Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, amigos. Há cerca de 1 mês comprei um novo notebook Acer Aspire A515-54G (versão com a placa de vídeo NVIDIA MX250). Este notebook como já disse possui uma placa de vídeo integrada (UHD Graphics 620 se não me engano), com 8gb RAM e 512gb de SSD. Dei essa descrição maior para mostrar que é um notebook razoavelmente bom e com boas condições de aguentar e de evitar no caso o problema que estou tendo. A primeira coisa que fiz quando tive esse computador, além de configurar inicialmente, foi baixar um dos únicos jogos que eu jogava antes desse notebook para testar sua capacidade. Esse jogo é o CS:GO. E o desempenho foi extremamente satisfatório, usei com todas as configurações no máximo e fiquei muito feliz por tudo isso. Nunca tinha tido um computador com essas condições. Porém, mesmo sendo muito bom e tendo tido um ótimo custo benefício, descobri um problema chato nele e estou tentando resolver há mais ou menos 3 semanas. Sabemos que quando ligamos o notebook na tomada o FPS tende a subir pois o notebook não precisa se preocupar com a manutenção da bateria. E isso é vero e aconteceu realmente aqui. Enquanto eu jogava sem o notebook na tomada chegava a ter fps na casa de 100/110, seja a bateria em 5% ou em 90%. Porém quando eu ligo o notebook na tomada tenho um problema. Quando eu estou com +40% de bateria e ligo ele na tomada não há nenhum problema e o FPS chega em 180/200. Mas quando estou com -40% ao ligar a tomada o fps cai drasticamente, coisa de 10fps chegando a um desempenho pior do que era meu Dell antigo de 2012. Busquei diversas soluções quanto a isso e já posso afirmar: Não é o modo de economia de bateria do notebook, já alterei diversas vezes a economia da bateria nesse contexto de fps baixo e nada se alterou. Mudei configurações específicas da bateria e nada se alterou. Baixei aplicativos pra tentar reparar, busquei em outra bateria que tinha em casa e nada disso deu certo. Tive muitas tentativas e nenhuma consertou esse problema. Porém, na última semana sinto que consegui uma boa informação: O problema pode estar na placa de vídeo NVIDIA MX250. Pois o desempenho dos aplicativos que rodam na placa integrada não são afetados de forma alguma. Nesse momento estou com menos de 40% de bateria e usando normalmente os navegadores por exemplo, mas ao abrir qualquer coisa com a placa de vídeo NVIDIA o FPS desmorona. Com isso, eu abri o gerenciador de tarefas nos dois momentos, quando o FPS estava em 220 e quando o FPS estava em 10 e percebi mais uma coisa que aponta pra placa de vídeo: Quando estou com +40% a temperatura da placa de vídeo chega em 70°C porém quando o FPS está muito baixo ele trava em 58°C, é como se fosse imposto um limite na temperatura e por isso o FPS está sendo afetado. Descobri que podia ser THERMAL THROTTLING, porém alterei configurações de máximo de desempenho nas configurações avançadas da bateria e nada se alterou. Sei que é um texto enorme mas necessita de muitos detalhes pois é um problema extremamente específico e que pode ser de auxílio para diversas pessoas.

Postado

olha voce disse que o problema nao ta nas configuraçoes de energia mais poste uma foto do gerenciamento de energia do processador com os valores minimo e maximo pra gente ver e também pode estar programado pra fazer isso na bios tente atualizar bios ou achar essa configuração nela

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!