Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Enquanto estava no computador, a energia caiu do nada, fiquei uns 2 dias sem e ela voltou do nada. Nisso, como o PC estava ligado num filtro IClamper, deixei na tomada até a energia voltar achando que não haveria problema. Porém, quando voltou e fui ligar, simplesmente não acendeu nada. 

Sei que provavelmente é a fonte, mas antes de comprar outra, há algum procedimento a ser feito antes disso ? (Não tenho como testar a fonte em outro pc). Vou tentar desmontar e montar de novo pra ver se muda algo, mas se vocês souberem de algo que pode ajudar, agradeço.

Postado

@Eduardo V. D. C. Noblat Você tem direito a entrar em contato com a sua companhia de energia elétrica para ressarcir os danos causados pela queda de energia. Isso é lei, acho bom até colocar em prática.

"De acordo com resolução da Aneel, o consumidor pode encaminhar o equipamento para conserto logo após a vistoria. A empresa de energia tem 15 dias para apresentar a resposta por escrito e 20 dias para efetuar o ressarcimento. O consumidor deve ser informado previamente sobre o dia e o horário da vistoria ou inspeção."

Postado
10 minutos atrás, Eduardo V. D. C. Noblat disse:

Enquanto estava no computador, a energia caiu do nada, fiquei uns 2 dias sem e ela voltou do nada. Nisso, como o PC estava ligado num filtro IClamper, deixei na tomada até a energia voltar achando que não haveria problema. Porém, quando voltou e fui ligar, simplesmente não acendeu nada. 

Sei que provavelmente é a fonte, mas antes de comprar outra, há algum procedimento a ser feito antes disso ? (Não tenho como testar a fonte em outro pc). Vou tentar desmontar e montar de novo pra ver se muda algo, mas se vocês souberem de algo que pode ajudar, agradeço.

a fonte ao menos liga? qualquer coisa pode tenta ligar ela a força usando um clipe de metal pra saber se ao menos ela ainda funciona, ai o problema pode variar, pode ser que ela só não transfira mais energia pra placa, ou a placa não esteja mais funcionando etc

se quiser testar, pega o clipe, com duas pontas, conecta uma no conector que tenha um fio preto nele, e no outro em um fio verde

quando os dois estiverem em contato ela vai começar a funcionar (caso ainda funcione) porém sem transmitir energia pra nenhum equipamento

se não ja sabe que com certeza é a fonte, e também verifica o cabo de alimentação que ta conectado nela se não está danificado, as vezes ele também pode estar com defeito

• Curtir 1
Postado

@Eduardo V. D. C. Noblat as vezes o filtro ja tinha barrado alguma carga de energia e parou de fazer o que deve fazer, basicamente virando uma extensão comum, então ele fazer o mesmo que fez só que sem proteção

o teste do clipe até onde sei não causa nenhum problema, é um teste simples e rápido que meu professor de curso me ensinou ainda por cima

ele é só pra verificar de forma rapida se a fonte funcionava ou não para usar nas máquinas que a gente montava, e eu uso ele ainda no trabalho

e quando você sabe que a fonte ainda funciona é só desligar depois, não precisa deixar ligada muito tempo a não ser que você queira verificar mais alguma coisa da fonte

aliás, a função da fonte é essa mesma, não deve só alimentar mas também uma fonte de qualidade deve lidar bem com problemas de energia para que não afete o resto do equipamento, somente ela sendo quem sofre algum dano

OBS: recomendo que faça o quê o rapaz ali comentou, pode evitar uma dor de cabeça assim

Postado

@Adriel SG Vou fazer o teste do clipe então.

O que eu acho muito estranho é que o filtro de linha ainda funciona perfeitamente e, inclusive, o próprio monitor, ainda ligado nele, funciona normal.

Caso seja realmente a fonte o problema, vocês acham que seria melhor entrar em contato com a provedora de energia ou com a Clamper ?

Postado

@Eduardo V. D. C. Noblat ele ao menos fez a proteção, você poderia ter perdido muito antes seu computador aparentemente, as vezes podia ser até pior do que foi agora

a sua fonte ao menos barrou a descarga para o resto da maquina e só afetou ela então só precisa trocar de fonte pra uma nova que ta tudo bem

o filtro é bom trocar pois se isso aconteceu é por quê ele não funciona mais corretamente

16 horas atrás, Eduardo V. D. C. Noblat disse:

@Adriel SG Vou fazer o teste do clipe então.

O que eu acho muito estranho é que o filtro de linha ainda funciona perfeitamente e, inclusive, o próprio monitor, ainda ligado nele, funciona normal.

Caso seja realmente a fonte o problema, vocês acham que seria melhor entrar em contato com a provedora de energia ou com a Clamper ?

acho bom conversar com a provedora de energia, eles tem que assegurar de cobrir danos causados por descargas de energia se não me engano

o motivo de só a fonte ter sido afetada não vou saber explicar, as vezes por ser o equipamento que mais puxa energia pode ser isso, ou ela tomou a descarga toda só pra ela, vai saber né

Postado

@Adriel SG Fui conversar com a ouvidoria da Clamper e me informaram que o surto poderia ter sido causado também pelo cabo ethernet, onde em não tenho proteção, mas se fosse o problema seria na placa-mãe, não ? De qualquer forma vou ver se consigo assistência deles e vou contatar a provedora de energia também. 

Obrigado pela ajuda.

Postado

@Eduardo V. D. C. Noblat estranho o cabo de ethernet causar um surto, mas se fosse o caso a placa-mãe seria a afetada, e não a fonte

Você ter tentado ligar a fonte na teoria é pra indicar que o problema veio do seu filtro direto

e se for pra tirar todas as suspeitas, é bom sempre testar em outra máquina os componentes, ao menos pegando uma fonte pra testar no pc e ligar ele certinho

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!