Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, pessoal, acabei de montar a seguinte configuração:

Ryzen 7 5800X

ASUS X570 TUF GAMING/BR

RTX 3070

Fonte XPG Core Reactor 750w

2x8GB HyperX 3600MHz CL17

Cooler Gammaxx GT V2

Montei tudo e não deu vídeo. Troquei a fonte pela minha antiga Corsair TX 850w e deu vídeo. Consegui entrar na BIOS, vi o processador reconhecido, cheguei até a fazer o overclock na memória pra 3600MHz. A instalação do Windows deu erro (provavelmente na hora de passar a iso utilizando o Rufus), então deixei pra mexer no dia seguinte. Resultado: parou de dar vídeo com ambas as fontes. Testes já feitos:

• As duas fontes estão ok, testei as duas no PC antigo e está ligando e funcionando normal;
  • Não é a RTX 3070, pois coloquei minha antiga GTX 970 (que ainda funciona bem) e também não deu vídeo;
  • Não são as memórias RAM, pois já despejei 2 litros de limpa contato nelas, coloquei só um pente de cada vez, coloquei minhas antigas memórias de 1333MHz (que estão funcionando bem) e também nada de vídeo;
  • Não sei se é o processador, mas consegui enxergar ele na BIOS quando deu vídeo uma vez, então não deve ser;
  • Não sei se é a placa-mãe, mas como entrou na BIOS uma vez, talvez não seja.
  • Monitores funcionando perfeitamente, um por cabo HDMI e outro por DisplayPort;
  • Já tirei a bateria da placa-mãe por vários minutos e recoloquei, sem resultado;
  • Já desconectei tudo o que não é necessário (SSDs, HD, fans) e nada;

O que me intriga é eu ter conseguido apenas uma vez, depois nunca mais. Já tinha até condenado a fonte nova, pois deu vídeo na antiga. O que acham que pode ser? A placa tem entrada de speaker, seria bom comprar um separado?

Postado
6 minutos atrás, Anononon disse:

seria bom comprar um separado?

sim

já deu reset de bios?

7 minutos atrás, Anononon disse:

coloquei minhas antigas memórias de 1333MHz

isso é impossivel, 1333 é DDR3 e DDR3 é diferente de DDR4 fisicamente, não encaixa. 

Postado
11 minutos atrás, Yan_ disse:

já deu reset de bios?

Está falando de dar curto naqueles conectores CMOS? Se for isso, ainda não fiz, vou ver se faço hoje à noite.

11 minutos atrás, Yan_ disse:

isso é impossivel, 1333 é DDR3 e DDR3 é diferente de DDR4 fisicamente, não encaixa. 

Rapaz, devo ter me enganado então, mas parecia bem encaixado.

Postado
agora, Anononon disse:

Está falando de dar curto naqueles conectores CMOS? Se for isso, ainda não fiz, vou ver se faço hoje à noite

sim, ou tirar a bateria. Mas é bem mais eficiente no jumper

1 minuto atrás, Anononon disse:

Rapaz, devo ter me enganado então, mas parecia bem encaixado.

travou? As travas fecharam? Ela não é 2666? Pois o clock real é 1333, mas como é DDR ( double data rate ) você dobra, por exemplo uma memoria de 3600mhz opera a 1800mhz

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Yan_ disse:

sim, ou tirar a bateria. Mas é bem mais eficiente no jumper

A bateria já tirei e deixei por mais de 1h fora.

travou? As travas fecharam? Ela não é 2666? Pois o clock real é 1333, mas como é DDR ( double data rate ) você dobra, por exemplo uma memoria de 3600mhz opera a 1800mhz

Lembro de ter travado, mas posso estar maluco. Ela é 1600MHz, na verdade, mas é DDR3 mesmo, comprei em 2011 junto do i7 2600k.

Postado
9 minutos atrás, Anononon disse:

A bateria já tirei e deixei por mais de 1h fora.

faz pelo jumper, é chatinho de fazer pela bateria. 

Para fazer pelo jumper é assim:

desligue o computador, espere uns 2 minutos, pegue uma chave de metal e faca a ligacao dos pinos, ligue o computador, espere uns 20 segundos, desligue o computador ( não tire a chave até o computador desligar completamente )

9 minutos atrás, Anononon disse:

Lembro de ter travado, mas posso estar maluco. Ela é 1600MHz, na verdade, mas é DDR3 mesmo, comprei em 2011 junto do i7 2600k.

realmente é impossivel, aquele buraquinho no meio é diferente, nas DDR4 fica mais pro lado do que nas DDR3

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Yan_ disse:

faz pelo jumper, é chatinho de fazer pela bateria. 

Mas já não está feito? Não é só tirar e esperar? Supondo que não seja isso, o que você indicaria em seguida?

Postado
13 minutos atrás, Anononon disse:

Mas já não está feito? Não é só tirar e esperar? Supondo que não seja isso, o que você indicaria em seguida?

não, você tem que desconectar todos os cabos da fonte que ligam na placa-mãe e as vezes ficar pressionando o power switch para tirar toda a carga dos capacitores, se tem o jumper é porque é mais fácil usar ele

indico fazer pelo jumper, afinal o PC liga certo?

• Curtir 1
Postado

não, você tem que desconectar todos os cabos da fonte que ligam na placa-mãe, se tem o jumper é porque é mais fácil usar ele

indico fazer pelo jumper, afinal o PC liga certo?

Acho que fiz com os cabos ligados, vou refazer pelo método da bateria desligando tudo. Mas acho que não vai ser isso, dado o histórico dos erros (não da vídeo com fonte, troca a fonte e dá vídeo, depois para de dar vídeo). Sim, o PC liga, os fans rodam, os leds ligam.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...