Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu /home separado corrompe muitas vezes, e corrompeu feio uma hora sendo que desliguei normalmente

Mas o fsck resolve

Um dia eu ajudei um cara, que falou que o Grub não achava o arquivo /EFI/Windows/Boot/bootmgfw.efi, então deixei um arquivo com a copia de todo o bootloader do meu Windows(exceto o BCD) e ele até postou no canal dele a solução, e fez sucesso até, 1.000 visualizações(claro, pessoas que só querem ajuda e o canal não interessa, o canal não cresceu, só aquele vídeo), porém em outro dia o problema voltou, e não funcionava mais aquela solução

Achei estranho, como eu posso colocar um arquivo no lugar, e depois o grub fala que o arquivo não existe?

Então mandei um script para dar um diagnóstico do Boot, e ali eu vi o problema

Milhares de arquivos do FSCK e o arquivo nem estava corrompido, na verdade, ELE ESTAVA NO OUTRO BOOTLOADER, no /boot/efi/EFI/Ubuntu

Então foi simples, mandei outro script que formata a partição efi, e reinstala o Grub, e depois era só seguir a outra solução pra reinstalar o do Windows

E funcionou!

Mas COMO CONSEGUE CORROMPER A PARTIÇÃO UEFI?

Tenho dualboot, funciona de boa, e nunca ouvi falar de UEFI corrompendo

Então perguntei, desligou a força?

E ele falou que desligou normalmente

Por que isso acontece?, e tem alguma solução?

Postado

O seu problema é com o GRUB apresentando problemas devido aos problemas no disco? Você pode optar pelos alternativos como o systemd-boot que talvez ele se comporte melhor.

Agora:

1 hora atrás, Nome Criativo disse:

Mas o fsck resolve

Ele resolve até certo ponto, já tive um HDD que usei por mt tempo e uma vez ele parou e eu perdi tudo, gigas de projetos perdidos (felizmente eu tinha backup).

Recomendo usar o DisKMonitor ou o gnome-disk-utility para checar o SMART (Você também pode usar o smartctl para testar o disco direto pelo terminal)

Postado

@Nome Criativo Se não existem danos no disco e você confirmou isso com o smartctl então pode ser o GRUB apresentando problemas, não é incomum o GRUB apresentar problemas, você pode optar por um alternativo, segue: https://wiki.archlinux.org/index.php/Arch_boot_process#Feature_comparison

Mas é muito estranho o FSCK está rodando às vezes e o smartctl não ter informado nenhum problema, eu recomendo você testar dnv.

Eu já tive um HDD com problemas, quando o fsck rodava acontecia isso:

yVW7siR.png

E alguns arquivos iam parar na lost+found, ficando assim:

JUWAbgc.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!