Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu PC desliga quando eu vou abrir um jogo, isso só acontece na inicialização desse jogo, jogo outros também e não acontece a mesma coisa.

Estava pesquisando e talvez seja: pasta térmica, fonte ou estabilizador (esse último é mais fácil de resolver)

Queria saber se pode ser realmente algum desses problemas e se a minha fonte 500w EVGA 80 plus pode ir na tomada sem tanta chance de queimar.

• Solução
Postado
37 minutos atrás, Pedro3113 disse:

@ZaaK Ryzen 3 2200g , RX 570 4gb, (1x) 16gb RAM 2666, HD 1TB sata 3, ssd 128gb, fonte 500w, placa-mãe A320M-K/BR

Então, recentemente eu estava com o mesmo problema, jogava valorant, rocket league e etc (jogos consideraveis medianos, não estão leves mas tambem nao pesados) porém quando iniciava outros como Dead by Daylight por exemplo (bem pesado até) meu pc rodava por alguns minutos e reiniciava/desligava, após muitos testes descobri que a pasta termica da minha placa de vídeo estava zerada, não tinha quase nada lá, ou seja, o superaquecimento da placa de video fazia isto ocorrer, depois que troquei a pasta termica, alem de parar de desligar o pc, ele tambem melhorou muito a temperatura em jogos. Faça o teste ae no seu pra verificar se é superaquecimento da GPU, pode usar o proprio Msi Afterburner pra ver se a temperatura está subindo demais de acordo com o limite da sua placa.

Postado
agora, ZaaK disse:

Então, recentemente eu estava com o mesmo problema, jogava valorant, rocket league e etc (jogos consideraveis medianos, não estão leves mas tambem nao pesados) porém quando iniciava outros como Dead by Daylight por exemplo (bem pesado até) meu pc rodava por alguns minutos e reiniciava/desligava, após muitos testes descobri que a pasta termica da minha placa de vídeo estava zerada, não tinha quase nada lá, ou seja, o superaquecimento da placa de video fazia isto ocorrer, depois que troquei a pasta termica, alem de parar de desligar o pc, ele tambem melhorou muito a temperatura em jogos. Faça o teste ae no seu pra verificar se é superaquecimento da GPU, pode usar o proprio Msi Afterburner pra ver se a temperatura está subindo demais de acordo com o limite da sua placa.

É justamente esse jogo que está causando isso, quando está na inicialização do dead by daylight o pc reinicia sozinho. Vou tentar fazer esse teste da gpu com o Msi Afterburner e depois falo aqui. valeu

Postado
agora, Pedro3113 disse:

É justamente esse jogo que está causando isso, quando está na inicialização do dead by daylight o pc reinicia sozinho. Vou tentar fazer esse teste da gpu com o Msi Afterburner e depois falo aqui. valeu

Sobre a fonte que você falou, aconselho não utilizar o estabilizador, eles prejudicam mais do que ajudam, sua fonte acredito que deva ter PFC ativo então não a problema em ligar na tomada, se possuir a chave de 110 e 220 nela então ligue em 220, se for bivolt melhor ainda que é so ligar, mas outro conselho é utilizar um filtro de linha, pois previne casos de má distribuição de energia e só quem irá ser prejudicado será o fusível do filtro de linha.

Postado
34 minutos atrás, ZaaK disse:

Acabei de fazer um teste, mas foi com o aplicativo da AMD consegui ver a temperatura da GPU ela ficou no começo em 35ºC aí quando o Pc desligou consegui ver que ela ficou 44ºC, porém ela sempre estava perto dos 96%, já a CPU não consegui ver a temperatura mas ela sempre ficava perto dos 50%

Postado
agora, Pedro3113 disse:

Acabei de fazer um teste, mas foi com o aplicativo da AMD consegui ver a temperatura da GPU ela ficou no começo em 35C aí quando o Pc desligou consegui ver que ela ficou 44C, porém ela sempre estava perto dos 96%, já a CPU não consegui ver a temperatura mas ela sempre ficava perto dos 50%

96º é muito alto pra uma placa de vídeo, corre o risco até de queimar algum componente nela e comprometer sua placa, aconselhor fazer a limpeza e troca da pasta térmica dela, se você souber fazer é bom, mas caso não, eu aconselho levar em algum local pra fazer isso pra você.

Postado
10 minutos atrás, ZaaK disse:

96º é muito alto pra uma placa de vídeo, corre o risco até de queimar algum componente nela e comprometer sua placa, aconselhor fazer a limpeza e troca da pasta térmica dela, se você souber fazer é bom, mas caso não, eu aconselho levar em algum local pra fazer isso pra você.

Era 96% de uso, não de temperatura. Esse teste que eu fiz foi colocando o overlay das estatísticas do pc e abrindo o jogo para ver como fica, nesse Msi Afterburner tem algum teste específico?

E sobre a fonte ela tem PFC ativo e a entrada dela vai de 100V-240V / 50-60Hz

Postado
1 minuto atrás, Pedro3113 disse:

Esse teste que eu fiz foi colocando o overlay das estatísticas do pc e abrindo o jogo para ver como fica, nesse Msi Afterburner tem algum teste específico?

E sobre a fonte ela tem PFC ativo e a entrada dela vai de 100V-240V / 50-60Hz

No Msi Afterburner tem o benchmark pra você monitorar os componentes que desejar no seu PC, vou deixar um link abaixo de um vídeo ensinando a configurar esse benchmark de monitoramento.

Sobre a fonte, pelo que você informou, ela é bivolt e tem PFC ativo, então não tem problemas em ligar na tomada, mas como falei, recomendo usar pelo menos um filtro de linha.

Link do vídeo de como monitorar o PC pelo Afterburner: 

Se quiser pule pro minuto 5:50 que é onde ele ensina a configurar o monitoramento.

Postado
17 minutos atrás, ZaaK disse:

No Msi Afterburner tem o benchmark pra você monitorar os componentes que desejar no seu PC, vou deixar um link abaixo de um vídeo ensinando a configurar esse benchmark de monitoramento.

Sobre a fonte, pelo que você informou, ela é bivolt e tem PFC ativo, então não tem problemas em ligar na tomada, mas como falei, recomendo usar pelo menos um filtro de linha.

Link do vídeo de como monitorar o PC pelo Afterburner: 

Se quiser pule pro minuto 5:50 que é onde ele ensina a configurar o monitoramento.

Fiz esse teste e o gráfico das estatísticas parece bom, mas desligou, depois fui fazer o teste com o Pc na tomada e ele não desligou. Vou outro dia comprar o filtro de linha e usar na tomada mesmo, a culpa era do estabilizador. Valeu pela ajuda :)

Postado
5 minutos atrás, Pedro3113 disse:

Fiz esse teste e o gráfico das estatísticas parece bom, mas desligou, depois fui fazer o teste com o Pc na tomada e ele não desligou. Vou outro dia comprar o filtro de linha e usar na tomada mesmo, a culpa era do estabilizador. Valeu pela ajuda :)

Viu ae, estabilizador atrapalhando nossas vidas, fico feliz em ter ajudado :D

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...