Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente, vocês poderiam me ajudar com essa questão? Eu já fiz, porém não existe um gabarito mostrando se está correto e tenho minhas dúvidas.

A questão:

87) Crie um programa que melhore o procedimento Gerador() da questão anterior para que mostre uma mensagem personalizada, passada como parâmetro.

Ex: Ao chamar Gerador("Aprendendo Portugol") aparece:

+-------=======------+

Aprendendo Portugol

+-------=======------+

A questão anterior para se ter uma base:

86) Crie um programa que tenha um procedimento Gerador() que, quando chamado, mostre a mensagem "Olá, Mundo!" com algum componente visual (linhas)

Ex: Ao chamar Gerador() aparece:

+-------=======------+

Olá, Mundo!

+-------=======------+

Como montei: 

Algoritmo "semnome"
procedimento gerador (x: caractere)
var 
inicio
   Escreval ("Aprendendo Portugol")
FimProcedimento
inicio
   Escreval (++++++++++++++++++)
   gerador (Aprendendo Portugol)
   Escreval (++++++++++++++++++)
FimAlgoritmo

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Thamires Gonzaga Torquato disse:

[...] Eu já fiz, porém não existe um gabarito mostrando se está correto e tenho minhas dúvidas.

A questão:

Uma forma de testar seria executando o código. Pressionar F9 no VisualG e veja o que ocorre.

Para resolver um problema, você precisa primeiro entender qual é o problema. Não se engane: isso não é óbvio! Isso corre mais do que imaginamos... Mas enfim... 

O quê que o enunciado pede:

87) Crie um programa que melhore o procedimento Gerador() da questão anterior para que mostre uma mensagem personalizada, passada como parâmetro.

Ex: Ao chamar Gerador("Aprendendo Portugol") aparece:

+-------=======------+

Aprendendo Portugol

+-------=======------+

O que você entendeu do que é para ser feito? Então, ele quer que o "conteúdo do que foi passado pelo parâmetro seja adicionado ao texto que vai aparecer na tela", ou seja: você precisaria utilizar a variável que está no parâmetro da função. Se ele passar "Bora Bahea", teria que aparecer:

+-------=======------+
Bora Bahea
+-------=======------+

Entendeu?

Daí, como faço isso? já seria outra coisa... mas o importante, antes de tudo, é saber o que deveria ser feito...

Vamos voltar para o primeiro exercício:

86) Crie um programa que tenha um procedimento Gerador() que, quando chamado, mostre a mensagem "Olá, Mundo!" com algum componente visual (linhas)

Ex: Ao chamar Gerador() aparece:

+-------=======------+

Olá, Mundo!

+-------=======------+

O que ele quer? Quer simplesmente exibir 3 linhas de texto. Poderia ser algo assim:

algoritmo "Exercício 86"

procedimento Gerador ()
inicio
   escreval("+-------=======------+")
   escreval(" Olá, Mundo!          ")
fimProcedimento

inicio
   Gerador()
fimAlgoritmo

Veja que todo o texto está dentro da função.. pelo código que você alterou, está colocando no "programa principal", o que estaria em inconformidade.

Observe também o nome do procedimento ("inicial em maiúsculo") e os "traços" (estão escrito exatamente como no enunciado... por sinal eu copiei diretamente e colei no código), ou seja: o "problema pede algo de uma forma e tentamos fazer exatamente o que foi pedido". Podemos chamar isso de "seguir os requisitos do enunciado". É obrigatório seguir tudo exatamente nos mínimos detalhes? De um certo modo SIM, mas existe sempre uma flexibilidade... o mais importante que pelo menos não fuja muito... vale o bom senso.  

Certo,  agora a segunda questão... Ele quer apenas que use uma variável para o texto do meio. Só alterar o texto do meio para usar uma variável. Algo assim:

algoritmo "Exercício 86"

procedimento Gerador (texto: caractere)
inicio
   escreval(texto)
fimProcedimento

inicio
   Gerador("Aprendendo Portugol")
fimAlgoritmo

Observe que, inclusive, o que vai fazer depende do que foi elaborado no exercício anterior... mas basicamente "recebi um conjunto de caracteres na variável do parâmetro e usei essa variável para escrever na tela". Seria isso. (Pelo menos entendi assim.)

É para isso que serviria a variável ali no parâmetro... desta forma, o procedimento sempre vai exibir o que passou... não vai mais ficar fixo. Exemplo:

image.png

Ficou com erro ali no verbo, rs. Vai assim mesmo.

ADENDO: para o segundo exercício seria "Exercício 87" ali no título, e não "86".

• Amei 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...