Ir ao conteúdo

Imagem desligando e computador reiniciando em stress de VGA. VGA ou FONTE?

Ir à solução Resolvido por Tavaares00,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, 
Gostaria de pedir a ajuda de vocês com um problema que me deparei essa semana, que, naquele momento para mim estava óbvia a causa, mas, como sempre quando a gente tem certeza, descobrimos que não sabemos nada, me vieram grandes dúvidas hoje, durante alguns testes, o que me trouxe aqui.

Há alguns meses eu troquei minha placa de vídeo, tinha uma GTX 1050ti SSC da EVGA, coloquei uma RX 480 gaming x da MSI de 4gb. 

Só apresentando meu Setup:
Fonte Cx 750m,
MB: MSI MPG X570 Gaming X

RAM: 32gb
CPU: r5 3600x

ssd: 1tb asgard nvme

Todas as peças listadas acima tem no máximo 1 ano e meio de uso

Bom, eu usava ela em minha tv 4k, que uso como monitor, a mesma me atendia muito bem.
Porém, repentinamente, essa semana, durante um jogo, o computador parou de enviar vídeo, e reiniciou, quando passava da imagem da logo do windows (antes do login), entrava nesse loop, de apagar a imagem, e iniciar novamente.
Prontamente, imaginando que seria algum problema de driver, formatei o computador, com os drivers básicos da Microsoft rodava normalmente, mas, ao instalar os drivers da AMD, voltava o mesmo loop.
Coloquei minha GTX 1050ti, e a mesma rodou perfeitamente, em 4k, como manda o figurino, apesar do desempenho mais baixo em virtude da limitação da própria placa mesmo.
Bom, durante testes, em jogos, funcionamento normal, o que me fez testar a rx 480 na bancada da minha assistência, com outro setup, um ga-970a-ds3p, FX 6300, 20gb ram e uma fonte Aerocool strike-x de 600w
O monitor da minha bancada não é 4k, é 720p, E mesmo com os drivers da amd, funcionou normalmente.
Decidi estressar a placa de vídeo, e aqui vem os detalhes interessantes:

A princípio, funcionou perfeitamente em estresse, e para mim, começou a pintar na mente que poderia ser minha fonte.
Quando decidi forçar em 4k (funmark), veio praticamente o mesmo problema, porém, com um pequeno diferencial. A imagem apagava, mas o computador não iniciava novamente, como no meu outro setup.
Decidi estressar direto pelo app da radeon, para não ficar mudando a resolução, visto que o monitor não funciona nessa resolução, o que se repetiu com o desligamento.
Decidi diminuir o power limit em 30%, levou um tempo maior em stress, mas desligou.
Decidi diminuir o power limit em 50%, e o setup não desligou, concluindo o teste de stress,

Será que o problema pode ser fonte? E se sim, faz sentido as duas estarem com o mesmo problema mesmo levando em consideração que a fonte que comprei não tem nem 1 ano e meio?

O que vocês me sugerem de testes adicionais?

Agradeço bastante

Postado

Bom, após esse teste,@Tavaares00, mais uma parte intrigante... Substitui a fonte do computador da assistência (vou me referir a ela como aerocool) pela minha do pc(que vou me referir como corsair), e funcionou normalmente em todos os testes.
Coloquei meu setup original na bancada, o mesmo que estava com problemas antes, e fiz os testes que estavam apagando ele antes, e agora a pouco, os problemas não acontecem... Agora tudo dá a entender que alguma coisa está consumindo exageradamente, e quando a placa de vídeo tenta puxar mais energia, não consegue.
Meu setup original era o que estava dando esses problema.
Vou fazer mais testes e ir atualizando.

Postado

Não, o original é o ryzen 5 3600x.
Vou trazer agora os detalhes sobre a bateria de testes que eu fiz ontem.
Vou descrever os 2 setups de maneira básica e superficial, me referindo a cada um deles com a numeração a partir de agora para fácil entendimento.

Setup 01 (Não estava funcionando)

MB: MSI MPG X570 GAMING PLUS

CPU: Ryzen 5 3600x

RAM: 32GB

FONTE: Corsair CX 750M

GPU: RX 480 Gaming X MSI

Setup 02
MB: Gigabyte GA 970A DS3P
CPU: FX 6300
RAM: 20GB DDR3
FONTE: AEROCOOL Xtrike 600w

GPU: GTX 1050ti SSC EVGA

Meu principal Setup é o Setup 01

Setup 02 é usado aqui em minha assistência para usos gerais além de testes.

Bom, o problema acontecia com meu setup 01, onde eu usava uma RX 480 Gaming X da MSI.

Quando fiz o teste ontem, estava usando o setup 02 na bancada junto com o RX 480, E funcionava, porém, quando eu estressava a RX, o computador apagava. E foi aí que me veio a dúvida, será que não era problema com a fonte? ( O mesmo problema acontecia com a RX em meu setup 01, isso incluindo a fonte corsair).
Após colocar a fonte do meu setup 01 em meu setup 02, junto com a RX 480, funcionou sem problemas.
Na bancada de teste que funcionou, ficou assim:

MB: Gigabyte GA 970A DS3P
CPU: FX 6300
RAM: 20GB DDR3
FONTE: Corsair CX750m

GPU: RX 480

Cheguei a conclusão que tinha alguma coisa em meu setup sobrecarregando.
Montei o setup 01 de volta em bancada.

MB: MSI MPG X570 GAMING PLUS

CPU: Ryzen 5 3600x

RAM: 32GB

FONTE: Corsair CX 750M

GPU: RX 480 Gaming X MSI

Funcionou perfeitamente.

Tirei todos os "Acessórios" do meu setup, display touch, leds, entre outras coisas e montei o computador de volta.
Estou aqui escrevendo dele, onde ele está funcionando perfeitamente, incluindo em jogos 4k.

O problema era consumo exagerado na fonte. Porém, me surpreende mais uma vez o fato de que a fonte é de 750w, e o consumo do meu conjunto CPU + VGA em estresse (r5 3600x + RX 480 ) fica em torno de 300w (70w do R5 + 220w do RX 480), adicionando Fans (Cerca de 20w no pico), Leds (80w, esse consome bastante, e foi uma surpresa pra mim) e display que não deve consumir nem 50w, na teoria possui folga.
Mas basicamente sem esses acessórios consegui colocar pra funcionar.

Postado

@Tavaares00 Agradeço muito pela luz que me destes para continuação dos testes relacionados ao meu problema, foi de grande ajuda!
Peço desculpas por não ter respondido antes, acabei não vendo a notificação.
Vou acionar a garantia da Corsair, minha fonte está com problemas, Meu setup não consome nem 500w, e minha fonte é de 750w. No final das contas, por mais que esteja funcionando normalmente agora, sei que a mesma não está segurando a potência.
Agradeço novamente, Abraços!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...