Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera!

acabou de chegar meu Ryzen 5600X e logo fui instalar ele no PC. logo após instalar ele usando o cooler box e pasta que vem nele, liguei o PC e estava usando na BIOS e foi uns 2min até perceber que estava desligada a cpu fan e logo fui ligar, posso ter danificado ele? Ou desgastado a vida útil dele? 

Postado

@Kioshi Iquegami Nada, ele só dá uma esquentada e se esquentar demais o PC desliga pra esfriar. O PC nem chega a a dar boot, ele trava na inicialização justamente por não tem cooler. Fica tranquilo. Dá problema nenhum, a não ser que você desative a proteção na BIOS, ponha o cabo do cooler na placa-mãe mas não encaixe ele em cima do processador, ai ele vai ligar e esquentar até torrar e explodir, mas você provavelmente não faria isso.

@Kioshi Iquegami Mas o certo era ter desligado pra fazer a conexão, mas se não explodiu na hora, não explode mais!

Postado

@Kioshi Iquegami Capaz, nem deve ter dado tempo de ele esquentar, até por que se tivesse chegado no limite ele teria desligado sozinho. Um processador desses pra chegar no limite da temperatura tem que deixar ligado sem ação por alguns minutinhos, ou fazer alguma coisa no PC. E mesmo que chegue no limite, uma ou outra vez, não vai realmente estragar,  a não ser que você desative as proteções e deixe torrar. você tá é neurótico heuahea

Postado
agora, Paulo Ricardo Lauxen disse:

@Kioshi Iquegami Capaz, nem deve ter dado tempo de ele esquentar, até por que se tivesse chegado no limite ele teria desligado sozinho. Um processador desses pra chegar no limite da temperatura tem que deixar ligado sem ação por alguns minutinhos, ou fazer alguma coisa no PC. E mesmo que chegue no limite, uma ou outra vez, não vai realmente estragar,  a não ser que você desative as proteções e deixe torrar.

Eu nem sei mexer, bom como eu nunca mexi nessas proteções, é óbvio que estariam ligadas né?

Postado

@Kioshi Iquegami Sim, com certeza estão ligadas, até onde eu sei, nem tem opção pra desativar, tem que modificar a BIOS da placa-mãe. Pode ficar tranquilo. Seu processador ainda vai durar no mínimo 10 anos desde que pelo menos 1 vez por ano você limpe a pasta térmica seca e passe uma nova de qualidade. Não precisa ser neurótico, teu computador vai te dar vários avisos antes que realmente aconteça algo.

@Kioshi Iquegami A prova disso é que tem gente em 2021 que ainda tá usando computador de 2007-2008 sem nem fazer manutenção direito. Se tem uma coisa que dura muito, nos hardwares, é o processador. Você raramente vai ver algo do tipo "processador queimou" e nesses casos é alguém que deu conta de derramar agua em cima

Postado

@Paulo Ricardo Lauxen muito obrigado pela ajuda! Como percebeu sou leigo com tudo isso é por causa disso eu fiquei com medo de ter prejudicado ele em algo.. o processador acabou de chegar kkkkkk, nessa ********** que fiz deve ter torrado um pouco da pasta térmica…

eu não entendi o que você disse aqui

”ponha o cabo do cooler na placa-mãe mas não encaixe ele em cima do processador, ai ele vai ligar e esquentar até torrar e explodir, mas você provavelmente não faria isso.” poderia explicar?

Postado

4 horas atrás, Paulo Ricardo Lauxen disse:

@Kioshi Iquegami não torrou pasta térmica não, fica tranquilo. Algumas placas mães tem sensores que o PC não liga se o cooler não tiver conectado na placa-mãe, então você pode conectar o cabo na placa-mãe, mas deixar o cooler pra fora, o PC vai ligar, vai esquentar até o maximo e desligar por proteção.

muito obrigado pela ajuda! entao posso ficar 100% tranquilo?

Postado
30 minutos atrás, Paulo Ricardo Lauxen disse:

@Kioshi Iquegami manda mensagem no privado daqui mesmo. A temperatura máxima que ele chega antes de desligar é 95ª, se o seu tiver na média de 50-70º é normal. Se tiver passando dos 80. Melhor por um air cooler mais parrudo.

Mas entao, ontem estava uns 27°C na minha cidade e eu liguei o PC e deixei a aba aberta do cs go e ele bateu uns 79°C no max..

depois liguei o ar condicionado do quarto e abri o programa novamente e abri o cs go e joguei por 10 minutos e tive min de 56ºC e Maxima de 77ºC e media de 61º... o que me diz?

Postado

@Kioshi Iquegami Ta na média, mas se tiver neurótico, e inclusive é até bom pra melhorar a vida útil, você pode pegar um cooler mais parrudo do que o padrão da AMD. Mas tipo, 61 graus de média é uma temperatura bem boa... Não precisa se preocupar com isso. Quando você abre o jogo ele da um pico de temperatura, ai o sistema reconhece que está aumentando e o cooler começa funcionar mais rápido,  e ele esfria. É normal.

Postado
1 minuto atrás, Paulo Ricardo Lauxen disse:

@Kioshi Iquegami Ta na média, mas se tiver neurótico, e inclusive é até bom pra melhorar a vida útil, você pode pegar um cooler mais parrudo do que o padrão da AMD.

me diz um Bom pra segurar ele

agora, Paulo Ricardo Lauxen disse:

@Kioshi Iquegami Clock dele tá em quanto?

quando abro o gerenciador ele ta 3.60 e sem uso dele do nada vai para 4.6 e oscila as vezes

Postado
3 minutos atrás, Paulo Ricardo Lauxen disse:

@Kioshi Iquegami Depende de quanto você quer gastar. Mas qualquer cooler de marca como Gammax, rise mode, coolermaster etc etc, marcas conhecidas, acima de 100 reais, vão ser melhores. Mas o cooler da amd é bem eficiente e 61 de média tá ótimo.

@Kioshi Iquegami É normal, ele fica em 3.6, 3.7, e vai de boost até 4.6. é isso mesmo.

Me diz um na media de 300 reais

Postado

@Kioshi Iquegami Eu não manjo muito de air cooler, teria que você abrir um tópico pedindo recomendação sobre isso. Mas eu sou fan da rise mode, e eles tem esse que é lindo e ótimo https://www.lojarisemode.com.br/air-cooler/air-cooler-gamer-winter-black-argb

eu utilizo um rise mode g800, que é um mais modesto. 

mas 300 reais acho que sai até um water cooler. Então repito, recomendo abrir um tópico sobre isso se tiver interesse. Inclusive a rise mode tem uns waters coolers legais na faixa de 260 reais. Mas ai tem que saber instalar e bla bla bla

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...