Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Clock da minha placa de vídeo começou a mudar sozinho em jogos mais pesados


Posts recomendados

Olá, bem eu gostaria de saber se da pra deixar o core clock assim, como está na imagem anexa, sem se importar com a tensão/tensão, pois a minha placa de vídeo sempre operou a 1395mhz, acontece que agora quando abro jogos mais pesados ela pula para 1875 MHz.

Isso começou a acontecer quando baixei o gpu tweak II e não consegui restaurar para o padrão que é 1395 da placa, se alguém souber como restaurar o padrão seria melhor.

E agora me parece que está sendo usado mais do processador também nos jogos

a placa é uma RTX 2060 6gb, OC, TUF gaming da ASUS

image.png.1b2aaeff0993de6c2fa3229ab15ef58f.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O clock boost dessa placa é de 1740MHz, segundo a ASUS, o clock base é de 1365MHz. Na maioria das situações a placa vai operar bem acima do clock base, a menos que a placa esteja esquentando demais, aí ele vai reduzir. Não é nenhum problema atingir 1875MHz, pode ser que você fez um overclock ou a placa trabalha assim mesmo, pois alguns modelos até passam o valor de boost especificado. O uso da CPU acompanha o desempenho do jogo, completamente normal. Mais FPS = mais uso da CPU. Provavelmente você nunca jogou com o desempenho normal da sua placa antes, por isso está achando estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O clock boost dessa placa é de 1740MHz, segundo a ASUS, o clock base é de 1365MHz. Na maioria das situações a placa vai operar bem acima do clock base, a menos que a placa esteja esquentando demais, aí ele vai reduzir. Não é nenhum problema atingir 1875MHz, pode ser que você fez um overclock ou a placa trabalha assim mesmo, pois alguns modelos até passam o valor de boost especificado. O uso da CPU acompanha o desempenho do jogo, completamente normal. Mais FPS = mais uso da CPU. Provavelmente você nunca jogou com o desempenho normal da sua placa antes, por isso está achando estranho.

cara, está usando mais do processador e tirando fps, pelo menos no red dead

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, oldrem disse:

UM I5 10400f, HD 2 tb, fonte corsair vs600, e 1 SSD NVMe tuf

 

E quanto da memória RAM? O i5 10400F consegue rodar RDD2 com uma boa margem acima dos 60 FPS quando combinado com pelo menos 16GB de RAM em dual-channel. Quais são as temperaturas do seu processador e placa de vídeo durante o jogo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho 8 gb de ram single chanel a 2666mhz, por conta de que o processador suporta isso, mas ela é de 3000, fica sim a uma boa margem, mas em saint denis pena um pouco, bate até 45 fps no minimo, o que antes não fazia.

procesasdor por volta de 70 ºc e placa entre 75 ºc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, oldrem disse:

Eu tenho 8 gb de ram single chanel a 2666mhz, por conta de que o processador suporta isso, mas ela é de 3000, fica sim a uma boa margem, mas em saint denis pena um pouco, bate até 45 fps no minimo, o que antes não fazia.

procesasdor por volta de 70 ºc e placa entre 75 ºc

8GB quase não roda jogos atuais, e em single channel é pior. Veja esse vídeo comparando 1x8GB vs 2x4GB com um Core i7 8700K a 4.5GHz. Para minha surpresa o jogo aparentemente rodou sem stutter, mas deu muita diferença de FPS médio:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu ja estou planejando comprar uma, quando baixar o preço, mas a questão é que antes não recordo de isso acontecer.

Mas eu queria saber se deixar aquele clock em 1395 MHz o tempo todo ta de boa, só n sei se vai funcionar, ou saber como voltar pro clock base da placa sem usar o programa.

novideo dual channel usou menos do processador tmb

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, oldrem disse:

Sim, eu ja estou planejando comprar uma, quando baixar o preço, mas a questão é que antes não recordo de isso acontecer.

Mas eu queria saber se deixar aquele clock em 1395 MHz o tempo todo ta de boa, só n sei se vai funcionar, ou saber como voltar pro clock base da placa sem usar o programa.

novideo dual channel usou menos do processador tmb

 

 

Não sei se existe forma oficial de desativar o boost da placa, mas você pode dar uma mexida no GPU Tweak e ver o que encontra. É até estranho sua placa não ter funcionado com boost antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sua frequência está normal. Esta placa em modelos não-referência chega a atingir uns 1935mhz em boost.

 

Antes talvez algo estava limitando ela, ou jogava algum jogo que não chegava a usar 100% dela. 

 

Outra possibilidade é que você tenha também alterado a BIOS da placa de vídeo em algum switch físico. Geralmente essas placas tem modo OC e Silent. Verifique se a sua tem esse mecanismo, pois, possa ser que você esteja usando agora o modo OC.

 

Se você está com gargalo, recomendo limitar o fps do game.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!