Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar mouse antigo como luminária


Posts recomendados

Desmonte o mouse e analise, não é tão difícil, tem tem muito material gratuito no google para a base inicial

Caso mesmo assim você não quiser ir pelo lado da eletrônica, tem uma solução alternativa. No funcionamento normal do mouse, ele ilumina mais forte quando "detecta" um chão. Coloque alguns pontos de fita isolante, ou outra fita que faça o sensor original achar que o mouse está encostado no chão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
26 minutos atrás, Fruitylooping disse:

achei que poderia ser algo como tira determinado fio e conecta ali

Publique fotos bem definidas com ele dele desmontado. De repente alguém se desafia a te orientar por elas.

 

22 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

o sensor original achar que o mouse está encostado no chão

O meu (o meu) tem que mexer pra acender forte

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Fruitylooping disse:

edit: Perdão já vi que ele funciona em 1.7V e tem um resistor que reduz dos 5V de entrada. 

Mas aí que tá. Coloca  os 5V antes do resistor, e terá o led aceso forte sempre. Qual o número que está impresso naquele resistor antes do led?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Componente escrito c1, que vi agora, é um capacitor tb.
Componente SMD pretinho, com número = resistor
Componente SMD pretinho, com um traço na ponta = diodo retificar
Componente SMD marrom, sem número, sem traço  = capacitor

Serigrafia placa mais comum:
C + algum número - Capacitor
R + algum número - Resistor
D + algum núemro - Diodo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thia

Em 21/05/2021 às 13:03, Thiago Miotto disse:

O Componente escrito c1, que vi agora, é um capacitor tb.
Componente SMD pretinho, com número = resistor
Componente SMD pretinho, com um traço na ponta = diodo retificar
Componente SMD marrom, sem número, sem traço  = capacitor

Serigrafia placa mais comum:
C + algum número - Capacitor
R + algum número - Resistor
D + algum núemro - Diodo

 

Thiago, é o R1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa ver o número dentro dele. Provavelmente são 3 números, foca bem com a câmera do celular, ou pega algo que amplie que você verá 3 números. Conforme o que for, seria só ligar o fio vermelho na entrada dele. Mas eu prefiro ter certeza que é o resistor adequado antes de fazer isso.

https://sites.google.com/a/labeletronica.com/www/eletronica-para-informatica/resistores---parte-2 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase. É o contrário. 91X.
Que siginifica 86.6 ohms (http://kiloohm.info/eia96-resistor/91X)
O que não bate com o que eu tinha pensado.

Mas aí eu olhei as trilhas, e pelo que vi ele se soma com o R2. Deve estar escrito 78X ou 79X deles.
Se for isso, chega os 5V com os 2 resistores em série, que se somam, queimando a potência necessária para acender o led.
Então seria só você ligar a saída no gnd. Mas tem 2 fios pretos, você teria que descobrir qual deles é o gnd (embora pela foto parece que ambos estão conectados na mesma trilha, mas  confira isso)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Fruitylooping disse:

Pra encontrar o gnd eu colocaria o multimetro em corrente contínua ligaria no USB, ponta vermelha em um dos fios pretos, ponta preta na minha mão não pode dar tensão, é isso?

Multímetro na escala na escala de 20V continua. Sabe como é?

Aproveitando que você tem multimetro. Para descobrir o valor desses resistores, usa a escala de 200ohm.

Qualquer duvida poste uma foto do seu multímetro que lhe mostro onde é cada escala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto As escalas eu seu todas, o que eu entendo menos é onde ligar o que, e qual resultado esperar no leitor. Eu moro num veleiro cara, preciso saber de fibra, mecânica diesel, elétrica...mas não tenho conseguido me aprofundar muito em cada especialidade.

 Vou testar o gnd e posto o resultado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fruitylooping disse:

Eu moro num veleiro cara

Que massa. Meu irmão tem a vela como hobby, vejo ele me mexendo, vendo vídeos e falando, acho bem massa.
Imagino que morar deve ser bem mais punk, cuidados e preparações e conhecimento necessário.

Mas vamos deixar de conversa, e ir aos testes:

1- Testar onde chega os 5V. Escala de corrente contínua, pode colocar no 20.
image.png.a093230440d4d41e1c5f125e5bdb4c99.png

2- Com o mouse desligado, teste se as trilhas que desenhei são as corretas:
Escala de diodo (aquela com a flechinha) nas pontas.
image.png.72f764c3888ea809e64dcfa7f8911267.png

3- Teste a resistência do resistor r2 (escala 200 ohms, 200 com a ferradura embaixo)



Vamos a teoria. Resistores em série tem sua resistência somada. R1 e R2, em teoria deveria dar algo perto de 150 Ohm para acender o led sem queimar.
Caso der muito menor (qualquer coisa abaixo de 130), faça um teste de que tensão passa pelo led quando ele é acionado, poste aqui o resultado, com a lei de ohm poderemos ver se o brilho máximo se dá com um pouco mais de tensão de normal, ou até se este led é meio especial e precisa de um pouco mais de tensão mesmo.
image.png.be0c04895f15e6fee8ef5fb858ff2fda.png


Bônus: O que você precisaria para ligar o led direto seria este carinha aqui: https://www.baudaeletronica.com.br/resistor-150r-1-2w.html?gclid=Cj0KCQjwhr2FBhDbARIsACjwLo17fcnAbnCbhKj5sfsPKFoYWjSH114wn4GGuDSWhQUBu49P9nL8eNIaAmgbEALw_wcB

Se passar em alguma cidade maior acho que conseguiria comprar em qualquer eletrônica, por centavos. Ou se tiver algo que virou sucata, ou talvez até numa placa no lixo, talvez encontre o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto Que legal cara, aí no sul deve ser incrível com ventos tão constantes, e também exige mais cuidado por receber as tempestades de frente...se eu puder ajudar em algo relacionado a estes assuntos, estou à disposição.

 

 Vamos aos testes: 

 

1- Fio preto da ponta, 0V, segundo fio preto 5V.

 

2- No R1 não consigo estabilizar em um número, estou posicionando as pontas de forma bem sutil, mas o visor pula para casa dos 100, 400, até 1200 por um instante e cai pra 005 e retorna ao 1. Mas eu diria que a média que mais aparece é 500.

    No R2, as duas linhas que você desenhou, uma bem longa e uma curtinha, dão leitura de 200.

3- Também com dificuldade em estabilizar um número, o que mais aparece é a casa de 20.

 

 O led dá 1.2V na baixa e 1.5V na alta.

 

 Sobre o Resistor 150R 5% talvez eu consiga aqui no centro de Ubatuba, senão peço pra alguém trazer de SP . Onde eu deveria solda-lo?

 

Obrigado pela aula Thiago

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 18/05/2021 às 10:31, .if disse:

basta você cortar Jp3 e soldar a trilha dele que vem do led até esta área maior. Dá uma raspadinha com estilete...

... nas trilhas pra remover a máscara verde e expor o cobre para estanhar...

 

Talvez (só talvez) seu amigo Thiago corrobore. Peça pra ele confirmar 😐

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!