Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, monitorando a temperatura de meu Intel Core i7-8565U do meu notebook Dell Inspiron i15-3583-30P, verifiquei picos acima de 80°C e temperaturas típicas entre 30 a 40°C. Pelo que entendo de transferência de calor, esses picos seguidos de redução instantânea não representam verdadeiramente a temperatura do componente, já que, normalmente, as temperaturas sobem gradualmente e também levam tempo para reduzir. Portanto, esses picos, na minha opinião, são fruto de alguma interferência no sensor de temperatura e a real temperatura do sistema, conforme o gráfico abaixo, fica em torno de 30 a 40°C. Verifiquei no forum que muitos usuários relatam o mesmo comportamento.

1622569968_temperaturaInspiron3583-100.JPG.b1faa2aaf428a0f2fb2f3bff83ed55e3.JPG

Continuando o mapeamento do problema, desativei o Turbo Boost do processador, e esses picos de temperatura diminuíram pronunciadamente. A amplitude do pico que era de mais de 50°C com o Turbo Boost ativado, passou para algo em torno de 5°C, com ele desativado, como pode-se observar na figura abaixo.

1960861859_temperaturaInspiron3583-100-TBdesativado.JPG.e1f43efbdddb2a88bce1e10b4bc052dd.JPG

Portanto, está evidente que a causa desses picos é o Turbo Boost, ou seja, quando a utilização do processador chega a 100%, ele automaticamente eleva a frequência de operação por um período curto de tempo e depois volta à frequência normal. Partindo dessa premissa, a minha dúvida sobre a interferência, possivelmente por radiofrequência, devido à variação abrupta na frequência de operação, podendo gerar ruídos nos sensores de temperatura dos núcleos, fica ainda mais forte.

Resumindo, temos duas hipóteses:

Hipótese 1: Interferência nos sensores de temperatura causada pelo Turbo Boost.

Nesse caso, temos picos térmicos falsos, o que é menos crítico e não causaria grandes problemas ao CPU, somente assustando os usuários.

Hipótese 2: Os picos de temperatura são reais.

Nesse caso, temos choques térmicos a todo momento, nos quais o núcleo do processador experimenta variações de mais de 50°C (para cima e para baixo) em um intervalo de tempo curtíssimo. Tal variação certamente irá sujeitar o semicondutor a um ciclo de fadiga térmica intenso, bem como todos os circuitos e soldas existentes no processador. Ou seja, a vida útil do processador irá diminuir pronunciadamente com o turbo boost ativado.

Com base nessa análise, gostaria de consultar a opinião de vocês sobre isso. Já verifiquei se há algum material disponibilizado pela Intel sobre o assunto, mas não encontrei.

Obrigado e fico no aguardo de comentários.

Postado

Se muitos relatam o mesmo comportando simplesmente aceite, notebook é operável até 90c

Postado
2 minutos atrás, Nicolau Castro disse:

@Fuzion200 Sim, 90°C em temperaturas relativamente constantes. A maior preocupação é o choque térmico, não somente a temperatura.

Não, temperaturas altas desse jeito somente quando o processador está sendo muito utilizado, ao ser pouco utilizado o ideal é ficar baixa assim mesmo.

Postado

@Fuzion200 O que quis dizer é que o choque térmico com amplitude de 50°C ocorrendo a todo momento (aquecimento e resfriamento) é péssimo para qualquer componente. Gera fadiga térmica. Essa é a preocupação. Como você deve saber, uma lâmpada de filamento dura mais se ficar ligada sempre, se comparada com uma lâmpada que fica sendo ligada e desligada a todo momento. Isso é inerente a qualquer material, inclusive os semicondutores e circuitos eletrônicos. A fadiga térmica é uma das principais causadoras de falhas em componentes. Sou professor de engenharia de materiais e estudo esse tipo de fenômeno, portanto é uma preocupação real, se esses picos forem verdadeiros e não ruídos de interferências.

Postado
agora, Nicolau Castro disse:

@Fuzion200 O que quis dizer é que o choque térmico com amplitude de 50°C ocorrendo a todo momento (aquecimento e resfriamento) é péssimo para qualquer componente. Gera fadiga térmica. Essa é a preocupação. Como você deve saber, uma lâmpada de filamento dura mais se ficar ligada sempre, se comparada com uma lâmpada que fica sendo ligada e desligada a todo momento. Isso é inerente a qualquer material, inclusive os semicondutores e circuitos eletrônicos. A fadiga térmica é uma das principais causadoras de falhas em componentes. Sou professor de engenharia de materiais e estudo esse tipo de fenômeno, portanto é uma preocupação real, se esses picos forem verdadeiros e não ruídos de interferências.

Isso é meio óbvio, porém não tem o que fazer sobre isso, as temperaturas não são falsas, o melhor que você pode fazer é undervolt ou usar o modo de economia de energia do windows

Postado

@Fuzion200 Creio que não. Acho que a melhor opção é desativar o turbo boost, como eu fiz, diretamente na BIOS. E também não estou certo se não é um tipo de interferência, causada pela variação brusca de frequência. Já vi alguns casos de ruídos em termopares causados por esse tipo de fenômeno. A variação da temperatura é muito rápida para ser real, como pode ser visto no formato dos picos da primeira imagem que postei. Principalmente a queda rápida após o aquecimento me leva a essa dúvida. Em geral, o sistema leva mais tempo para dissipar o calor, não é algo tão instantâneo como visto. Mas, como disse, não tenho certeza. Mas manterei o turbo boost desativado até ter certeza se é seguro.

Postado
1 minuto atrás, Nicolau Castro disse:

@Fuzion200 Creio que não. Acho que a melhor opção é desativar o turbo boost, como eu fiz, diretamente na BIOS. E também não estou certo se não é um tipo de interferência, causada pela variação brusca de frequência. Já vi alguns casos de ruídos em termopares causados por esse tipo de fenômeno. A variação da temperatura é muito rápida para ser real, como pode ser visto no formato dos picos da primeira imagem que postei. Principalmente a queda rápida após o aquecimento me leva a essa dúvida. Em geral, o sistema leva mais tempo para dissipar o calor, não é algo tão instantâneo como visto. Mas, como disse, não tenho certeza. Mas manterei o turbo boost desativado até ter certeza se é seguro.

Se as fans estiverem em alta rotaçao nesses picos quando a CPU voltar ao consumo minimo a queda de temperatura é praticamente instantânea mesmo.

Minha antiga rx 480 por exemplo, esquentava muito em estresse, batendo entre 70-75c ao fechar o programa no mesmo momento já dropava pra casa dos 55-60c

Postado

Em contrapartida minha atual GTX 1060 demora bastante pra aquecer mesmo em estresse máximo, utilizando todo o TDP

ela começa o teste em 40c e aos poucos vai subindo até ficar entre 60-65

Postado
1 minuto atrás, Nicolau Castro disse:

@Fuzion200 Sim, esse comportamento que você descreveu é o normal. Nunca vi variações com taxas de resfriamento e aquecimento tão altas como nesse i7. Por isso que desconfio de ruído devido a interferência.

Relendo seu post faz sentido, o turbo boost desse processador é muito alto?

Postado

@Fuzion200Sim a frequência passa de 2 para 4.6GHz quando ativa o turbo boost. 

Obrigado por contribuir com a discussão. Vamos ver se outros usuários tem outras informações que me ajude a entender melhor esse comportamento.

• 4 meses depois...
Postado

Opa @Nicolau Castro , tenho um Dell G3 3579 com um i7 8750H e presencio o mesmo problema, temperatura está em 40, 45 graus e ocorre picos até 95, 100 graus. Eu usava um undervolt pelo sistema ridículo de refrigeração desses notebooks da dell, entretanto, esses dias ele atualizou automaticamente a BIOS e o Intel ME Firmware, bloqueando meu undervolt e apresentando esse comportamento bizarro no processador. Tu chegou em alguma solução para o seu problema, além de desativar o turbo? Meu notebook saiu de garantia a 1 ano, mas acredito que isso seja algum problema no chip da intel, placa da dell, alguma coisa. Meu notebook por mais que tenha uns 2 anos e meio, ele é usado só quando saio na rua, está visualmente intacto, saúde da bateria em 98%, não era pra ta aparecendo esse problema por tempo de uso ou mal uso.

Postado

@Felipe Lunardelli, eu resolvi o problema. Depois da última atualização da BIOS e trocando a pasta térmica do dissipador está bem aceitável. Habilitei novamente o turbo boost e não estou mais com aquele comportamento estranho. Abaixo segue um gráfico térmico com o notebook em stress test pelo CPU-Z, com comportamento normal. Utilizei pasta térmica de metal líquido LT100. Apelei com essa pasta, pois se não resolvesse com ela, não teria  mais nada efetivo para fazer no notebook.

temp.JPG

@Felipe Lunardelli, mais um detalhe. A pasta térmica resseca mesmo sem uso. Então pode ser que esteja na hora de trocar a sua. O meu, com 1 ano de uso já estava com aquele comportamento. Depois da troca pela LT-100, aparentemente resolveu e o desempenho do note melhorou, além de ter ficado muito mais silencioso, com a ventoinha em velocidade mais baixa em condições normais de uso.

• Curtir 1
Postado

@Nicolau Castro vou atualizar aqui a BIOS para ver, troquei a pasta térmica faz pouco tempo, coloquei uma arctic mx-4.
o que estranho é que só de ligar ele fica com picos e a ventoinha em 100%, até mesmo na tela da BIOS ele fica com a ventinha a 100%.

de tanto que me estressei com esse note, to quase vendendo mais barato, avisando desse problema e comprando algo mais normal, sem gpu dedicada

obrigado pela resposta

• 5 meses depois...
Postado

O meu aqui fica o dia todo de 60º a 100º que é o TjMax, não tem o que fazer o Turbo Boost entra automático, e tem horas que mesmo sem uso o bicho tá fritando 100º...como o note é da empresa eu abri um chamado explicando e KGAY... 

Postado
1 hora atrás, zickanalista disse:

O meu aqui fica o dia todo de 60º a 100º que é o TjMax, não tem o que fazer o Turbo Boost entra automático, e tem horas que mesmo sem uso o bicho tá fritando 100º...como o note é da empresa eu abri um chamado explicando e KGAY... 

Você pode desabilitar o turbo boost na BIOS. Eu fiz isso antes de trocar a pasta térmica e funcionou. Depois que utilizei a LT100 (liquid metal), habilitei novamente o turbo boost e mesmo assim a temperatura fica em torno de 55°C. Mas como o seu note é da empresa, melhor abrir um chamado mesmo.

Postado
39 minutos atrás, Nicolau Castro disse:

Você pode desabilitar o turbo boost na BIOS. Eu fiz isso antes de trocar a pasta térmica e funcionou. Depois que utilizei a LT100 (liquid metal), habilitei novamente o turbo boost e mesmo assim a temperatura fica em torno de 55°C. Mas como o seu note é da empresa, melhor abrir um chamado mesmo.

Eu cheguei a limitar o processador a tipo 2.0mhz (via software) ai a temperatura estaciona em 60-70, mas a performance cai tb né, e eu tinha quase certeza que era a pasta térmica, agora que você falou matou, só não mando pros caras arrumar porque vou perder todos programas instalados.

• 2 anos depois...
Postado

tenho um dell Inspiron 15 com i7-8565u, é ridiculo que para usar com o maximo de 70c eu tenha que baixar a velocidade do cpu para 50% e desligar o turbo. ja fiz de tudo que foi dito pela internet e nada. o tempo passa e as mascaras caem. a dell manda um notebook com configurações na placa-mãe a fim de mostrar grandes performances mas que degradam o processador. para não perder o processador (que não aguenta o que te iludem a acreditar) voce tem que mexer na BIOS perdendo drasticamente a performance supostamente incrivel da intel (ou programas de terceiros). a propria intel se pronunciou agora recente falando exatamente sobre configs de placas-mãe que utilizam a capacidade dos cpus da intel ( que sao destravados para ). segundo a intel a culpa eh das placas mae. mas a placa-mãe não esta explorando o que a intel supostamente alega ter de vantagem? a batalha no mercado sobre o assunto e os i9 é uma piada, um desrespeito ao consumidor descaradamente. não pretendo ter mais notebooks dell (ja era meu 3o) e muito menos cpus intel! MEU RESUMO EH, presume-se comprar um notebook sinonimo de qualidade e performance ao comprar um dell i7... kakakakakakak, que piada!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!