Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos, espero que estejam bem!

Tenho um notebook caidinho coitado, que penso em fazer um pequeno upgrade para manter usando ainda um tempo.

Atualmente ele roda com SSD 240gb, 2x2gb de ram DDR3, e um AMD A4 3305m. Processador e ram são os gargalos atuais no uso que estou dando.

Tenho a oportunidade de por 2x4gb de ram, o que acredito dar um belo gás a mais, já que constantemente nos 4gb fica em 70%+ de uso. No caso do processador, tenho a oportunidade de 2 modelos, porém ainda não sei como definir qual usar.

Tentei seguir um padrão de tdp (35w) e soquete (fs1), embora não saiba se seria o ideal. Os modelos seriam:

A8-3520m, A10-4600m.

Aqui estão links EXEMPLOS para facilitar buscar informações:

A8-3520m: LINK 1LINK 2

1.6-2.5ghz, quad core, 4mb cache, radeon 6620g, fs1, 35w

A10-4600m:link 1Link 2

2.3-3.2ghz, quad core, 4mb cache, radeon 7660g, fs1r2, 35w

Lembrando que estou saindo de um a4-3305m (LINK, 1.9-2.5ghz, 1mb de cache, dual core, radeon 6480g), tenho consciência de que hoje em dia esses processadores estão LOOOOOONGE de ser lançamento ou última tecnologia, porém a situação financeira não me permite um notebook mais moderno, o máximo seria "modernizar" o meu.

Fico tentado a comprar esse a10, mas acredito que puramente números não seja o ideal para analisar, então conto com a opinião e conhecimento de todos aqui do fórum. Obrigado!

Postado

@lithium_ion obviamente o a10 é superior, tanto em cpu quanto em gpu, mas a maior diferença entra os dois tá na gpu (coisa de 40-50%, enquanto em questão de processador é só uns 10-15%). E esses 20 reais de diferença não são nada. então claro que é melhor pegar o a10, e obviamente na hora da troca dá uma bela geral nos coolers internos, poe uma pasta termica decente e arruma os thermal pads, pra não ter problema de super aquecimento.

Tu não vai achar benchmarks comparativos em vídeos pra comprar essas apus. Pra mim o melhor lugar pra ti tirar uma noção é no cpu user benchmark. Ele pega resultados de benchmarks feitos por usuários e poe os dados no site. 
https://gpu.userbenchmark.com/Compare/AMD-Radeon-HD-6620G-vs-AMD-Radeon-HD-7660G/m8118vsm8022

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/AMD-A8-3520M-APU-vs-AMD-A10-4600M-APU/m6369vsm1051

Por exemplo, mostra ali que o a10 é 11% melhor no geral, então, é uma média, vai ter coisas que não vai ter diferença nenhuma, vai ter coisas que você vai ter um aumento de bem mais que 11%. Serve o mesmo pra GPU. Mas, se todos os números são superiores, dentro de uma mesma linha, quer dizer que é melhor hehehe

• Amei 1
Postado

Pelo que já vi desses modelos, o A10 é melhor mesmo, APU mais potente principalmente, sendo capaz de rodar GTA V a 30 quadros (não me recordo a configuração), já o A8 mal conseguiu segurar 15-18 FPS, em questão a processamento, o clock base é maior, procurei os 2 no site da própria AMD, e não encontrei, mas imagino que o A10 seja superior.

• Amei 1
Postado

@Paulo Ricardo Lauxen Sobre o aquecimento, é até uma preocupação mesmo, levando em conta ser notebook. Jogando um minecraftzinho de leve, no mais básico possível, esse A4 original do meu fixava 75 graus a 100% de uso de tudo, acredito que é até uma temperatura boa levando em conta o esforço tremendo.

@Please21 Cara rodar gta V pra mim seria mais que bom.. Parece piada, mas eu só queria um minecraft mesmo kkkkkk. Uso para trabalhos da faculdade, simulação de modelagem do solid works por exemplo, nada muito além.

Agora a pergunta que fica é: Certeza que são compatíveis? Funcionaria no meu notebook? Basta ver tdp e soquete mesmo? Meu medo é comprar e não servir, e ter toda a burocracia.

Postado

@lithium_ion Eu não sei sobre o seu notebook. Você teria que abrir ele e ver, se o processador for soldado, tem que levar num cara que sabe mexer com isso, vai sair caro, e pode dar errado. Se ele for removível, então é possível o upgrade. Sobre temperatura, como eu disse. Uma geral no coolers, pasta térmica decente, e termalpads novos, devem resolver. Lembra sempre de deixar a parte de trás dele (onde fica o cpu) levantado, parece besteira, mas ajuda muito na temperatura, por dar acesso ao uma circula de ar muito melhor por baixo dele..

• Amei 1
Postado

@Paulo Ricardo Lauxen Soldado não, é o soquete fs1, com o amd a4 3305m removivel, que inclusive já troquei pasta e etc.

Não consigo postar a foto, mas tem até o pininho que gira para destravar o soquete, pique PC mesmo.

No catálogo eu vi que o a10 é fs1r2, e o a8 e a4 fs1. Não entendo bem, isso faz diferença?

edit:

Encontrei alguns anúncios escrito "fs1 (fs1r2)", começo suspeitar ser a mesma coisa.

No início desse site: https://www.cpu-world.com/Related_CPUs/Socket FS1 _FS1r2__Piledriver.html

Droga, acabou com minha alegria:

https://forums.tomshardware.com/threads/fs1-socket-compatible-with-fs1r2.1815784/

Não são compatíveis aparentemente.

Postado

@lithium_ion Ah, verdade, não me atentei a  isso. Não, não vai ser compatível, seu notebook só é compatível com a4 a6 a8 linha 3xxx, a4, a6,a8,a10 4xxx são outra geração. O mais ***** que tu consegue é o a8 3550x

2 minutos atrás, Paulo Ricardo Lauxen disse:

@lithium_ion Ah, verdade, não me atentei a  isso. Não, não vai ser compatível, seu notebook só é compatível com a4 a6 a8 linha 3xxx, a4, a6,a8,a10 4xxx são outra geração. O mais ***** que tu consegue é o a8 3550x

Porém esse 3550x ou mesmo o 3530x, que seriam os melhores, aparentemente não existem a venda. Então acredito que o máximo seja o a8 3520

Porém o upgrade ainda vai ser considerável, e de novo, o upgrade maior vem na GPU. Mas pra um notebook antigo, acho que com + RAM, mais esse upgrade de processador, mais a manutenção da temperatura, vai dar um fôlego a mais.

• Triste 1
Postado

Pior que acabou com toda minha graça, já estava felizão que ia comprar o A10 kkkkkkkkkkk, aaa velho fiquei triste, mas é o jeito. 2x4gb junto com o a8-3520m, é o que me resta a fazer.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...