Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux corrompe partições mesmo desligando corretamente


Nome Criativo

Posts recomendados

Meu /home separado corrompe muitas vezes, e corrompeu feio uma hora sendo que desliguei normalmente

Mas o fsck resolve

 

Um dia eu ajudei um cara, que falou que o Grub não achava o arquivo /EFI/Windows/Boot/bootmgfw.efi, então deixei um arquivo com a copia de todo o bootloader do meu Windows(exceto o BCD) e ele até postou no canal dele a solução, e fez sucesso até, 1.000 visualizações(claro, pessoas que só querem ajuda e o canal não interessa, o canal não cresceu, só aquele vídeo), porém em outro dia o problema voltou, e não funcionava mais aquela solução

 

Achei estranho, como eu posso colocar um arquivo no lugar, e depois o grub fala que o arquivo não existe?

Então mandei um script para dar um diagnóstico do Boot, e ali eu vi o problema

 

Milhares de arquivos do FSCK e o arquivo nem estava corrompido, na verdade, ELE ESTAVA NO OUTRO BOOTLOADER, no /boot/efi/EFI/Ubuntu

 

Então foi simples, mandei outro script que formata a partição efi, e reinstala o Grub, e depois era só seguir a outra solução pra reinstalar o do Windows

 

E funcionou!

 

 

Mas COMO CONSEGUE CORROMPER A PARTIÇÃO UEFI?

 

Tenho dualboot, funciona de boa, e nunca ouvi falar de UEFI corrompendo

 

Então perguntei, desligou a força?

E ele falou que desligou normalmente

 

Por que isso acontece?, e tem alguma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu problema é com o GRUB apresentando problemas devido aos problemas no disco? Você pode optar pelos alternativos como o systemd-boot que talvez ele se comporte melhor.

 

Agora:

1 hora atrás, Nome Criativo disse:

Mas o fsck resolve

 

Ele resolve até certo ponto, já tive um HDD que usei por mt tempo e uma vez ele parou e eu perdi tudo, gigas de projetos perdidos (felizmente eu tinha backup).
 

Recomendo usar o DisKMonitor ou o gnome-disk-utility para checar o SMART (Você também pode usar o smartctl para testar o disco direto pelo terminal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rui Guilherme o problema é que mesmo desligando corretamente, uma partição é corrompida

@Rui Guilherme e não há problema nos discos, saudável no S.M.A.RT e sem nenhum badblock

@Rui Guilherme na vez que minha /home separada corrompeu que nem ligava mais, no live cd o fsck mostrou vários problemas nos Inodes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nome Criativo Se não existem danos no disco e você confirmou isso com o smartctl então pode ser o GRUB apresentando problemas, não é incomum o GRUB apresentar problemas, você pode optar por um alternativo, segue: https://wiki.archlinux.org/index.php/Arch_boot_process#Feature_comparison

 

Mas é muito estranho o FSCK está rodando às vezes e o smartctl não ter informado nenhum problema, eu recomendo você testar dnv.

 

Eu já tive um HDD com problemas, quando o fsck rodava acontecia isso:

yVW7siR.png

 

E alguns arquivos iam parar na lost+found, ficando assim:

JUWAbgc.jpeg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!