Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica para Upgrade. Recomendações para placa-mãe


Posts recomendados

Prezados, bom dia.

 

Tenho um PC há um bom tempo e estou vendo a necessidade de fazer um upgrade.

Atualmente tenho um o5 4460, placa-mãe ASUS Z97M-Plus/BR, 16GB de RAM, uma GTX 1660 Super e uma fonte corsair TX750M.

 

Até então me atendeu super bem, mas em programas como Sketchup, Lumion e Revit está começando a me irritar no desempenho. Em jogos nem tanto pois não sou tanto exigente em gráficos, então acaba que roda legalzim.

 

Enfim, A questão é: Estou pensando em comprar ou um i5 10400f ou o i511400f e vi uma placa-mãe que me interessou (mais pela saída de som optical) que é a MSI MAG B460M Mortar. O que acham dessa placa? Teriam alguma outra pra me indicar? De preferência com saída de som optical.

 

Outra coisa é: Essa fonte eu tenho há uns anos, muito anos mesmo. Ela ainda me atenderia?

 

Última coisa: Memória RAM, vi que no i510400f o clock máximo é 2666 e o i511400f até 3200. O que manda no clock é apenas o processador ou a placa-mãe tb influencia nisso?

 

No mais é isso, i7 eu até que gostaria, mas está fora do meu orçamento. Se eu falei alguma bobagem me corrijam.

 

Agradeço cada resposta.

 

Cordialmente,

 

Pedro Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Pepe Paiva disse:

Enfim, A questão é: Estou pensando em comprar ou um i5 10400f ou o i511400f e vi uma placa-mãe que me interessou (mais pela saída de som optical) que é a MSI MAG B460M Mortar. O que acham dessa placa? Teriam alguma outra pra me indicar? De preferência com saída de som optical.

10ª geração de Intel para jogos é razoável, para produtividade nem tanto. 11ª geração é classificada como "desperdício de silício", pois além de ter tido ganhos mínimos ou nulos em relação à 10ª, ainda apresenta thermals e consumo piores.

Se seu foco é produtividade eu recomendo AMD. Seja com o Ryzen 5 3600 ou com Ryzen 5 5600. Dependendo do seu orçamento também tem outras opções boas como o 3700X que está com preço melhor que o 5600X hoje e desempenho similar.

 

38 minutos atrás, Pepe Paiva disse:

Outra coisa é: Essa fonte eu tenho há uns anos, muito anos mesmo. Ela ainda me atenderia?

Essa linha da Corsair tem garantia estendida por ser feita para durar. Geralmente só precisa ser substituída depois de 10 anos ou mais.

 

39 minutos atrás, Pepe Paiva disse:

Última coisa: Memória RAM, vi que no i510400f o clock máximo é 2666 e o i511400f até 3200. O que manda no clock é apenas o processador ou a placa-mãe tb influencia nisso?

Ambos influenciam. 

 

No geral, se seu foco for jogos o 10400F vai te satisfazer bem, mas se for produtividade recomendo o Ryzen, até por que tem muito mais opções de upgrade com AM4 hoje com a linha de 5ª inteira disponível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

pois além de ter tido ganhos mínimos ou nulos em relação à 10ª, ainda apresenta thermals e consumo piores.

não é bem assim, o 11400F teve um salto gigante de multi thread em relação ao 10400F, tanto que fica no mesmo nível do 3600

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se optar por Intel, pegue uma B460 da Asus, MSI ou Gigabyte, com 4 slots de memória e dissipador no chipset. Não precisa gastar muito em MB a menos que você precise de um recurso especial ou pretenda fazer OC.

 

Para AMD uma A520M DS3H (R$ 500 reais em média) já bastaria, liberando uma grana boa para caprichar mais na CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

10ª geração de Intel para jogos é razoável, para produtividade nem tanto. 11ª geração é classificada como "desperdício de silício", pois além de ter tido ganhos mínimos ou nulos em relação à 10ª, ainda apresenta thermals e consumo piores.

Se seu foco é produtividade eu recomendo AMD. Seja com o Ryzen 5 3600 ou com Ryzen 5 5600. Dependendo do seu orçamento também tem outras opções boas como o 3700X que está com preço melhor que o 5600X hoje e desempenho similar.

 

Essa linha da Corsair tem garantia estendida por ser feita para durar. Geralmente só precisa ser substituída depois de 10 anos ou mais.

 

Ambos influenciam. 

 

No geral, se seu foco for jogos o 10400F vai te satisfazer bem, mas se for produtividade recomendo o Ryzen, até por que tem muito mais opções de upgrade com AM4 hoje com a linha de 5ª inteira disponível.

Entendi, mas não sou adepto aos AMD, ainda, sempre utilizei Intel. É algo arcaico esse pensamento, eu sei, mas acho que continuarei na opção de Intel. A questão é a placa-mãe que estou interessado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ O 11400F especificamente tem seus prós e contras. Deixo a conclusão do review aqui para apreciação:

 

PROS:

Outstanding price/performance with power limit unlocked

Highly affordable 6c/12t option

Huge gains in low-threaded applications

Very competitively priced

Gaming performance "good enough"

PCI-Express 4.0

Compatible with existing Z490 motherboards

CPU cooler included

Support for AVX-512 and DLBoost

 

CONTRAS:

Worse energy efficiency than previous generation

High power consumption when unlocked

Lots of heat once power limit is unlocked

Multiplier locked

BCLK overclocking intentionally limited

Lacks Boost 3.0, Thermal Velocity Boost, and Adaptive Boost

Only minimal software support for AVX-512 and DLBoost

Gear 1 memory mode unable to run modern memory speeds

Many BIOS bugs

Only one PCIe 4.0 M.2 slot, other M.2 slots are PCIe 3.0

No integrated graphics

 

https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i5-11400f/24.html

 

Acho que o grande positivo dele é estar com preço bom no mercado Brasileiro, mas eu ainda iria de 10ª geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Worse energy efficiency than previous generation

High power consumption when unlocked

Lots of heat once power limit is unlocked

não me surpreendo, coisa de intel, i5 puxando 100W haha

 

@Pepe Paiva pra não perder o foco, para um i5 11400F você pode usar uma B560 como essa, pro i5 10400F pode usar uma H410, embora não recomendo pela falta de recursos, inclusive em alguns modelos até mesmo sem M.2, logo eu iria numa B460 como essa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

@Yan_ Por essas e outras que eu indico AMD. MB de 1.2k? Compra uma B450 ou A520 basiconas e sobe a CPU. Tá doido...

"basiconas" né kkkk, nem tão basica mas uma a520 aorus elite ta 700 pila, e b450 Tuf gaming esta 800 reais, otimas placas bem mais barato, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGr disse:

"basiconas" né kkkk, nem tão basica mas uma a520 aorus elite ta 700 pila, e b450 Tuf gaming esta 800 reais, otimas placas bem mais barato, 

placa-mãe Gigabyte B550M DS3H AM4 DDR4 M-ATX - R$ 849,10

placa-mãe Asus TUF GAMING B450M-PLUS II, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4, 90MB1620-M0EAY0 - R$ 855,90

 

Chateei quando fui pesquisar A520M DS3H. Comprei semana passada por 549 reais salvo engano, subir tanto de uma vez nunca é legal. A escassez me mata de raiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Acho que o grande positivo dele é estar com preço bom no mercado Brasileiro, mas eu ainda iria de 10ª geração.

Vamos devagar. tenho até 2100 reais pra processador e placa-mãe. Com esse valor me decidi por uma placa-mãe de 900 reais e processador de até 1200 reais. Então optei pelo 10400f ou 11400f. Se, por acaso, vocês me indicarem uma alternativa AMD, que tenha o mesmo desempenho ou maior e que esteja nessa faixa de preço eu penso em ir pro outro lado.

Só fazendo um adendo: Eu custo a fazer upgrade, custo mesmo, meu i5 4460 que o diga. E não faço over. Quero equip pra durar. Tenho uma ótima manutenção e cuidado com meu equipamento. E teve um aspecto que acho que vcs deixaram de lado, a questão da saída de som optical. Tenho um dvd receiver e gostaria de ligá-lo por essa saída, atualmente utilizo ele stereo e gostaria de utilizar 5.1. Outra questão, será que vale a pena?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGrMas enfim, no final se for comparar dá tudo igual, um tem CPU mais caro e MB mais barata (apesar de terem mais recursos geralmente) e no outro é mais barato, sem OC, MBs caras. Meh.... Cada um escolhe com o coração nessa hora, kkkkk

 

1 minuto atrás, Pepe Paiva disse:

Vamos devagar. tenho até 2100 reais pra processador e placa-mãe. Com esse valor me decidi por uma placa-mãe de 900 reais e processador de até 1200 reais. Então optei pelo 10400f ou 11400f. Se, por acaso, vocês me indicarem uma alternativa AMD, que tenha o mesmo desempenho ou maior e que esteja nessa faixa de preço eu penso em ir pro outro lado.

E pra RAM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

placa-mãe Gigabyte B550M DS3H AM4 DDR4 M-ATX - R$ 849,10

placa-mãe Asus TUF GAMING B450M-PLUS II, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4, 90MB1620-M0EAY0 - R$ 855,90

 

Chateei quando fui pesquisar A520M DS3H. Comprei semana passada por 549 reais salvo engano, subir tanto de uma vez nunca é legal. A escassez me mata de raiva.

arrmairaa, ta ***** eu montei um setup pra um amigo a uns 4 ou 5 dias ele ja subiu cerca de 200 a 250 reais as peças isso é uma merd

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pepe Paiva disse:

Só fazendo um adendo: Eu custo a fazer upgrade, custo mesmo, meu i5 4460 que o diga. E não faço over. Quero equip pra durar. Tenho uma ótima manutenção e cuidado com meu equipamento. E teve um aspecto que acho que vcs deixaram de lado, a questão da saída de som optical. Tenho um dvd receiver e gostaria de ligá-lo por essa saída, atualmente utilizo ele stereo e gostaria de utilizar 5.1. Outra questão, será que vale a pena?

Complicou. Faz tempo que não vejo optical em MBs de entrada... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Pepe Paiva disse:

Vamos devagar. tenho até 2100 reais pra processador e placa-mãe. Com esse valor me decidi por uma placa-mãe de 900 reais e processador de até 1200 reais. Então optei pelo 10400f ou 11400f. Se, por acaso, vocês me indicarem uma alternativa AMD, que tenha o mesmo desempenho ou maior e que esteja nessa faixa de preço eu penso em ir pro outro lado.

seria um 3600 com uma b450 de boa qualidade, voce esta focando em multi-threads, se sim AMD é melhor, e levemente melhor do que o 11400f, na verdade mesmo patamar, em  jogos o 3600 fica atrás do 10400f, 11400f, mais ainda sium é um baita CPU amigo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Yan_ disse:

@Pepe Paiva esquece o i5 11400F então, intel cortou de proposito a compatibilidade com as B460 e H410 ( como sempre )

é serio isso,????????, caraca que odio jurava que dava pra por, mas não me surprieende é intel né, se bem que a AMD ao meu ver esta muito sacana em alguns pontos

2 minutos atrás, GuilhermeGr disse:

uma tuf deve ter não, é uma intermediaria, apesar de não estar com preço camarada

a minha tuf tem, mas ja subiu o preço desde que peguei

não tem na b460 porr@

3 minutos atrás, Yan_ disse:

o 10400F é um bom custo/benefício, mas o multi thread dele é meio sofrível

não que seja horrivel mas não é dos melhores, a geração anterior da AMD ja da um pau, nem precisa mencionar os ryzen 5000

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Pepe Paiva disse:

Placa-Mãe MSI MAG B460M Mortar, Intel LGA 1200, mATX

cara, adorei essa placa

construção muito bonita, boa, apesar de ser uma placa-mãe intermediária.

 

Inclusive o espelho vir direto na placa-mãe, o que já deveria ser padrão, mas enfim.

 

o i5 10400F - aqui

a placa-mãe - aqui

RAM 2x8 - aqui ( compre duas )

se não der, pegue 1 RAM e depois pegue a segunda

 

se bem entendi, 2100 é pro CPU e pra placa-mãe e as RAMs é separado, certo? Se não for, infelizmente não há muito o que fazer a não ser pegar uma H410 como essa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!