Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

(Win Server 2019) Gravação/Leitura em arquivos de rede por protocolo SMB lentos


Posts recomendados

Olá! Boa tarde

Tudo certo? 

 

Tenho um Windows Server 2019 sendo utilizado como servidor de arquivos, o mesmo está apresentando lentidão na hora de ler e gravar de outras máquinas com pastas dele mapeadas na rede... O mesmo utiliza o protocolo SMB para efetuar esses 'shares', como descritivo na sessão de 'shares' do gerenciador de servers do Win 2019.

 

Os arquivos que apresentam esse problema são diversos - PDFs... Arquivos Office modelos 97-2003, arquivos do SolidWorks, e outros mais.

 

 

1. Testei o HARDWARE - HD, Placa de Rede, CPU, memória. Todos retornaram resultados bons e positivos... Sem problemas físicos.
2. Testei a rede: Conexão interna e externa desse servidor estão OK. Sem latência alta, abaixo de 30MS, sem perda de pacotes.

3. Testei usando somente a rede interna, para ver se era problema nos arquivos: Problema não ocorre.

4. Testei também os MESMOS arquivos EM OUTRO sistema operacional em produção IDENTICO - Mesma versão, e mesma BUILD! O problema não ocorreu.

 

Esse problema só está acontecendo NESSE SERVER em específico e eu não tenho ideia do que fazer 😭

Será que alguém já passou por isso ou tem alguma luz no fim do túnel pra me dar?

 

Muito obrigado... 😀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai haver lentidao de qualquer jeito se forem milhares de arquivos muito pequenos (acho que é um gargalo que ocorre no SMB quando tem muitas conexões tcp/ip em aberto). E para agravar, talvez o server esteja limitando conexões por ip. você tambem precisa lembrar que algumas implementacoes SMB limitam os arquivos a 4G.

 

Sempre que posso troco SMB por NFS. É mais rápido e estavel. Faça o mesmo se puder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!