Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal. Estou com um problema bastante peculiar e específico

Estou prestando assistência em um notebook Positivo Motion Q (Esse aqui da foto do anexo). O objetivo era formata-lo, porém, o a memória interna dele está com algum defeito: não é possível realizar escrita de nenhuma forma. Nem um único byte em nenhum setor se quer. Então tiver a ideia de instalar o sistema operacional dentro de um cartão SD. Seria uma solução perfeita, sem ter um pendrive trambolho atrapalhando a movimentação e sem risco de retira-lo com o notebook ainda funcionando. Porém, o notebook não reconhece o Cartão na BIOS para dar boot

Posteriormente, consegui iniciar o computador pelo shell EFI, onde eu pude fazer alguns testes e tentar encontrar a imagem de inicialização do meu sistema dentro do SD e iniciar manualmente, e não foi surpresa nenhuma perceber que o Firmware do notebook não reconhece a mídia. Creio que o suporte ao cartão SD seja possível apenas possível através de drivers instalados no sistema operacional

Dada essa situação, qual seria a melhor maneira de prosseguir?

Tive a ideia maluca de utilizar um script criado para rodar dentro do shell EFI, para ser possível carregar um bootloader e um kernel (provavelmente Linux, da mesma forma que é feito com o initrd) na memória RAM, assim seria possível utilizar ele para o notebook reconhecer o Cartão SD e iniciar o sistema operacional. Mas o problema é: como eu poderia fazer isso, se não há formas de manter essas informações dentro da memória interna do notebook

Existe alguma jeito de salvar alguma coisa ou script dentro do Firmware (BIOS) do notebook ou algo do tipo? Existe alguma outra solução para esse problema?

desde já agradeço pela ajuda  💻

positivo.jpg

Postado

Acho que seria interessante fazer isso com um sistema como o Raspberry que é usado via Cartão SD mesmo, pois não vi ainda iniciar um sistema além disso, até por quê eu mesmo não consegui utilizar o Cartão SD para formatar, para colocar sistema nem nada, pois as placas não reconheciam ele como uma unidade bootável para mim.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel Grechuk perda de tempo, o cartão SD tem uma velocidade de leitura e de escrita muito lentas, alem disso a velocidade de busca dele é lenta tb.

Se ele tiver usb 3.0 você pode instalar um case com um usb e usar o hasleo wintousb, fica bom.

Postado

@Gabriel Grechuk não tem outro jeito, pro note ficar usável vai ter que usar com a bolsa de colostomia pendurada.

Usar com cartão de memória não é viável, vai dar uma trabalheira e o cliente ainda vai ficar reclamando que ficou lento.

Outra que o cartão de memória não foi feito pra ser usado assim, vai estragar com pouco tempo.

Eu nem pego mais positivo pra fazer manutenção porque é tudo porcaria, só da incomodação, o cliente compra porcaria e depois acha que a culpa é de quem fez o serviço.

Postado

[RESOLVIDO]

Finalmente consegui resolver o problema do positivo sem necessidade de usar o cartão de memoria

O problema estava numa configuração na BIOS que impedia o computador de escrever na memória interna

Pra resolver é um seguinte. Entra na BIOS e navega:

Chipset > South Bridge > LPSS & SCC Configuration > eMMC Write Protect 
Muda de [Enabled] para [Disabled]
Salva e reinicia

E já pode formatar o notebook normalmente

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...