Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa... então há um tempo meu PC começou a fazer um barulho de Superaquecimento mesmo estando em uma temperatura baixa, agora mesmo ele parece que está sofrendo para fazer os cooler rodar.

Dai eu pensando que era poeira eu abri o cooler do Processador mas estava com pouca poeira e depois eu abri o lugar onde fica a pasta térmica mas eu não troquei a pasta, apenas abri o local onde fica a pasta térmica e fechei depois de ver que não tinha poeira... Será se dá algum problema eu ter aberto só para ver se a pasta térmica estava boa e depois fechado? 

Processador é um Ryzen 5 3500x ( meu PC tem 2 ventoinhas mas o PC continua fazendo barulho de Superaquecimento) 

Postado

Baixe o programar HWMonitor e monitore as temperaturas de todos os componentes. Pode ser a GPU, estava com esse problema há alguns dias atrás, ou até mesmo outros componentes. Manda uma print do HWMonitor aberto pra verificar as voltagens e as temperaturas de todos os componentes do PC.

E sobre a remoção do cooler para verificar a poeira, se você fez isso corretamente não tem problema algum.

Além do mais, o que seria esse barulho de superaquecimento? É o buzzer da placa-mãe, alarme de algum programa? Ou é só a velocidade do cooler aumentando?

Se for o cooler aumentando você pode usar aquele programa o SpeedFan para deixar a velocidade dele mais baixa e menos barulhento, mas recomendo você fazer isso com cuidado.

• Curtir 1
Postado

@AllanSann  Está tudo normal, aparentemente.

Talvez a placa-mãe esteja mandando muita tensão para o seu cooler ou ele aumenta a velocidade quando o processador chega a um certo pico de temperatura. Por exemplo, ele já chegou há 80ºC.

A pasta térmica estava seca? Se sim recomendo que troque e coloque uma pasta térmica de boa condutividade.

Baixe o SpeedFan para diminuir um pouco a velocidade do cooler (Mas não exagere):

Procure o cooler do processador (Esse que está entorno de 2495~2566 RPM) e vai diminuindo a velocidade aos poucos até não fazer muito barulho.

image.png.df37571476551831e93d2596d0b0bb51.png

Fique fiscalizando as temperaturas

O Ryzen 5 3500x pode chegar até 95ºC se não me engano.

Qualquer coisa volte a velocidade anterior.

Postado
Em 27/06/2021 às 13:56, AllanSann disse:

Opa... então há um tempo meu PC começou a fazer um barulho de Superaquecimento mesmo estando em uma temperatura baixa, agora mesmo ele parece que está sofrendo para fazer os cooler rodar.

Dai eu pensando que era poeira eu abri o cooler do Processador mas estava com pouca poeira e depois eu abri o lugar onde fica a pasta térmica mas eu não troquei a pasta, apenas abri o local onde fica a pasta térmica e fechei depois de ver que não tinha poeira... Será se dá algum problema eu ter aberto só para ver se a pasta térmica estava boa e depois fechado? 

Processador é um Ryzen 5 3500x ( meu PC tem 2 ventoinhas mas o PC continua fazendo barulho de Superaquecimento) 

Esse barulho não é de "superaquecimento", é ade alta rotação do cooler, e isso pode não ter relação direta com temperatura.

Verifique antes de mais nada se a fan está conectada no plug correto da placa-mãe normalmente nomeado como CPU-FAN.
Caso sim, verifique na BIOS qual perfil de rotação está selecionado, pode ser que tenha mudado para o perfil de alto desempenho o que vai manter a fan sempre em rotação máxima, se for esse o caso basta selecionar outro perfil (Balanceado por exemplo) ou mesmo criar um perfil manualmente conforme a sua necessidade.

Se estiver tudo ok, tente resetar a BIOS da placa-mãe, pode ter ocorrido algum bug e o gerenciamento de energia esteja incorreto ou mesmo os sensores de temperatura, se de tudo não resolver, tente atualizar a BIOS da placa.

Em 27/06/2021 às 23:34, AllanSann disse:

@Mad-Massa sabe alguma pasta termica boa ?

Pasta térmica de alta condutividade só vai fazer diferença na temperatura quando usada em coolers com alto poder de dissipação térmica, em conjunto com um cooler box a única coisa que vai mudar é o tempo de troca da pasta, eu particularmente não acho um investimento válido, qualquer pasta de silicone já atende bem, e nesse caso custa menos de 10 reais.

Postado

@AllanSann  Atualização de BIOS só deve ser feita quando algum fator na nova versão for realmente resolver o seu problema. Caso o contrário a maioria das fabricantes não recomenda a atualização. Qual o modelo da sua placa-mãe mesmo?

Postado

@AllanSann

Vá no CMD e digite

wmic BIOS get smbiosbiosversion

Dessa forma:

image.png.9b21795fc50b658b04b74ef0ae172ab9.png

E veja embaixo de SMBIOSBIOSVersion a versão atual da sua BIOS.

A ultima versão de BIOS da sua placa-mãe é a 6.20 de 8 de Setembro de 2020.

image.thumb.png.6666ead5d0107b96a229311203897c3b.png

Postado

@AllanSann Ok, está só com duas versões abaixo.

Se você sentir segurança para atualizar, é você quem sabe. Mas não vejo a necessidade. Na minha opinião a melhor coisa a ser feita é cuidar da refrigeração do gabinete. Trocar o cooler box principalmente já que as temperaturas ainda estão altas, creio que um Gammaxx já ajudaria você a resolver seu problema. E também tente organizar os cabos para que a circulação fique melhor.

Postado

@AllanSann  Desculpe por não ter respondido antes, estava com alguns problemas para resolver!

Olha, CPU em temperatura alta diminui o desempenho pois ele atua com os clocks baixo, além de que com o tempo pode vir a danificar o componente. O recomendado mesmo pra esse processador que pode ser naturalmente quente é trocar o cooler por um melhor. Aconselho você evitar jogar até investir em um cooler bom mais pra frente.

No caso você pode estar jogando jogos que não deixem ele em temperatura muito alta.

Não sei se você já ouviu falar do MSI Afterburner. Usa ele pra poder fiscalizar o desempenho e temperatura da CPU enquanto joga pra ver quais jogos podem ser rodados por enquanto.

Postado

@Mad-Massa Eu estou jogando com uma temperatura de 75/80 graus no processador e 70 graus na placa de video... será se ele aguenta até setembro ? 

é por la que vou comprar o novo cooler 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!