Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, como estão?

Então, tenho uma planilha com controles de vencimentos que eu tenho que realizar o controle da mesma, porém, junto deste controle eu preciso encaminhar um e-mail notificando o cliente que está próximo do vencimento (30/15/7 dias).

Sou iniciante na programação e gostaria de saber se é possível fazer um bot que pudesse ler a data de vencimento/nome do cliente/e-mail e encaminhar este e-mail pré-configurado de forma automática, quando chegasse nas datas mencionadas.

Sabendo se é possível e tendo um parâmetro para começar já seria de grande ajuda pois não faço nem ideia de por onde começar kk

• Haha 1
Postado

windows:
a parte da planilha eu não sei direito mais a parte do email você pode usar python com a biblioteca pyautogui

antes você tenque ter o python3 instalado no pc e uma ide tipo pycharm.
configure o pycharm, entre no cmd e coloca
pip install pyautogui

e espera...

antes de começar a mexer pesquise aulas de python no youtube para ver o básico, depois entre no pycharm e:

# (#)comenta
import pyautogui as pg #importa o pyautoguy e faz a sigla dele como pg
import time #usaremos para fazer um tempo a cada comando
import os #importa os comandos do cmd(quase todos)
os.system("color 0a") #cor bunitinha
print()
print("NÃO MOVA O MOUSE") #uma coisa ruim é que ele usa o mouse e o teclado então é pra por e Falou
time.sleep(4) #espera um tempo
pg.click(x=123, y=123,clicks=1) #indica um click na posisão expesificada (pode por mais de um click)
pg.write("texto que vai ser escrito")
pg.hotkey("ctrl", "enter") #teclas de atalho como win+r
#tem mais, mas dai é só por pg. que aparece os comando e voce pode chutar como usar algums. mais para email é o sulficiente
#então:
pg.click(x="eixo x do browser", y="eixo y do browser", clicks=2)
time.sleep(15)
pg.click(x="eixo x da barra de pesquisa", y="eixo y da barra de pesquisa", clicks=1)
time.sleep(2)
pg.white("link do gmail")
time.sleep(1)
pg.press("enter") #o press presiona uma tecla
time.sleep(10)
pg.click(x="eixo x do (criar email)", y="eixo y do (criar email)", clicks=1)
#e assim voce vai clicando e escrevendo como se estivese usando o pc mais não esta
#para criar um bot mais complexo é mais complexo

para achar o local da tela (x y) como foi usado ali, você pode fazer um outro script com:

import pyautogui
import time
import os
time.sleep(7)
posisao = pyautogui.position()
print(posisao)
os.system("pause")

executa ele e deixa o mouse em cima do local onde deseja retirar o x y da posição e é só inserir os  "x y" no (x=, y=, clik...).

no final das contas ele vai movimentar seu mouse clicar com ele e escrever e pressionar teclas do teclado...

para mexer na planilha pode usar a biblioteca pandas, mais no meu pc deu erro então pode pesquisar sobre.

para mais comandos do pyautogui:

https://imasters.com.br/back-end/automacao-de-gui-com-python-exemplo-de-uso-do-pyautogui-2

• 2 meses depois...
Postado
Em 27/05/2021 às 09:57, b.0463 disse:

Windows:
a parte da planilha eu não sei direito mais a parte do email você pode usar python com a biblioteca pyautogui

antes você tenque ter o python3 instalado no PC e uma ide tipo pycharm.
configure o pycharm, entre no cmd e coloca
pip install pyautogui

e espera...

antes de começar a mexer pesquise aulas de python no youtube para ver o básico, depois entre no pycharm e:

# (#)comenta
import pyautogui as pg #importa o pyautoguy e faz a sigla dele como pg
import time #usaremos para fazer um tempo a cada comando
import os #importa os comandos do cmd(quase todos)
os.system("color 0a") #cor bunitinha
print()
print("NÃO MOVA O MOUSE") #uma coisa ruim é que ele usa o mouse e o teclado então é pra por e Falou
time.sleep(4) #espera um tempo
pg.click(x=123, y=123,clicks=1) #indica um click na posisão expesificada (pode por mais de um click)
pg.write("texto que vai ser escrito")
pg.hotkey("ctrl", "enter") #teclas de atalho como win+r
#tem mais, mas dai é só por pg. que aparece os comando e voce pode chutar como usar algums. mais para email é o sulficiente
#então:
pg.click(x="eixo x do browser", y="eixo y do browser", clicks=2)
time.sleep(15)
pg.click(x="eixo x da barra de pesquisa", y="eixo y da barra de pesquisa", clicks=1)
time.sleep(2)
pg.white("link do gmail")
time.sleep(1)
pg.press("enter") #o press presiona uma tecla
time.sleep(10)
pg.click(x="eixo x do (criar email)", y="eixo y do (criar email)", clicks=1)
#e assim voce vai clicando e escrevendo como se estivese usando o PC mais não esta
#para criar um bot mais complexo é mais complexo

para achar o local da tela (x y) como foi usado ali, você pode fazer um outro script com:

import pyautogui
import time
import os
time.sleep(7)
posisao = pyautogui.position()
print(posisao)
os.system("pause")

executa ele e deixa o mouse em cima do local onde deseja retirar o x y da posição e é só inserir os  "x y" no (x=, y=, clik...).

no final das contas ele vai movimentar seu mouse clicar com ele e escrever e pressionar teclas do teclado...

para mexer na planilha pode usar a biblioteca pandas, mais no meu PC deu erro então pode pesquisar sobre.

para mais comandos do pyautogui:

https://imasters.com.br/back-end/automacao-de-gui-com-python-exemplo-de-uso-do-pyautogui-2

Oi! Confesso que fiquei um pouco assustado com este código, mas acredito que ele irá me auxiliar na parte dois que irei desenvolver futuramente no projeto, onde eu gero as vendas de forma automatizada, já que ele cria um bot, que mexe nas coisas automaticamente, certo?

Em 27/05/2021 às 09:57, ricardo_br disse:

@Estevamm Aqui tem algo parecido com o que você quer:

Vi esse post e me ajudou de certa forma, porém, minhas datas de vencimentos são voluteis, o que não se encaixaria tão bem, certo?

Postado
42 minutos atrás, ricardo_br disse:

@Estevamm De repente da para adapatar para fazer uma verficação por dia e só enviar para os que tem data perto do vencimento. Mais por que você só respondeu a seu próprio tópico 2 meses depois LOL?

Então menino, doideira né? Eu tinha esquecido que tinha postado aqui kkkk dai eu segui por um rumo totalmente diferente no código com um amigo me ajudando e empaquei em outra parte (no caso para colocar a assinatura no e-mail) lembrei do fórum, pois não achei nada que eu conseguisse entender na net e acabei lembrando deste tópico :D (meio errado poluir o fórum assim? talvez, mas perdão 😕

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!