Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, estava eu brincando aqui e decidi desmontar um pequeno controle remoto RF que funciona com bateria CR2032. A parte TX dele é formada por 2 transistores e aquela trilha-antena em forma de U, o alcance é muito bom mesmo estando a pilha com uns 2,8 volts

Daí resolvi pegar um 12f675 com um código transmissor 433 Mhz (mesma frequencia do controle remoto) e soldei sua saída na entrada do TX do controle remoto. Vi no datahseet do 12f675 que a tensão pode ir de 2 volts a 5.5 volts. Mas com menos que 3 volts não funcionou. Com 3 volts funciona beleza. Coloquei um diodo no pino 8 para o GND tentando com isso forçar um funcionamento e até que melhorou.

Fiz todos os testes a 50 cms de distância de um circuito RX que acende um led

Tem que settar alguma coisa no código do 12f675 para ele aceitar trabalhar com tensão baixa ?

Postado
52 minutos atrás, eletron1791 disse:

12f675 para ele aceitar trabalhar com tensão baixa ?

Não sei te explicar como você fara isso, mas para se trabalhar com tensão de alimentação mais baixa deve reduzir a frequência de operação.

Postado

nao tem que setar nada, precisa ver se o fuse de bronwout reset nao está ativado, que é o reset por tensão baixa, se estiver abaixo ele nao inicia, ou fica resetando hehe nao sei exatamente..

• Curtir 1
Postado
Em 01/04/2021 às 16:15, eletron1791 disse:

Com 3 volts funciona beleza. Coloquei um diodo no pino 8 para o GND tentando com isso forçar um funcionamento e até que melhorou.

@eletron1791

Oi:

Amigo, desculpe a minha ignorância mas, por que um diodo no pino 8 (VSS) do PIC 12F675 ajudaria ele a funcionar com baixa tensão?

Acho que faltei a essa aula...😪

• Haha 1
Postado

Grato a todos que colaboram

MCO não sei, rs, sem ele não funcionou, com ele funcionou, um palpite seria ter uma referência maior em relação ao GND e daí aceitar a tensão menor. Só palpite.

O clock é o interno de 4 Mhz.

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

Amigo, desculpe a minha ignorância mas, por que um diodo no pino 8 (VSS) do PIC 12F675 ajudaria ele a funcionar com baixa tensão?

Acho que faltei a essa aula...😪

Só diminuiu um pouco a tensão de alimentação, mas por outro lado o resto dos componentes estão ligados ao GND, e o diodo deveria atrapalhar inclusive a partida do oscilador de 4 Mhz ....

Realmente parece não ter nada a ver ...

Paulo

• Curtir 1
Postado
Em 05/04/2021 às 20:32, eletron1791 disse:

O clock é o interno de 4 Mhz.

Você desabilitou os fuse do primeiro comentário, que reseta o pic em tensões baixas ou não estabilizadas de "Brown-out" ?

Postado

Sim, este fuse está assim NOBROWNOUT

Talvez o que não funciona abaixo dos 3 volts no exemplo que eu dei é a etapa transmissora, vou tentar ligar fio a fio entre TX e RX e qualquer coisa darei seguimento a este post

Agradeço a quem colaborou

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!