Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Povo, olá, estou em processo de compra das peças do meu computador, mas ainda está difícil selecionar algumas peças, já que o preço está bem próximo, gostaria de saber qual vale mais a pena, o ryzen 5 5600x ou o 7 5800x, o meu uso se resume básicamente a jogos e programação básica, e estava pensando em também me arriscar futuramente em lives, desde já agradeço.

Postado
16 horas atrás, João Pajehu disse:

Povo, olá, estou em processo de compra das peças do meu computador, mas ainda está difícil selecionar algumas peças, já que o preço está bem próximo, gostaria de saber qual vale mais a pena, o ryzen 5 5600x ou o 7 5800x, o meu uso se resume básicamente a jogos e programação básica, e estava pensando em também me arriscar futuramente em lives, desde já agradeço.

Olá João.

O Ryzen 7 5800X você terá uma longevidade maior, ou seja, ficará mais tempo sem precisar trocar o processador. Outra vantagem dele seria para trabalhos em render, ele tem vantagem em relação ao 5600X por ter mais núcleos. Em relação à jogos e programação básica os dois são equivalentes. Outro ponto a levar em consideração já que você falou que pensa em fazer lives, o 5800X também é uma boa já que os processadores conseguem transmitir uma qualidade melhor para lives em relação às placas de vídeo mas é pouca coisa se você for usar uma placa de vídeo da Nvidia e usar o codec Nvenc New. Se você escolher o 5600X junto com uma placa de vídeo da Nvidia, já é suficiente para seus requisitos.

Se você optar pelo 5800X é ideal que você coloque um bom WaterCooler pois em algumas tarefas ele pode subir bastante as temperaturas, além do mais, o 5800X não vem com CoolerBox enquanto o 5600X vem com o Wraith Stealth.

Postado
1 hora atrás, João Pajehu disse:

Opa, me desculpe, acabei digitando errado, quis dizer o 5600x ou o 3800x, se puder me ajudar agradeço

A diferença entre esses dois está por uns 200 reais mais ou menos (pode ser até mais se pegar 'promoção')... Tanto pra jogar e pros seus trabalhos básicos de programação como você mencionou, o 5600X dá muito bem conta do recado, ele dará mais FPS que o 3800X é fato, mas você jogará competitivamente? Jogos do tipo CS GO, Valorant, Rainbow Six e afins?. Teria que ver o restante da sua configuração como ficará (modelos da placa de vídeo, placa-mãe, memórias, fonte, se você tem ou vai comprar algum monitor de 144 ou 240Hz)... Temos que ver esses outros componentes para encontrarmos o melhor 'equilíbrio'.

Postado

Por enquanto tenho 16gb de ram 2666mhz, mas se for necessário, futuramente eu troco, e tenho também um SSD de 512 GB m.2 nvme 3500 GB/s. Sobre a placa-mãe, está muito difícil achar uma que já venha com suporte pro 5600x com 4 slots de memória, e a placa de vídeo está com um preço absurdo, então por hora estou procurando alguma satisfatória, porém usada, mas a que viso mesmo é uma rtx, porém esperarei pra ver se caso os preços abaixem pelo menos um pouco.

Aproveitando a deixa, mesmo que não seja o tema do tópico, poderia me sugerir uma nova com as descrições acima, e que fonte seria suficiente pra suportar a configuração?

Postado
2 horas atrás, João Pajehu disse:

Por enquanto tenho 16gb de ram 2666mhz, mas se for necessário, futuramente eu troco, e tenho também um SSD de 512 GB m.2 nvme 3500 GB/s. Sobre a placa-mãe, está muito difícil achar uma que já venha com suporte pro 5600x com 4 slots de memória, e a placa de vídeo está com um preço absurdo, então por hora estou procurando alguma satisfatória, porém usada, mas a que viso mesmo é uma rtx, porém esperarei pra ver se caso os preços abaixem pelo menos um pouco.

Aproveitando a deixa, mesmo que não seja o tema do tópico, poderia me sugerir uma nova com as descrições acima, e que fonte seria suficiente pra suportar a configuração?

Esses 16GB são 2x8 ou 1x16? O ideal é que fossem 2x8 para fazer dual channel com isso já ganha um pouquinho mais de desempenho o que é crucial para os Ryzen.

Sobre placa-mãe, as B550, X570 suportam os Ryzen de 3ª geração.

Exemplos:

Asus TUF Gaming X570 Plus

Asus TUF Gaming B550 Plus

Sobre as placas de vídeo estão realmente com o preço elevadíssimo, quem tem dinheiro e que esse dinheiro não vá fazer falta depois, compre, pois a tendência por enquanto é piorar, falta de peças, pandemia e tudo mais.

A sugestão da placa de vídeo depende, se você vai jogar em Full HD, 2K, etc.... Pelo menos uma RTX 3060 Ti pra cima. Não recomendei uma AMD pois você tem um requisito de fazer lives e o codec da Nvidia para esse fim é superior ao da AMD.

Sobre fonte, uma de 550W é suficiente para esse setup, tem margem até pra colocar uma RTX 3070, busque boas marcas como: XPG, Corsair, CoolerMaster, SuperFlower....

Postado
Em 09/03/2021 às 19:37, João Pajehu disse:

gostaria de saber qual vale mais a pena, o ryzen 5 5600x ou o 7 5800x, o meu uso se resume básicamente a jogos e programação básica, e estava pensando em também me arriscar futuramente em lives, desde já agradeço.

5600X : Desempeno bruto em jogos e também ajuda e muito em trabalhos de multitarefas
3800X : Recomendado para uso profissional, possuindo um grande desempenho em jogos
No final das contas eles são quase iguais na maioria das aplicações, logo um 5600X seria ideal se seu foco for mais para jogos. Outra opção seria o 3700X, que custa menos que o 5600X e com desempenho similar ao 3800X.
Se estiver na dúvida ainda do que escolher, sugiro o 3700X/3800X mesmo.

Postado
12 horas atrás, hjunior17 disse:

Esses 16GB são 2x8 ou 1x16? O ideal é que fossem 2x8 para fazer dual channel com isso já ganha um pouquinho mais de desempenho o que é crucial para os Ryzen.

Sobre placa-mãe, as B550, X570 suportam os Ryzen de 3ª geração.

Exemplos:

Asus TUF Gaming X570 Plus

Asus TUF Gaming B550 Plus

Sobre as placas de vídeo estão realmente com o preço elevadíssimo, quem tem dinheiro e que esse dinheiro não vá fazer falta depois, compre, pois a tendência por enquanto é piorar, falta de peças, pandemia e tudo mais.

A sugestão da placa de vídeo depende, se você vai jogar em Full HD, 2K, etc.... Pelo menos uma RTX 3060 Ti pra cima. Não recomendei uma AMD pois você tem um requisito de fazer lives e o codec da Nvidia para esse fim é superior ao da AMD.

Sobre fonte, uma de 550W é suficiente para esse setup, tem margem até pra colocar uma RTX 3070, busque boas marcas como: XPG, Corsair, CoolerMaster, SuperFlower....

São 2x8 sim, e no tocante a fonte, essa 550W suportaria diante a watercooler, rgb's e afins? Desculpa se a pergunta parecer meio *****, sou bem leigo no assunto

@Lost Byte Entendi, então no caso tanto o 3800x quanto o 5600x irão suprir a minha demanda né? E obrigado pela recomendação.

Postado
6 horas atrás, João Pajehu disse:

São 2x8 sim, e no tocante a fonte, essa 550W suportaria diante a watercooler, rgb's e afins? Desculpa se a pergunta parecer meio *****, sou bem leigo no assunto

@Lost Byte Entendi, então no caso tanto o 3800x quanto o 5600x irão suprir a minha demanda né? E obrigado pela recomendação.

Sim, tranquilamente. Você tem que observar os preços, você pode encontrar fontes de 650 com preço até melhor que uma de 550W.

Se quiser, você pode fazer o cálculo da sua configuração nesse site: Power Supply Calculator

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!