Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, tô com um problema desde ontem que não consigo resolver. Tenho que implementar um grafo orientado em C(implementação em matriz de ajdacência), onde o usuário digita a quantidade de nós e a quantidade de arestas entre eles e eu então tenho que listar os nós e dar a informação de cada um, e ele funciona normalmente no codeblocks ou em qualquer outro compilador online. Mas por algum motivo no sharif judge, que é o compilador que minha faculdade usa, ele acusa runtime error. Eu já tentei mudar múltiplas coisas, mas ele simplesmente não aceita. O código em questão é este:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#define MAX 10000

typedef struct item{
int indice;
int depende;
int ajuda;
}item;

typedef struct tipolista{
item sequencia[100];
int quantidade;
}tipolista;

typedef struct tipomatriz{
tipolista lista;
int adjacente[MAX][MAX];
}tipomatriz;

void iniciar(tipomatriz *matriz){
    int i,j,aux;
    matriz->lista.quantidade=0;
    aux=0;
    while(aux<100){
        matriz->lista.sequencia[aux].ajuda=0;
        matriz->lista.sequencia[aux].depende=0;
        aux++;
    }

for(i=0;i<MAX;i++){
        for(j=0;j<MAX;j++)
            matriz->adjacente[i][j]=0;

}
}

void inserir(tipomatriz *matriz,int a){
    matriz->lista.sequencia[matriz->lista.quantidade].indice=a;
    matriz->lista.quantidade++;
}

void criar_aresta(tipomatriz *matriz, int a, int b){
    int x,y;
    x=a-1;
    y=b-1;
    matriz->adjacente[x][y]=1;
    matriz->lista.sequencia[x].depende++;
    matriz->lista.sequencia[y].ajuda++;
}

void imprimirteste(tipomatriz *matriz){
    int i,j;

for(i=0;i<matriz->lista.quantidade;i++){
        j=0;
        if(i!=0)
            printf("\n");
        printf("%d %d %d",matriz->lista.sequencia[i].indice,matriz->lista.sequencia[i].ajuda,matriz->lista.sequencia[i].depende);
        while(j<=matriz->lista.sequencia[i].depende){
            if(matriz->adjacente[i][j]==1)
                printf(" %d",matriz->lista.sequencia[j].indice);
            j++;
        }
    }

}

int main()
{
    int a,b,aux,aux2;
    tipomatriz *matriz=(tipomatriz*)malloc(sizeof(tipomatriz));
    iniciar(matriz);

scanf("%d%d",&a,&b);

for(aux=0;aux<a;aux++){
        aux2=aux+1;
        inserir(matriz,aux2);
    }

for(aux=0;aux<b;aux++){
        scanf("%d %d",&aux2,&a);
        criar_aresta(matriz,aux2,a);
    }

imprimirteste(matriz);

return 0;
}

Se alguém puder me dar uma luz eu realmente apreciaria. Meu professor não ajuda em tarefas e os monitores não conseguiram resolver.

Postado
34 minutos atrás, Thiago Rosario disse:

Mas por algum motivo no sharif judge, que é o compilador que minha faculdade usa, ele acusa runtime error

Esse sharif judge não é um compilador. É só mais uma ferramenta dessas de "programming contest". Aparentemente usa gcc como compilador. Veja com sua escola qual a versão de gcc que eles usam na máquina em que instalaram isso. É o mínimo que eles podem fazer. E use a mesma versão em sua máquina, claro. Se eles não puderem fazer isso ou não souberem o que eu lamentaria pela sua escola, instrutores e monitores.

Provavelmente seu programa tem erros mesmo. Pode estar compilando em debug mode que é mais permissivo e assim não dá erro. Pode estar usando opções de otimização diferentes que as do compilador da escola...

Isso é muito comum.

Code::Blocks também não é um compilador. É apenas um IDE --- sim, IDE é masculino --- e bem ruim dentre tantas opções hoje em dia e sem custo. A única pior seria o Dev-C++. Eu não conhecia isso mas vim a conhecer aqui no forum.

Vou ver seu programa depois

Ao postar um programa como esse, ou mesmo ao discutir com alguém o problema, se acostume a documentar melhor as coisas. Ou a documentar de algum modo.

Forneça um ou mais grupos de valores de entrada e o o resultado que esperava obter com tais dados. Ajude s  outros a ajudar você você.

Seu programa não parece bom. Não tem um único comentário, não tem qualquer mensagem orientando a leitura, o cursor apenas fica lá piscando... Pense nisso.

E SEMPRE teste o retorno de scanf(). É o básico do básico: é ingenuo seguir sem saber se leu algo. Vai calcular a partir de que?

E entenda que é muito mais simples ler dados de um arquivo do que ficar parado digitando a cada teste. 

E num primeiro momento use constantes. É muito mais fácil.

• Curtir 1
Postado

@arfneto Eu agradeço os comentários. Então, esse código não é final, eu costumo comentar no fim pro professor entender melhor depois, mas você tem razão, eu deveria ter esclarecido melhor a saída e entrada. Eu também sei que o code blocks e o sharif não são compiladores, eu só quis me referir aos compiladores dos mesmos.

Então, a entrada do algoritmo é pra ser o número de pacotes a ser instalado em um sistema e o número N de dependências entre os mesmos(as arestas). Nas próximas N linhas o usuário vai digitar o números dos pacotes A B, onde A vai depender de B(ou seja, vai ter uma aresta não orientada apontando para B).

A saída seria uma lista com os índices dos pacotes seguidos pelo número de dependentes, depois o número de dependênicias, e o índice das dependências. Um exemplo simples seria:

Entrada:

2 1

1 2

Saída:

1 0 1 2

2 1 0

Ou seja, o pacote um tem zero dependentes, tem uma dependência, e essa dependência é o pacote 2. O pacote 2 tem um dependente e 0 dependências.

Outra coisa que eu não clarifiquei bem foi que eu teste este programa em múltiplos compiladores. Nenhum deles deu problema apenas aquele que é usado no sharif judge. Eu procurei por erros comuns e dei printf em múltiplos pontos do código, mas o erro persiste. O problema é que eu não sei nem mesmo o que o problema significa e o que pode estar causando o mesmo.

E sobre o ponto do cursor piscando, isso é requerimento. O programa não pode ter nenhuma mensagem pro usuário, somente a saída.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Thiago Rosario disse:

Eu também sei que o code blocks e o sharif não são compiladores, eu só quis me referir aos compiladores dos mesmos.

Entendo. Mas num mundo sério você precisaria saber qual a versão de gcc usada no sharif na universidade e as opções de compilação em uso lá, para poder ter mais flexibilidade e garantia usando a mesma versão na sua máquina durante o desenvolvimento. E poderia ter dito aqui a menos uma das versões que usou para teste em sua máquina e como compilou

16 minutos atrás, Thiago Rosario disse:

eu costumo comentar no fim pro professor entender melhor depois, mas você tem razão, eu deveria ter esclarecido melhor a saída e entrada

Antes de tudo comente o código para você mesmo. Daqui a uns dias pode não estar certo do porque de algo que escreveu, e nem todos os seus programas vão ser assim simples

17 minutos atrás, Thiago Rosario disse:

E sobre o ponto do cursor piscando, isso é requerimento. O programa não pode ter nenhuma mensagem pro usuário, somente a saída

O requerimento só envolve o programa como submetido à plataforma. Então depois que ele estiver funcionando você tira essas coisas.

A lógica é que ao usar algo mais dinâmico para testar, como um arquivo, e usar prompts para ler e para mostrar o que leu antes de ficar calculando você termina seu programa muito, mas muito antes. E aí com o tempo que sobra você pega uns minutos e passa a ler do teclado e omite os prompts. E envia para a plataforma. :) 

Em relação a mensagens de saída, pode ser que a plataforma simplesmente desconsidere a saída de erro, e então você pode usar a vontade. Seria o mínimo de se esperar de uma plataforma para estudantes afinal. Rodar o programa com

programa 2 > /dev/null

simplesmente descarta tudo que se escrever em stderr e é prática comum durante testes de programas, junto com usar assert() para mostrar mensagens dentro do programa. Ao invés de gravar em stdout se grava em stderr as mensagens de teste e basta compilar em modo release que os assert() ambém vão sumir e redirecionar stderr para /dev/null que as mensagens de teste também somem.

E Então você pode conviver por mais tempo com código de teste no meio do programa de produção.

Seu programa não está nada bom. Não sei se a plataforma vai entrar no mérito de como escreveu mas se acha que vão ler mesmo o código talvez devesse atentar para umas coisas que tem lá. Um grupo de revisão de código não deixaria passar e se os monitores fazem isso você pode perder nota. Se for importante escreva e eu te falo algumas coisas.

Exemplo: construções como essa são condenadas e proibidas em muitas empresas e escola desde os anos '80. Só não era proibido antes porque a linguagem demorou para evoluir:

int i, j;

for (i = 0; i < matriz->lista.quantidade; i++) {
        j = 0;

NUNCA se deixa variáveis com nomes ingenuos como i e j com escopo global para a função ou muito menos para o programa TODO, como as meigas aux e aux2 em seu programa

• um typedef em geral é conhecido por ter a primeira letra em maiúscula em C ou C++. É prática comum e esperada. Começar os typedef por "tipo" é verboso demais e seria condenado em qualquer comitê de revisão de código
  • TESTE o retorno de scanf(). Não tem sentido não testar

• typedefs como esse
    typedef struct tipolista {
        item sequencia[100];
        int quantidade;
    }tipolista;

não passariam. A estrutura pode muito bem ser anônima já que não há referências internas a ela mesma. Prefira o simples

typedef struct
{
    int  quantidade;
    Item sequencia[100];

}	Lista;

Como os IDE modernos em geral usam também cores veja como fica mais legível se usar a convenção popular e se separar uma linha em branco para destacar o nome do typedef:

image.png.908198474172fb570f89ecc952f944d9.png

E fica claro que Item e Lista são typedef e Lista contem Item. Claro, pode não concordar :) 

• main() deve ser a primeira função de seu programa, se possível em um arquivo separado

• isso aqui é um problema maior:

void criar_aresta(tipomatriz* matriz, int a, int b)
    {
        int x, y;
        x = a - 1;
        y = b - 1;
        matriz->adjacente[x][y] = 1;
        matriz->lista.sequencia[x].depende++;
        matriz->lista.sequencia[y].ajuda++;
    }

é uma consequência do que já expliquei mas entenda que main() começa assim em seu programa:

int main()
{
    int a, b, aux, aux2;
    tipomatriz* matriz = (tipomatriz*)malloc(sizeof(tipomatriz));

E então tem uma variável global com o nome de a e essa função tem um parâmetro chamado a que vai ocultar aquela variável global. Isso é um pesadelo em termos de manutenção e não passaria em lugar nenhum

• esse loop também não:
        for (aux = 0; aux < a; aux++) {
            aux2 = aux + 1;
            inserir(matriz, aux2);
        }

aux2 = aux + 1?  Sério? Use nomes mais expressivos

Sobre seu programa

printf("sizeof MATRIZ = %zdK Megabytes\n\n",
        sizeof(tipomatriz) / 1024 / 1024 );

em seu programa você veria que cada matriz tem nada menos que 381 megabytes. Pode ser que sua plataforma não permita tal uso e cancele seu programa...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!