Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VisualG Precisando que alguém mostre se está certo


Posts recomendados

Gente, vocês poderiam me ajudar com essa questão? Eu já fiz, porém não existe um gabarito mostrando se está correto e tenho minhas dúvidas.

A questão:

 

87) Crie um programa que melhore o procedimento Gerador() da questão anterior para que mostre uma mensagem personalizada, passada como parâmetro.

Ex: Ao chamar Gerador("Aprendendo Portugol") aparece:

+-------=======------+

Aprendendo Portugol

+-------=======------+

 

A questão anterior para se ter uma base:

86) Crie um programa que tenha um procedimento Gerador() que, quando chamado, mostre a mensagem "Olá, Mundo!" com algum componente visual (linhas)

Ex: Ao chamar Gerador() aparece:

+-------=======------+

Olá, Mundo!

+-------=======------+

 

Como montei: 

Algoritmo "semnome"
procedimento gerador (x: caractere)
var 
inicio
   Escreval ("Aprendendo Portugol")
FimProcedimento
inicio
   Escreval (++++++++++++++++++)
   gerador (Aprendendo Portugol)
   Escreval (++++++++++++++++++)
FimAlgoritmo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Thamires Gonzaga Torquato disse:

[...] Eu já fiz, porém não existe um gabarito mostrando se está correto e tenho minhas dúvidas.

A questão:

 

Uma forma de testar seria executando o código. Pressionar F9 no VisualG e veja o que ocorre.

 

 

 

Para resolver um problema, você precisa primeiro entender qual é o problema. Não se engane: isso não é óbvio! Isso corre mais do que imaginamos... Mas enfim... 

 

O quê que o enunciado pede:

 

1 hora atrás, Thamires Gonzaga Torquato disse:

87) Crie um programa que melhore o procedimento Gerador() da questão anterior para que mostre uma mensagem personalizada, passada como parâmetro.

Ex: Ao chamar Gerador("Aprendendo Portugol") aparece:

+-------=======------+

Aprendendo Portugol

+-------=======------+

 

O que você entendeu do que é para ser feito? Então, ele quer que o "conteúdo do que foi passado pelo parâmetro seja adicionado ao texto que vai aparecer na tela", ou seja: você precisaria utilizar a variável que está no parâmetro da função. Se ele passar "Bora Bahea", teria que aparecer:

 

+-------=======------+
Bora Bahea
+-------=======------+

 

Entendeu?

 

Daí, como faço isso? já seria outra coisa... mas o importante, antes de tudo, é saber o que deveria ser feito...

 

 

Vamos voltar para o primeiro exercício:

 

1 hora atrás, Thamires Gonzaga Torquato disse:

86) Crie um programa que tenha um procedimento Gerador() que, quando chamado, mostre a mensagem "Olá, Mundo!" com algum componente visual (linhas)

Ex: Ao chamar Gerador() aparece:

+-------=======------+

Olá, Mundo!

+-------=======------+

 

O que ele quer? Quer simplesmente exibir 3 linhas de texto. Poderia ser algo assim:

 

algoritmo "Exercício 86"

procedimento Gerador ()
inicio
   escreval("+-------=======------+")
   escreval(" Olá, Mundo!          ")
   escreval("+-------=======------+")
fimProcedimento

inicio
   Gerador()
fimAlgoritmo

 

Veja que todo o texto está dentro da função.. pelo código que você alterou, está colocando no "programa principal", o que estaria em inconformidade.

 

Observe também o nome do procedimento ("inicial em maiúsculo") e os "traços" (estão escrito exatamente como no enunciado... por sinal eu copiei diretamente e colei no código), ou seja: o "problema pede algo de uma forma e tentamos fazer exatamente o que foi pedido". Podemos chamar isso de "seguir os requisitos do enunciado". É obrigatório seguir tudo exatamente nos mínimos detalhes? De um certo modo SIM, mas existe sempre uma flexibilidade... o mais importante que pelo menos não fuja muito... vale o bom senso.  

 

 

Certo,  agora a segunda questão... Ele quer apenas que use uma variável para o texto do meio. Só alterar o texto do meio para usar uma variável. Algo assim:

 

algoritmo "Exercício 86"

procedimento Gerador (texto: caractere)
inicio
   escreval("+-------=======------+")
   escreval(texto)
   escreval("+-------=======------+")
fimProcedimento

inicio
   Gerador("Aprendendo Portugol")
fimAlgoritmo

 

Observe que, inclusive, o que vai fazer depende do que foi elaborado no exercício anterior... mas basicamente "recebi um conjunto de caracteres na variável do parâmetro e usei essa variável para escrever na tela". Seria isso. (Pelo menos entendi assim.)

 

É para isso que serviria a variável ali no parâmetro... desta forma, o procedimento sempre vai exibir o que passou... não vai mais ficar fixo. Exemplo:

 

image.png


Ficou com erro ali no verbo, rs. Vai assim mesmo.

 

ADENDO: para o segundo exercício seria "Exercício 87" ali no título, e não "86".

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!