Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, fiz a aquisição de um Ryzen 5 3600 junto a uma B550M-HDV e montei a alguns dias. Desde o primeiro momento venho acompanhando alguns comportamentos estranhos no meu processador, apesar de estar funcionando normalmente tenho medo de causar muito estresse nele e acabar diminuindo sua vida útil.

Primeiramente é sobre o memory boost que vem por padrão nesse processador, onde ele varia entre 3.6Mhz e 4.2Mhz, o problema é que ele nunca fica minimamente estavel, mesmo o computador parado ele esta sempre variando entre 3.5 a 4.2 rapidamente (as vezes em menos de 1 segundo).

O segundo problema é a temperatura dele que varia em questão de 2 segundos até 10°, indo entre 68° a 78° rapidamente, o que acredito que seja referente a essa instabilidade no clock da memória.

E por terceiro é a tensão, ao abrir o CPU-Z percebi que o VCore do processador esta a 2.5 chegando a 2.8 sendo que antes de comprar, e até agora eu vejo pessoas falando que o padrão é algo em torno de 1.15 a 1.20 (com overclock)....

Poderiam me dizer se esse comportamento é normal, e se não for, se é perigoso para o processador?

Sem título.png

Postado

Esse processador tem o clock de 3.6GHz e com max boost chega até 4.2GHz.

No seu caso não tem com o que se preocupar com a frequencia, é normal para esse tipo de processador. você só deve considerar a perda de vida util se ele passar dos 4.3GHz pra frente, algo possivel com overclock.

Agora quanto a vCore... ele realmente está bem acima do considerado aceitável. a questão é se isso é um problema de VRM da placa-mãe ou simplesmente uma configuração da BIOS.

No meu caso eu deixaria assim mesmo já que o PC funciona perfeitamente, mas se quiser um conforto melhor sobre isso sugiro que entre na BIOS pra checar as voltagens.

Postado
2 horas atrás, Sevy disse:

Primeiramente é sobre o memory boost que vem por padrão nesse processador, onde ele varia entre 3.6Mhz e 4.2Mhz, o problema é que ele nunca fica minimamente estavel, mesmo o computador parado ele esta sempre variando entre 3.5 a 4.2 rapidamente (as vezes em menos de 1 segundo).

"Memory Boost"... não sei de onde você tirou isso.

Mas com relação à frequência, é normal que varie. Quando alguma coisa precisa ser feita, o processador sobe o clock para te dar desempenho, e quando ele nota que não há o que fazer, ele baixa para economizar energia. Isso é perfeitamente normal.

O segundo problema é a temperatura dele que varia em questão de 2 segundos até 10°, indo entre 68° a 78° rapidamente, o que acredito que seja referente a essa instabilidade no clock da memória.

O clock da memória é fixo. O do processador é variável, mas uma vez o que PC liga, a RAM fica sempre naquela frequência e ponto final.

Temperatura também é normal que varie: se tem carga, tem dissipação de energia, ou seja calor. É normal que a temperatura pule tanto. Só é meio estranho que esteja tão alta para começo de conversa... qual o seu cooler e gabiente?

E por terceiro é a tensão, ao abrir o CPU-Z percebi que o VCore do processador esta a 2.5 chegando a 2.8 sendo que antes de comprar, e até agora eu vejo pessoas falando que o padrão é algo em torno de 1.15 a 1.20 (com overclock)....

Isso é erro de leitura, o PC já teria explodido se estivesse nisso de verdade. Use a versão mais recente do HWInfo64 para ver esses valores.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!