Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos, estou com um problema, tem uns 3 dias quando fui trocar a pasta térmica do meu Ryzen 5 1600. Abri tudo normal, descarreguei estática, luvas e até aí ok, troquei a pasta, ao fechar acabei colocando um pouco de força no cooler para baixo, assim, forçando um pouco a placa-mãe, no momento deu uma leve empenada e com isso caiu um pouco de pasta na placa-mãe (a pasta não é condutiva). Após isso não ligou mais, apenas o LED ethernet fica ligado, mas a placa não dá sinal de vida. Fico muito grato pela ajuda de vocês, desde já.

- Testei a fonte em outro PC, está 100%

- ClearCMOS

- Ligar dando curto no Power direto na placa

- Liguei o cooler do ryzen em outra fonte e está 100%

- Tirei GPU, Mémoria, HD, SSD tentei ligar só o processador e nada. (também tentei ligar sem nada plugado e não deu vida)

- Testei o esquema do secador e nada, porém por apenas 1 minuto, mas irei tentar novamente esse metodo.

- Verifiquei os pinos da CPU estão intactos.

- Slot de ram está como novo.

- Já consultei a asus pelo email e veio aquela resposta ctrl+c e ctrl+v, desisti pois já está fora da garantia.

- Nenhum beep.

Acredito que rompi algum circuito ou encostei a placa na carcaça do gabinete, talvez um capacitor carregado, pois ela estava sem energia na hora da troca.

Outro detalhe foi que eu usei alcool 70 etilico, pode ter sido isso também.

Não tenho como testar o processador pois na minha cidade não tem ngm com uma placa am4, mas eu não acredito que seja ele o problema pois na A320 o cooler nem gira. :(

Comprei uma AsRock B450 Steel legend, infelizmente não tenho condição de comprar uma melhor no momento.

Não acredito que seja umidade pois tem uns 5 pacotes de silica no gabinete.

CONFIG: CX450, R5 1600, GTX1660, 2X8 DDR4 2400MHZ

Agradeço a atenção!!!

Postado
On 6/17/2021 at 10:50 AM, lUCCAS7 said:

Não acredito que seja umidade pois tem uns 5 pacotes de silica no gabinete.

Sílica gel no gabinete não serve para nada, pois só funciona para recipientes fechados que não tenham contato constante com o ar ambiente, ou seja, uma caixa ou gaveta que você só abre de vez em quando. O gabinete, além de ter contato com o ar desligado, quando ligado os coolers jogam ar dentro dele. Se o ar ambiente estiver úmido, não tem sílica gel que dê jeito. Você só pode ter certeza da situação do ar se tiver um higrômetro aí no seu ambiente para ver o % de umidade.

Mas tudo indica que se o PC estava funcionando antes, o problema aconteceu nessa troca de pasta térmica mesmo.

Acho que realmente, deve ter rompido algum circuito da placa com a força ou deixado encostar na parte metálica, provavelmente o problema é com a placa e não com o processador. Infelizmente não tem muito que fazer além de buscar uma assistência técnica de confiança, pois lá terão condições de testar as peças e confirmar que o dano está na placa-mãe, e quem sabe possam até consertá-la para você não ter de comprar outra.

Mas só por curiosidade: por que foi trocar a pasta térmica? Há quantos anos essa pasta estava lá? Tinha problemas com aquecimento?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...