Ir ao conteúdo

Instabilidade sutil no processador depois de tentativa de overclock

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, recentemente montei um PC com um Ryzen 5 1600 AF. Depois de tudo instalado direitinho tentei fazer um overclock no processador, a minha placa-mãe é uma b450m ds3h, a frequência máximo do processador no modo boost automático dele é de 3.6Ghz, a base é de 3.2Ghz. Então configurei na placa-mãe para 3.5Ghz (uma ligeira diferença só pra fazer um teste), não alterei tensão nem nada, e coloquei a memória ram da XPG de 3000Mhz para 3200Mhz. Bom, fui fazer um teste de stress no aida64extreme para ver como ele se comportava, em pouco mais de 2 minutos de teste a tela desligou mas o pc ainda estava ligado, rapidamente reiniciei o computador e mudei as configurações de frequência na bios para padrão(automático) e deixei o computador desligado um tempo para esfriar, depois de algumas horas voltei e fiz um teste de stress novamente, notei que a temperatura dele subiu um pouquinho mais rápido chegando a 67° em 5min tendo uns picos de 75°,77° e até 80°, mas se estabilizava no máximo em 69° ou 70° (a temperatura máxima indicada para esse processador é de 75°) isso a 100% de uso, parado ele fica entre 31° e 35°. Uma coisa que notei também é que agora a frequência dele bate até 3.7Ghz em stock, o tdp dele vai a 87W (em 100% de uso) sendo que o padrão é 65W e a tensão chega a 1.38V quando está parada (olhando HWMonitor e CPUID). Fico preocupado se isso não é consequência da tentativa de overclock e que eu tenha danificado mesmo que sutilmente meu processador. Alguém sabe dizer se isso é normal? Ele passar do tdp desse jeito ( não prestei tanta atenção nesses dados antes desse acontecimento). Isso é reversível resetando a bios? Ou estou me preocupando demais?

Postado

@Filipe Capella Fique tranquilo, pouco provável que tenha danificado algo.

A frequência muitas vezes pode subir mais que o boost padrão, se as condições de temperatura estiverem boas.

Se quiser ter certeza que não tem nenhuma config ainda alterada na BIOS, pode dar um reset, mas de qualquer modo, não se preocupe.

• Curtir 1
Postado

O TDP especificado na caixa e o que o cpu irá consumir podem ser diferentes grande parte das vezes e a temperatura pra esse processador de alguma forma a AMD especificou errado. Todos os outros processadores da série 600 tem como temperatura máxima 95°C, o que eu imagino ser para esse Ryzen também e é o que se comenta muito no reddit/qualquer outro fórum sobre ele. Sobre o clock bater mais do que o turbo boost é normal pois nem todos os processadores são iguais e como o @djfulano disse depende das condições de alimentação e temperatura dele. A instabilidade que ouve no seu aconteceu umas 50x no mínimo aqui de desligar a tela ou dar tela azul. Quando tentei deixar o Ryzen 5 2600x a 4.1Ghz não consegui de jeito nenhum mesmo com wc, tinha que subir muito a tensão a ponto de não ser "worth" mesmo dentro do limite do Vcore dele. Passei a usar o Precision Boost Overdrive que é uma ferramenta de "OC automático" da AMD que não rolou nenhuma instabilidade e o processador consegue chegar de 4.0 a 4.250GHz nos games. Talvez por eu não conseguir travar a tensão no OC que tentei e ter que usar o Dynamic Vcore eu não conseguia alcançar estabilidade.

Um conselho? Não faça, não vale a pena. Os ryzen não tem grande ganho com esse tipo de coisa. É algo que vai te dar muito trabalho pra pouca recompensa, experiência própria.

Já sobre a RAM eu recomendo subir o clock dela, mas tenta manter a mesma latência do clock de 3000Mhz se for subir para 3200Mhz, pois no automático muitas das vezes ela aumenta os timings a ponto de não valer a pena subir a frequência. O seu processador se beneficia bem de frequências mais altas e não é um bicho de sete cabeças fazer e é bem de boa na maioria das vezes.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Filipe Capella disse:

Então configurei na placa-mãe para 3.5Ghz (uma ligeira diferença só pra fazer um teste), não alterei tensão nem nada, e coloquei a memória ram da XPG de 3000Mhz para 3200Mhz.

Você violou a regra mais básica de overclock: não mexa em duas coisas ao mesmo tempo, vá mudando uma de cada vez. Se não fizer, você corre risco de ter problema e não saber a causa.

Em todo caso, o PC parece normal considerando que você não está controlando a tensão manualmente. Por bem ou por mal, é nela que você tem que gastar a maior parte do tempo mexendo para manter estabilidade e reduzir temperaturas; se não o fizer, a placa-mãe toma conta e faz um trabalho meia boca.

E sobre a ram, não mexa na frequência sozinha que é receita certa para problema. Se fosse só apertar o botão e ela rodaria magicamente numa frequência mais alta, você pode apostar que o fabricante teria vendido como "3200mhz" e te cobrado mais caro por isso. OC de RAM involve frequência, tensão, e principalmente os timings, não mexa se não estiver disposto a lidar com tudo isso.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni Entendi, compreendo que agi com desconhecimento sobre o assunto. Na verdade nem estava muito interessado em fazer OC, apenas queria testar essa função... Minha preocupação é se isso pode ter danificado algum componente do meu pc, até agora parece tudo bem, fiz diagnóstico de memória pra saber se a ram está legal, fiz outros testes com ram e não foi encontrado nenhum erro, só no gerenciador de tarefas ela aparece como 7,9GB ao invés de 8GB mas acho que isso é normal (não me lembro como estava antes). Me preocupa mais o processador, uns 4 dias atrás antes de testar esse OC fiz um teste de stress no pc que rodou por uns 20 minutos e a temperatura não passou dos 67° e ficou super estável por volta dos 65°, agora ele esquenta um pouquinho mais rápido e fica nos 69°, mas bate uns picos de até 80°, sobe do nada e volta e o TDP fica em 87W sendo que o padrão de fábrica é 65W, o clock chega a 3,7Ghz (o máximo em boost é 3,6 Ghz). Sabe dizer se isso é normal ou pode ser alguma instabilidade causada pelo overclock que falhou?

Postado
45 minutos atrás, Filipe Capella disse:

Sabe dizer se isso é normal ou pode ser alguma instabilidade causada pelo overclock que falhou?

Ignore TDP, essa medida não serve para nada.

Sobre risco, só tem se você colocar uma tensão (e por consequência, temperatura) muito exagerada. Não é o caso.

Postado

@Imakuni Entendi, como disse parece tudo certo, e como só subi os clocks e não as tensões segundo o que disseram parece ter bem pouca chance de ter zoado algo. Quanto a esse picos súbitos de temperatura durante o teste de stress, nada pra se preocupar? Mais uma vez obrigado pelas respostas!

Postado
7 minutos atrás, Filipe Capella disse:

Entendi, como disse parece tudo certo, e como só subi os clocks e não as tensões segundo o que disseram parece ter bem pouca chance de ter zoado algo.

Justamente pelo contrário, se você não mexeu na tensão, a placa-mãe toma a liberdade de colocar valores exagerados e muito maiores do que o que um usuário configuraria manualmente.

8 minutos atrás, Filipe Capella disse:

Quanto a esse picos súbitos de temperatura durante o teste de stress, nada pra se preocupar? Mais uma vez obrigado pelas respostas!

Quando aumenta a carga, aumenta a temperatura. É bem simples. A diferença que você está vendo é provavelmente porque, embora a carga seja parecida, as configurações em que estava rodando eram diferentes.

Postado

@ImakuniEntendi, mas esses picos a que me refiro são com o processador em stock, sinto como se fosse uma sequela do stress que o processador passou (achismo de leigo), ou preciso resetar a bios pois ela pode estar mandando mais tensão do que antes do OC...

Postado
5 minutos atrás, Filipe Capella disse:

@ImakuniEntendi, mas esses picos a que me refiro são com o processador em stock, sinto como se fosse uma sequela do stress que o processador passou (achismo de leigo), ou preciso resetar a bios pois ela pode estar mandando mais tensão do que antes do OC...

V

1 hora atrás, Imakuni disse:

se você não mexeu na tensão, a placa-mãe toma a liberdade de colocar valores exagerados

(...)

A diferença que você está vendo é provavelmente porque, embora a carga seja parecida, as configurações em que estava rodando eram diferentes.

Postado

@Imakuni Me desculpe, mas ainda não entendi... Essa diferença então está sendo causada porque provavelmente o processador estava tentando operar em um clock maior com a mesma tensão do stock? Por isso esses picos de temperatura agora?

Postado
3 minutos atrás, Filipe Capella disse:

@Imakuni Me desculpe, mas ainda não entendi... Essa diferença então está sendo causada porque provavelmente o processador estava tentando operar em um clock maior com a mesma tensão do stock? Por isso esses picos de temperatura agora?

Não. O clock até tem influência na temperatura, mas é mínima comparada com a importância da tensão. E é justamente ela que você tem que controlar: não existe tensão "stock", a placa-mãe olha e fala "ah, acho que hoje eu vou usar esse valor... quer saber, não, vou usar esse outro" e fica variando o tempo todo, não há consistência se você não controlar. E a tendência é que ela exagere, e exagere mais quanto maior o clock.

Postado

@Imakuni Entendi, quando disse tensão do stock me refiro a tensão que fica com o clock em stock. Não sei nem se posso chamar o que fiz de overclock, mudei o clock para 3.5Ghz e o processador vai no auto em até 3.6Ghz, ou seja eu só queria travar o clock em 3.5Ghz, não acho que ela tenha mandado tanta energia a mais por isso, apesar de ter desligado a tela e está batendo esses picos que antes não batiam (já restaurei as configurações para padrão na bios).

• Solução
Postado
1 minuto atrás, Filipe Capella disse:

Entendi, quando disse tensão do stock me refiro a tensão que fica com o clock em stock.

Aparentemente você ainda não entendeu: essa tensão não existe, ela não é um valor fixo. Em uma hora pode estar 1.2, outra 1.3, outra 1.25.

3 minutos atrás, Filipe Capella disse:

mudei o clock para 3.5Ghz e o processador vai no auto em até 3.6Ghz, ou seja eu só queria travar o clock em 3.5Ghz, não acho que ela tenha mandado tanta energia a mais por isso, apesar de ter desligado a tela e está batendo esses picos que antes não batiam (já restaurei as configurações para padrão na bios).

Mas para que você quer capar o processador pela qual pagou? Deixe ele fazer o trabalho dele, não há necessidade de mexer no clock.

Postado

@Imakuni  O que quis dizer é que com o processador em overclock essa tensão pode variar em valores mais altos do que de costume... Ou não é assim?

Não queria limitar o alcance e sim a base, mudei o clock base de 3.2Ghz para 3.5Ghz. Na verdade quis mais testar essa funcionalidade da placa-mãe. Só o queria saber é se o processador está ok. Se foi só um erro que deu mas ele se recuperou bem, sem danos... 

Postado
32 minutos atrás, Filipe Capella disse:

@Imakuni  O que quis dizer é que com o processador em overclock essa tensão pode variar em valores mais altos do que de costume... Ou não é assim?

A tendência é que sim.

32 minutos atrás, Filipe Capella disse:

Não queria limitar o alcance e sim a base, mudei o clock base de 3.2Ghz para 3.5Ghz.

Ignore o clock base, o processador só roda nele se tiver alguma coisa errada com o seu PC. Ou se você capar propositalmente.

Postado

@Imakuni Sim, pelo que percebi ele sempre roda entre 3.4Ghz ou 3.5Ghz mesmo em tarefas com 15% de uso da cpu (no medidor do gerenciador de tarefas), em outros bate até 3.7Ghz. Mais uma vez, só fiquei preocupado por conta do desligamento súbito de tela, mas vendo todas as respostas aqui e usando o computador normalmente acredito que está tudo bem.

Esse é o vídeo que usei como referência pra fazer o OC, mas segunda informações que você me passou o cara não parece tão bem preparado pra passar essas instruções.

Se souberem de algum programa que possa medir a saúde do processador ou que verifique se há erros de hardware nele, me passem por favor.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!