Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, comprei minha máquina nova em 2018, em 2020 tive problemas com oxidação devido a uma mudança pro litoral. Após um tempo e sem a consciência que deveria realizar manutenções preventivas, passei a ter diversos problemas ao ligar o computador e perdi uma placa de vídeo no ano passado. Sempre ao ligar meu computador não dava sinal de vida, mas passando um secador ele começava um processo de tentar ligar, ficava com os fans em loop e após um tempo nisso ele conseguia ligar e iniciar. Após um tempo assim e sem conseguir descobrir o que é, acabou acontecendo esse problema que vou deixar em vídeo anexado. Levei a uma assistencia tecnica na minha cidade e hoje me informaram que minha placa-mãe e processador queimaram devido a oxidação e apenas HD, memória e fonte ainda funcionavam, porém um dia antes de levar minha máquina neles o pc ainda aparecia a tela da placa-mãe e tentava iniciar, achei isso estranho e decidi procurar ajuda aqui, agradeço muito quem puder ajudar. 

Segue imagens anexadas que a assistência me mandou hoje.

links com video do erro (foram gravados um dia antes de levar a assistencia): 

https://drive.google.com/file/d/1QSVpoNzinJFqS6wwa0h4Zy6n-GcZw4qw/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/17O2yp4qBzEIlhAfHVzuWuG7uLcpKZqC2/view?usp=sharing

config:

i3 8 geração

placa-mãe tuf gaming h310m plus gaming br

fonte gigabyte 400w

0adc5805-ecf7-4f2d-bfa9-8ccbf6447387.jpg

1b39a93c-dcf4-488f-b53a-62897fbdbf7f.jpg

1c331ea7-963e-4666-bd02-624d753e4d22.jpg

4768c9e0-75e6-4a7c-83f7-e1912a78b39e.jpg

ce3ddd93-32f1-4843-9c97-97408a72c489.jpg

e53ae56c-3767-4c54-a33e-218a8b72311f.jpg

f7d5c80d-d47b-4cf4-9c2e-8d249fca34a8.jpg

Postado

Boa noite!

Bom, recentemente tive um problema parecido com chipset AMD. Então, pra quem mora em áreas litorâneas ou de muita umidade, recomendo comprar aqueles anti-mofos, se puder deixar dentro do gabinete ajuda muito, principalmente nesse quesito oxidação.

At.te,

Postado
46 minutos atrás, antoniogbs disse:

Então, comprei minha máquina nova em 2018, em 2020 tive problemas com oxidação devido a uma mudança pro litoral. Após um tempo e sem a consciência que deveria realizar manutenções preventivas, passei a ter diversos problemas ao ligar o computador e perdi uma placa de vídeo no ano passado. Sempre ao ligar meu computador não dava sinal de vida, mas passando um secador ele começava um processo de tentar ligar, ficava com os fans em loop e após um tempo nisso ele conseguia ligar e iniciar. Após um tempo assim e sem conseguir descobrir o que é, acabou acontecendo esse problema que vou deixar em vídeo anexado. Levei a uma assistencia tecnica na minha cidade e hoje me informaram que minha placa-mãe e processador queimaram devido a oxidação e apenas HD, memória e fonte ainda funcionavam, porém um dia antes de levar minha máquina neles o pc ainda aparecia a tela da placa-mãe e tentava iniciar, achei isso estranho e decidi procurar ajuda aqui, agradeço muito quem puder ajudar. 

Segue imagens anexadas que a assistência me mandou hoje.

links com video do erro (foram gravados um dia antes de levar a assistencia): 

https://drive.google.com/file/d/1QSVpoNzinJFqS6wwa0h4Zy6n-GcZw4qw/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/17O2yp4qBzEIlhAfHVzuWuG7uLcpKZqC2/view?usp=sharing

config:

i3 8 geração

placa-mãe tuf gaming h310m plus gaming br

fonte gigabyte 400w

0adc5805-ecf7-4f2d-bfa9-8ccbf6447387.jpg

1b39a93c-dcf4-488f-b53a-62897fbdbf7f.jpg

1c331ea7-963e-4666-bd02-624d753e4d22.jpg

4768c9e0-75e6-4a7c-83f7-e1912a78b39e.jpg

ce3ddd93-32f1-4843-9c97-97408a72c489.jpg

e53ae56c-3767-4c54-a33e-218a8b72311f.jpg

f7d5c80d-d47b-4cf4-9c2e-8d249fca34a8.jpg

Pega o wd 40, lava essa placa com ele e depois com álcool isopropílico. Usa um limpa contatos spray nós contatos, e isso deve resolver parte da oxidação. Se não ligar mais, arruma uma placa-mãe usada na Olx e diz ao vendedor que precisa testar seu processador e da vinte reais a ele. Testa e se der vídeo lá é só você compra outra placa-mãe. Eu digo isso porque é difícil um processador queimar, esse cara provavelmente quer te dar um furo

Postado

@antoniogbs  não sei se você está por dentro do assunto mas no nordeste chipsets AMD tem sofrido bastante com a umidade. Só ligam usando secador(modo quente) em cima da placa. Até o momento nenhuma solução para o problema, fui estudar mais sobre o assunto para ter mas sentido pra mim e pra mim o problema está nos cristais de quartzo da placa-mãe que sofre com a umidade e não atua na frequência correta, assim fazendo que o computador inicie com o horário errado, e muitas vezes nem ligue... só depois de usar o secador. Resolvi meu problema fazendo o RMA com a AMD pro processador e comprando uma nova placa-mãe. Mudei para Intel. 

No seu caso a placa já sofre bastante com oxidação, agora pode ser várias coisas, desde solda até mesmo algum componente. Só fazendo testes pra saber. O que recomendo sempre pra quem tem um PC é fazer sempre uma manuntenção (4 em 4 meses) da uma olhada, tira um final de semana pra olhar a placara (dar uma soprada que seja pra tirar a poeira), mas olhe. Se tiver conhecimento, monte e desmonte, limpe a placa com álcool isopropílico, enfim essas coisas.

• Curtir 1
Postado

@Lazaro S. Pensei isso, porque lá eles tem peças, pode ta interessado em me fazer repor peças lá na loja. Fiquei muito intrigado porque no dia anterior a principio a placa-mãe ainda dava video, entrava na bios tudo normal (sabe se é possível uma placa-mãe queimada conseguir entrar na bios?). Vou fazer isso, eu mesmo vou limpar, antes eu queria fazer a manutenção preventiva com eles, mas eles mesmos disseram que a manutenção não recuperaria o processador e nem a placa, que só a troca mesmo, mas eu mesmo vou fazer então.

• Curtir 1
  • 2 anos depois...
Postado
Em 17/05/2021 às 21:22, Lazaro S. disse:

Pega o wd 40, lava essa placa com ele..

Pessoal é melhor usar um limpa contatos eletrônico, podem encontrar em qualquer armazém, um MP 80 da vida ou um Orbi limpa contatos, usei ambos já 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...