Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pra vocês. Eu estou aprendendo a programar tem pouquíssimo tempo, e tenho que criar um programa (bem simples, no VisuAlg mesmo) pra definir a maior e a menor nota de uma quantidade de estudantes e atribuir os seus nomes no fim como "MelhorAluno" e "PiorAluno".
O problema é que sempre que executo o programa, ele me dá a menor nota sempre como "0", e não me mostra o nome do "PiorAluno" no fim.
Alguém poderia me informar/sugerir onde posso estar errando?

Vou inserir o que fiz até o momento:

algoritmo "Aluno"
var
   A, C : Inteiro
   N, MelhorAluno, PiorAluno: Caractere
   NOTA, maior, menor: Real
inicio
      Escreva ("Quantos alunos tem na turma? ")
      Leia (A)
      C <- 1
      Enquanto (C <= A) faca
               EscrevaL ("Aluno", C)
               Escreva ("Nome do aluno: ")
               Leia (N)
               Escreva ("Nota do aluno: ")
               Leia (NOTA)
               Se (NOTA > maior) então
                  maior <- NOTA
                  MelhorAluno <- N
               FimSe
               Se (NOTA < menor) então
                  menor <- NOTA
                  PiorAluno <- N
               FimSe
               C <- C + 1
      FimEnquanto
      EscrevaL ("O aluno com a maior nota foi ", MelhorAluno, " com aproveitamento de ", maior)
      EscrevaL ("O aluno com menor aproveitamento foi ", PiorAluno, " com nota ", menor)
fimalgoritmo

• Curtir 1
Postado

@devair1010  Muito obrigada pela sugestão
Não consegui resolver da forma como sugeriu, mas consegui declarando um valor para a variável antes de while, da seguinte forma:

C <- 1
	menor <- 100
    Enquanto (C <= A) faca

O programa estava apresentando um "erro" na leitura, e sempre me dava a menor nota como 0 (mesmo tendo inserido outro valor), pois "pulava" a parte em que eu solicitava para fazer o comparativo. Acontece que declarando um valor em " menor <- 100 " ele pôde comparar o menor número inserido e o programa funcionou perfeitamente.