Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente tive alguns problemas com uma placa-mãe: Uns três capacitores explodiram, mosfets danificados e pwms dando problema, inclusive ocasionando a queima do processador. Já na fonte um diodo zener queimado. Tudo indica que foi por causa de uma sobretensão que a fonte recebeu e por algum motivo não segurou e deixou passar para a placa-mãe. Enviei o pc a um técnico de confiança e ele consertou a fonte e a placa-mãe, no entanto, estou um pouco receoso de utilizar minha placa de vídeo dedicada nesses componentes já que não sei se um possível novo surto poderia destruir a GPU. Se alguém puder me ajudar com essa questão ficaria muito grato.

Fonte: Corsair CX600
placa-mãe: biostar g41d3c
 

Postado

olha

não sei dizer se pode ou não

então vou somente dar uma hipótese

acredito que sim

até porque o que controla a quantidade de energia da placa de vídeo é a placa-mãe

e se a placa-mãe endoidar de vez e começar a passar uma tensão absurda nos componentes a placa vai embora junto

mas é mais fácil isso acontecer com fonte explodindo ou estragando e junto dando uma sobrecarga nos componentes

então melhor você trocar a placa-mãe e a fonte

placa-mãe e fonte não se valem a pena arrumar

Postado

@Pepse sim sim, já até providenciei uma outra placa-mãe. Não estou me sentindo seguro em utilizar a placa-mãe que deu problema. Quanto a fonte eu até não tinha me preocupado em adquirir outra porque como o problema foi apenas em um diodo, não achei que fosse me dar dor de cabeça novamente. Conhece alguma fonte boa pra me indicar na faixa de 600w?

  • Curtir 1
Postado

tem muitas

mas as melhores são a XPG Core Reactor e Super Flower Leadex III definitivamente

elas são fontes parecidas

quase iguais

pegue a que estiver mais barata

recomendo a XPG pois tem garantia de até 10 freaking anos

Postado

@Leandro Lázaro sim, é possivel. A placa-mãe também alimenta a GPU com energia ( até 75W )

 

image.png.627fed616ebbbe599e7e50eb1db3fbf0.png

 

por exemplo a minha, está consumindo 73W no total

 

o PCI-E 6+2 que vem da fonte tá alimentando 33W, o slot PCI-E da placa-mãe tá alimentando 40W

 

 

  • Curtir 1
Postado

@Pepse Sim sim, já ouvi falar delas e são muito boas mesmo. O único problema pra mim é que eu não to podendo gastar muito haha. Tava procurando algo em torno de R$300 a no máximo R$500.

@Yan_ Pois é, eu já tinha chegado a pensar nisso, mas não tinha muita certeza. Enquanto minha placa-mãe pra substituir a atual não chega vou utilizar o vídeo integrado do processador mesmo.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...