Ir ao conteúdo

Choque em contato com partes elétricas do gabinete.

Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, sou novo por aqui, mas gostaria de tirar uma dúvida com vocês, é o seguinte: Montei um PC pra mim e ao ligá-lo na tomada percebi aqueles famosos "choques" quando se trisca nas partes metálicas e nas USBs, aqui onde eu moro foi construído a quase 20 anos atrás, ou seja, acredito que essas tomadas não possuem o aterramento, o PC está ligado em um filtro de linha da Clamper, comprei justamente por questão de segurança. O filtro de linha está ligado em uma tomada, que originalmente era padrão dois pinos - pois como eu disse, aqui é "antigo - quando comprei o filtro de linha mandei que a tomada fosse trocada e coloquei a nova tripolar, pelo fato do filtro de linha ser três pinos, e o PC vai ligado no filtro de linha, a tomada do PC também é tripolar. Já me sugeriram trocar as fases da tomada e algumas outras coisas. O que vocês me sugerem pra acabar com isso, tenho receio de que acabe danificando algum componente na minha máquina

• Solução
Postado
13 minutos atrás, S. Iglesias disse:

O que vocês me sugerem pra acabar com isso, tenho receio de que acabe danificando algum componente na minha máquina

pra esses choques na carcaça do gabinete, o certo é fazer aterramento.. ai o problema acaba

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@S. Iglesias Verifique se os fios da tomada está invertido, fase no lugar no neutro.

E é bom fazer Aterramento na tomada onde usa o PC.

Certo amigo, vou fazer a checagem, obrigado!

32 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

pra esses choques na carcaça do gabinete, o certo é fazer aterramento.. ai o problema acaba

Obrigado!

• Curtir 1
Postado

@S. Iglesias Com o terra para cima e a tomada de frente pra você o fase fica do lado direito e o neutro do lado esquerdo.

Postado
16 horas atrás, S. Iglesias disse:

Boa noite pessoal, sou novo por aqui, mas gostaria de tirar uma dúvida com vocês, é o seguinte: Montei um PC pra mim e ao ligá-lo na tomada percebi aqueles famosos "choques" quando se trisca nas partes metálicas e nas USBs, aqui onde eu moro foi construído a quase 20 anos atrás, ou seja, acredito que essas tomadas não possuem o aterramento, o PC está ligado em um filtro de linha da Clamper, comprei justamente por questão de segurança. O filtro de linha está ligado em uma tomada, que originalmente era padrão dois pinos - pois como eu disse, aqui é "antigo - quando comprei o filtro de linha mandei que a tomada fosse trocada e coloquei a nova tripolar, pelo fato do filtro de linha ser três pinos, e o PC vai ligado no filtro de linha, a tomada do PC também é tripolar. Já me sugeriram trocar as fases da tomada e algumas outras coisas. O que vocês me sugerem pra acabar com isso, tenho receio de que acabe danificando algum componente na minha máquina

Não tem o que fazer. Ou você faz um aterramento TN-C-S se for possível ou deixa o gabinete isolado com borracha grossa na parte de baixo

O correto seria fazer um bom TN-S com fio de cobre 50mm² no anel do edificio e chamar um engenheiro para certificar da equipotencializacao e do uso do IDR. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...