinete e entrando pouco ar pela frente.

Então meio que o gabinete fica sem muito ar dentro.

16 minutos atrás, LePit disse:

Este comportamento é normal para este modelo de processador e ventilação disponível?

Não

Este comportamento pode prejudicar a vida útil de minha CPU?

Sim

Adquirir mais fans, ou tentar aumentar o air flow do gabinete surtirão algum efeito positivo significativo?

Sim

É saudável manter a utilização padrão diante desta situação?

Se não passar dos 50 graus,sim

Um bom water cooler, como por exemplo o Corsair H60, resolveria meu problema?

Acho que se for pra comprar um wc pra esse processador,teria que ser no minímo algum com 2 fans no radiador.

• Obrigado 1
Postado

Não fui eu que apliquei a pasta térmica, adquiri o PC na Terabyteshop e ele já veio montado, de fato a pasta térmica tem se tornado cada vez mais uma suspeita por causar este aquecimento. O cooler box é um Cooler Master I30 92mm. Muito obrigado pela dica, pretendo colocar fans na Parte frontal e superior mesmo, tentar melhorar o air flow num todo, porém tenho medo de fazer tal investimento em fans e acabar descobrindo que isso não surtirá um efeito tão grande quanto o esperado, tendo em vista que, segundo pesquisas que realizei, a temperatura máxima esperada para este processador é de 60°C a 72°C.

Postado
5 minutos atrás, LePit disse:

Não fui eu que apliquei pasta térmica, adquiri o PC na Terabyteshop e ele já veio montado. O cooler box é um Cooler Master I30 92mm. Muito obrigado pela dica, pretendo colocar fans na Parte frontal e superior mesmo, tentar melhorar o air flow num todo, porém tenho medo de fazer um investimento em fans e acabar descobrindo que isso não surtirá um efeito tão grande quanto o esperado, tendo em vista que, segundo pesquisas que realizei, a temperatura máxima esperada para este processador é de 60°C a 72°C.

mano,acabei de pesquisar aqui sobre esse seu cooler e vi que ele é bem ruinzinho pros processadores de 10 geração,o fan dele tem só 92mm e a base dele nem é de cobre,se você não quiser comprar um water cooler,recomendo comprar pelo menos um cooler com um fan de 120mm com no minímo 3 heat pipes pra puxar bastante ar.

E se você botar os fans no gabinete pode ter certeza que você vai ter uma melhora gigantesca na temperatura da cpu.

• Obrigado 1
Postado

Muito obrigado parceiro. Você acha que caso eu substitua o cooler instalado pelo o da própria intel, terei alguma melhora? você tem alguma sugestão de cooler? Posso ter algum tipo de prejuízo, mesmo a longo prazo, caso continue utilizando o PC assim? Acha que devo investir primeiro em coolers para o gabinete em si ou em um cooler para o próprio processador?

Postado
2 minutos atrás, LePit disse:

Você acha que caso eu substitua o cooler instalado pelo o da própria intel, terei alguma melhora?

Provavelmente não,porque o cooler box original também é bem pequeno,mas se você tiver ele ai,faz um teste e vê sem tem alguma diferença.

você tem alguma sugestão de cooler?

Esses três casariam bem com sua cpu:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13869/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-gte-v2-120mm-intel-amd-black-dp-mch4-gmx-gte-v2bk

https://www.kabum.com.br/produto/96492/cooler-para-processador-cooler-master-amd-intel-hyper-h411r-rr-h411-20pw-r1

https://www.kabum.com.br/produto/97090/cooler-para-processador-cooler-master-hyper-212-turbo-com-led-vermelho-amd-intel-black-cover-rr-212tk-16pr-r1-

2 minutos atrás, LePit disse:

Posso ter algum tipo de prejuízo, mesmo a longo prazo, caso continue utilizando o PC assim?

Com certeza,nunca é bom usar qualquer processador acima dos 70 ou 80 graus,isso diminui muito a vida útil do processador.

Acha que devo investir primeiro em coolers para o gabinete em si ou em um cooler para o próprio processador?

Compra primeiro o cooler para o processador.

• Obrigado 1
Postado

Parceiro, muito obrigado de verdade, você me ajudou muito a esclarecer minha situação.

Atenciosamente.

:)

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...