Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E ai Galera.

Eu tenho uma dúvida que parece bem boba, mas as informações dos fabricantes são tão confusas que acabo por não ter certeza dos meus conhecimentos;

Tenho uma placa-mãe que suporte memórias em velocidades de até 4133 mhz
Tenho um par de  memórias de 2x16gb com velocidade de 3200mhz
Vou dar um upgrade de memórias no meu PC, e fui buscar no site da Intel, se o meu processador trabalha com canal triplo, poque a ideia era pegar um novo pente de 32gb

E notei uma coisa, eles trabalham com 1 canal, 2 canais 3 canais e canal flexível, o que seria esse canal flexivel?
A minha placa-mãe trabalha com dual channel, se eu colocar 3 memórias, como ficaria o desempenho

Além disso, notei  que o tipo de memória indicado no site da Intel fala em DDR4-2666 isso indica a frequência máxima ou mínima da memória RAM que o processador suporta? Nesse caso eu teria uma memória de 3200mhz, mas estou trabalhando apenas com 2666mhz ?

Placa-mãe: https://rog.asus.com/br/motherboards/rog-maximus/rog-maximus-x-formula-model/
Processador: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/sku/126684/intel-core-i78700k-processor-12m-cache-up-to-4-70-ghz/specifications.html

• Membro VIP
Postado

Flex é quando você usa memórias de tamanhos diferentes. Fica um desempenho pouco melhor do que o single, mas não como um dual. Com 3 pentes de memória, você tem um dual channel nos primeiros 2 pentes e o terceiro trabalha em single. Agora se você tem 2 pentes de 16GB e coloca outro de 32GB, é possível ativar o dual channel pois cada canal teria 32GB iguais.

Isso como me ensinaram aqui rsrs.

1600916149_dualchannel.jpg.f6b0a1bb8b1cf5aae25e4ac6d0662ef7.jpg

20 minutos atrás, jerfesonguerreiro disse:

Além disso, notei  que o tipo de memória indicado no site da intel fala em DDR4-2666 isso indica a frequência máxima ou mínima da memória RAM que o processador suporta? Nesse caso eu teria uma memória de 3200mhz, mas estou trabalhando apenas com 2666mhz ?

O valor mais baixo é o clock base. O valor mais alto é o valor em overclock de fábrica, que você ativa pelo XMP ou DOCP.

• Obrigado 1
Postado
35 minutos atrás, Math.Pi disse:

Flex é quando você usa memórias de tamanhos diferentes. Fica um desempenho pouco melhor do que o single, mas não como um dual. Com 3 pentes de memória, você tem um dual channel nos primeiros 2 pentes e o terceiro trabalha em single. Agora se você tem 2 pentes de 16GB e coloca outro de 32GB, é possível ativar o dual channel pois cada canal teria 32GB iguais.

Isso como me ensinaram aqui rsrs.

1600916149_dualchannel.jpg.f6b0a1bb8b1cf5aae25e4ac6d0662ef7.jpg

O valor mais baixo é o clock base. O valor mais alto é o valor em overclock de fábrica, que você ativa pelo XMP ou DOCP.

Show perfeito, obrigado pela resposta.
Pena que a intel não garanta essa questão da frequência (de conseguir chegar nas frequências mais altas), tava conversando com um colega, e tem uma galera com raiva por causa disso.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, jerfesonguerreiro disse:

Além disso, notei  que o tipo de memória indicado no site da Intel fala em DDR4-2666 isso indica a frequência máxima ou mínima da memória RAM que o processador suporta? Nesse caso eu teria uma memória de 3200mhz, mas estou trabalhando apenas com 2666mhz ?

Ignore esse número da Intel, esse valor apenas serve para propósitos de acionar a garantia; o processador roda muito bem com o valor padrão de 2133, assim como é quase certeza que vá rodar bem acima do "máximo" de 2666.

Quanto a qual valor está rodando no seu PC, isso depende do que você configurou na placa-mãe. Se habilitou o XMP, provavelmente está rodando no perfil do pente de 3200. 

27 minutos atrás, jerfesonguerreiro disse:

Pena que a intel não garanta essa questão da frequência (de conseguir chegar nas frequências mais altas)

Ela não "garante", mas na prática você consegue sim frequências muito maiores. Na real que o pente e a placa-mãe que vão ser o fator limitante, o processador só vai começar a chiar e passar a ser o problema próximo da casa dos 4500~5000mhz.

28 minutos atrás, jerfesonguerreiro disse:

tava conversando com um colega, e tem uma galera com raiva por causa disso.

Que... quem são essas pessoas?? Tudo bem reclamar pela Intel não permitir overclock na RAM em placas não Z (coisa que ela mudou na última geração, por sinal), mas reclamar porque não garante frequência mais alta é muito mimimi.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...