Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal do fórum, tudo certo?

Sou novo por aqui, então se tiver postado no lugar errado me avisem, por favor shuasuahsa.

Estou montando um PC novo, já que estou com a minha build desde 2013, e queria a opinião de vocês sobre as conclusões que cheguei até agora.

Toda sugestão é bem vinda!

CONFIG ATUAL (2013):

placa-mãe - Gigabyte H81M-S2PV

Processador - Intel I-5 4670 3.4 GHz

RAM - 16Gb DDR3 1600 MHz

GPU - GTX 760 2Gb GDDR5

Fonte - Corsair CX500 (500w)

Armazenamendo - HDD 500 Gb

Apesar de ter 8 anos de uso, o PC nunca me deu nenhum problema e até hoje da um caldo nos joguinhos.

CONFIG PRETENDIDA:

placa-mãe - ASUS Prime B450M Gaming/BR com soquete AM4

Processador - Ryzen 5 2600 3.4 GHz

RAM - 16 Gb DDR4 2666 MHz

GPU - GTX 960 4Gb GDDR5

Fonte - Não sei mas vou comprar no Brasil.

Armazenamento - SSD Adata 240 Gb + HDD de 500Gb a 1 Tb, não decidi ainda.

Observação:

A princípio eu ia adquirir um daqueles processadores de servidor Xeon + placa-mãe chinesa, só que essa build quase não suportaria upgrades, uma vez que o soquete LGA2011-3 está morto já faz um tempo. Em contrapartida, a placa-mãe com AM4 me permitiria fazer upgrade pra qualquer Ryzen mais parrudo, inclusive os R9. Sei que essa opção é mais cara, mas a possibilidade de manter a build e fazer upgrades vale a pena para mim.

Dúvidas:

1) A RAM que eu vou comprar é usada tem aquele chip ECC, pois foi feita pra uso em servidores. Tem algum problema de compatibilidade com algum dos outros componentes que listei?

2) Aproveitando a deixa, alguem consegue identificar alguma incompatibilidade na build? Pesquisei antes de montar mas como quase não tenho experiência, fico com receio de alguma coisa ter passado despercebida.

3) Acham melhor uma fonte de 500w ou já compro uma de 600w+, tendo em vista que pretendo fazer upgrades no futuro?

4) Em comparação com esse kit Xeon, qual vocês acham que está valendo mais a pena?

Agradeço desde já pela ajuda e peço desculpas se postei no lugar errado.

Postado

Recomendo uma fonte de 500W

A questão do SSD, já está ótimo, pois o SSD é apenas para o sistema e alguns programas importantes, qual é necessário que tenha o carregamento rápido.
Já o HD, recomendo de 1TB, mas isso vai depender do que você faz, o que utiliza, quantos jogos, arquivos e programas. eu uso de 1TB, pois eu tenho muitos jogos e arquivos, qual se eu tivesse um HD de 500TB, ele já estaria lotado.

• Solução
Postado

@lotexiu

1 minuto atrás, lotexiu disse:

usar uma GTX que é da nvdia numa ryzen, que é da amd??

Amigo, haverá compatibilidade sim...

@T4Gamer

1. A respeito da ram, não sei lhe informar se haverá problema de compatibilidade, mas por via das duvidas, não recomendaria comprar...

entre o 2600 eu pegava o 1600af que é um mais barato e investia no PC como todo...

Pegava 16gb memoria ram com altas frequências 3000mhz+

2.Tirando a ram, todo o sistema está compatível...

3.Pode optar por uma fonte de 550w da XPG, ou entao uma Super flower com essas, aguentam até uma RTX 2080 https://www.kabum.com.br/produto/114268/fonte-xpg-pylon-550w-80-plus-bronze /// https://www.terabyteshop.com.br/produto/17903/fonte-super-flower-legion-hx-650w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-650p14xehx?gclid=EAIaIQobChMIxpD8nc7T8QIV4R-tBh1r3QQTEAQYByABEgJRqPD_BwE /// https://www.terabyteshop.com.br/produto/15874/fonte-super-flower-650w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-650f14hg?gclid=EAIaIQobChMIxpD8nc7T8QIV4R-tBh1r3QQTEAQYASABEgKCW_D_BwE

4. Se o orçamento realmente for curto, este vale mais a pena...se pode gastar mais, recomendo a que está fazendo

Postado

@lotexiu

29 minutos atrás, lotexiu disse:

acredito que não ira da certo, pois voce esta querendo usar uma GTX que é da nvdia numa ryzen, que é da amd??
se me lembro bem, não haverá compatibilidade. Confira se sua placa-mãe e o processador tem compatibilidade com placas de video NVIDIA.
Recomendo uma fonte de 500W

A questão do SSD, já está ótimo, pois o SSD é apenas para o sistema e alguns programas importantes, qual é necessário que tenha o carregamento rápido.
Já o HD, recomendo de 1TB, mas isso vai depender do que você faz, o que utiliza, quantos jogos, arquivos e programas. eu uso de 1TB, pois eu tenho muitos jogos e arquivos, qual se eu tivesse um HD de 500TB, ele já estaria lotado.

obrigado pela resposta! Vou pehar um HD DE 1 Tb mesmo, o que eu tenho de 500Gb vive lotado. Quanto a compatibilidade entre a MB-CPU-GPU, o @Vinicius Gracco já esclareceu a situação!

@Vinicius Gracco

18 minutos atrás, Vinicius Gracco disse:

@lotexiu

Amigo, haverá compatibilidade sim...

@T4Gamer

1. A respeito da ram, não sei lhe informar se haverá problema de compatibilidade, mas por via das duvidas, não recomendaria comprar...

entre o 2600 eu pegava o 1600af que é um mais barato e investia no PC como todo...

Pegava 16gb memoria ram com altas frequências 3000mhz+

2.Tirando a ram, todo o sistema está compatível...

3.Pode optar por uma fonte de 550w da XPG, ou entao uma Super flower com essas, aguentam até uma RTX 2080 https://www.kabum.com.br/produto/114268/fonte-xpg-pylon-550w-80-plus-bronze /// https://www.terabyteshop.com.br/produto/17903/fonte-super-flower-legion-hx-650w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-650p14xehx?gclid=EAIaIQobChMIxpD8nc7T8QIV4R-tBh1r3QQTEAQYByABEgJRqPD_BwE /// https://www.terabyteshop.com.br/produto/15874/fonte-super-flower-650w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-650f14hg?gclid=EAIaIQobChMIxpD8nc7T8QIV4R-tBh1r3QQTEAQYASABEgKCW_D_BwE

4. Se o orçamento realmente for curto, este vale mais a pena...se pode gastar mais, recomendo a que está fazendo

Tinha visto de pegar o 1600 af à princípio, mas o valor entre de um 1600 a f no Brasil é maior que esse 2600 usado. Não localizei vendedores confiáveis de 1600 usados no Ali Express.

Quanto a RAM, vou aderir a sua sugestão e reservar um orçamento maior pra aumentar a frequência.

Por enquanto pretendo continuar com essa build que estou fazendo, já que os kit Xeon estão numa plataforma morta, que não suporta upgrades.

Mt obrigado pelas dicas!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!