Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há mais ou menos 1 mês eu fiz a compra de hardwares novos, quase um pacote completo. Entre eles dois pentes de memória de 8gigas cada da hyperX, um processador Ryzen 5 3600 e uma placa de vídeo MSI GTX 1050ti OC, a placa-mãe e a fonte são meio velhas, não tanto. Quando montei tudo o PC rodava as mil maravilhas, mas então o PC inteiro começava a congelar total, nada funcionava nem teclado e nem mouse, só as vezes o mouse funcionava mas movia muito muito lento praticamente como se tivesse com LAG. Fiz teste em praticamente todas as peças. A fonte eu testei deu o problema ainda, testei todas as memórias em cada slot da placa-mãe e testei até outra placa de vídeo e até tentar deixar sem SSD e nada. As únicas opções restantes são a Placa-mãe e o processador, só que como o processador é novo eu duvido que seja ele, então quero a ajuda de alguém que possa me dizer se esse problema pode tá relacionado a própria placa-mãe. To bastante desesperado

Postado

Pelo seu problema me parece ser uma certa incompatibilidade de bios, se você n atualizou antes de trocar de CPU recomendo atualizar. Se você ainda tiver o CPU antigo troque para ele e teste, se o sistema ficar estável então é certeza q é versão de bios, se n tiver tenta atualizar a bios com esse q ta no pc agr

Postado

No caso sendo essa placa-mãe é bem provável q ela esteja limitando seu CPU por n ter fases de alimentação o suficiente pro consumo dele. Tenta primeiro desabilitar o boost de clock do CPU na bios e vê se adianta, se n adiantar recomendo tentar fzr undervolt. 

Postado

Você pode dar detalhes sobre a memória ram? precisamos saber as frequências, tempos, voltagens... etc.

Os testes que você fez já eliminaram os demais componentes, restando a placa-mãe e o processador, pelo processador ser novo eu também não considero o principal fator desse problema, aí nos resta a placa-mãe que você já tinha.

Ou a placa-mãe está boa, e o problema esteja relacionado somente a compatibilidade com algum dos periféricos que você pegou.

Pode ser interessante testar a sua placa-mãe com outro processador... memoria pra sabermos.

Postado

@blackgramari Nos diga por favor todos os componentes de seu PC. Incluindo modelo da fonte, SSD, HDD e gabinete. Lembrando de falar quantas ventoinhas tem no seu gabinete e em que orientações/posições elas estão.

Uma coisa simples para fazer depois de trocar a CPU é sempre resetar sua BIOS.

Postado

Se fosse as BIOS do computador, acredito que quando eu mandei pra um técnico ver eu acho que eles teriam me falado ou testado. Fiz todos os testes com as peças, memória, fonte de 750W, placa de vídeo e até SSD. As únicas opções que resta são o processador ou a placa-mãe. O tempo que leva pro PC congelar total é praticamente indeterminado, tem vez que eu só ligo ele fica na tela pra botar a senha, vou pegar uma água sei la e quando eu volto a tela congelou total. Ou até mesmo eu deixei rodando um benchmark rodando a madrugada toda, de umas 23 horas até umas 17 horas e depois eu fui começar a olhar as pastas, congelou

• Curtir 1
Postado

@blackgramari HDD ou SSD falhando também causam congelamento, só para você saber.

Falta de drivers adequados também. 

Sistema sem atualizações também.

BIOS problemática também. 

Programas externos também.

Atualizações bugadas do windows, configurações erradas de BIOS, memórias falhando, mal encaixe do processador, etc.

4 horas atrás, blackgramari disse:

Ou até mesmo eu deixei rodando um benchmark rodando a madrugada toda, de umas 23 horas até umas 17 horas e depois eu fui começar a olhar as pastas, congelou

Use o Crystaldiskinfo para saber a saúde de suas unidades de armazenamento pra ontem.

Postado

Nesse caso n é o hd/ssd. Procure ver se falta algum driver e atualizar os q ja estão no pc, se n der certo é bom também resetar as configs da Bios. Falta de algum arquivo essencial pd ser outro problema(eu mesmo tive problema do meu pc dar tela azul aleatóriamente igual ta acontecendo com você com os travamentos e dps de um mês descobri q era um arquivo essencial q tava sumido, foi só baixar ele e colocar no lugar q o pc nunca mais deu tela azul) 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!