Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal

tenho uma dúvida que está a me deixar sem saber o que fazer : Comprei pelo mercadolivre uma plaquinha de 100w com o 2sc5200 e 2sa1943 , com a premissa segundo vendedor de que a mesma trabalha tranquilamente com os 60v simetricos retificados , mas minha dúvida é que o bicho esquenta muito entregando cerca de 30w , eu os prendi no dissipador com um pedaço de aluminio grosso que pega o par e os pressiona contra o dissipador e é nessa área que mais esta quente em cima deste pedaço grosso que vai em cima do transistor aliado é claro com o dissipador de 15cm que ele esta , o que pode ser ?

E me respondam foi uma péssima ideia ao invés de prender os transistores independentemende eu usar uma barra de aluminio grossa para prender os dois de uma vez , devo deixar bem claro que eles estão bem mas bem pressionados contra o dissipador :

Então em resumo minha dúvida é , devo retirar esta barra de cima dos dissipadores por estar sei lá prejudicando ? estão tão bem fixos
Ou a tensão de trabalho 60v é que o faz esquentar ...
sei lá estou aceitando conselhos , o som toca bem sem distorções nem nada de errado só fica bem quente em cima dos transistores no ferro

• Curtir 1
Postado
Em 19/08/2021 às 03:34, Marcilio Anjos disse:

Bom dia pessoal

tenho uma dúvida que está a me deixar sem saber o que fazer : Comprei pelo mercadolivre uma plaquinha de 100w com o 2sc5200 e 2sa1943 , com a premissa segundo vendedor de que a mesma trabalha tranquilamente com os 60v simetricos retificados , mas minha dúvida é que o bicho esquenta muito entregando cerca de 30w , eu os prendi no dissipador com um pedaço de aluminio grosso que pega o par e os pressiona contra o dissipador e é nessa área que mais esta quente em cima deste pedaço grosso que vai em cima do transistor aliado é claro com o dissipador de 15cm que ele esta , o que pode ser ?

E me respondam foi uma péssima ideia ao invés de prender os transistores independentemende eu usar uma barra de aluminio grossa para prender os dois de uma vez , devo deixar bem claro que eles estão bem mas bem pressionados contra o dissipador :

Então em resumo minha dúvida é , devo retirar esta barra de cima dos dissipadores por estar sei lá prejudicando ? estão tão bem fixos
Ou a tensão de trabalho 60v é que o faz esquentar ...
sei lá estou aceitando conselhos , o som toca bem sem distorções nem nada de errado só fica bem quente em cima dos transistores no ferro

Teria ver qual o valor em Ohms do alto falante que você está usando e qual a resistência mínima de saída do seu modulo. Pode não estar acontecendo o casamento de impedância

• Curtir 1
Postado
Em 26/08/2021 às 13:59, Venancio Miranda disse:

Teria ver qual o valor em Ohms do alto falante que você está usando e qual a resistência mínima de saída do seu modulo. Pode não estar acontecendo o casamento de impedância

Olá venancio , então meu amigo o vendedor me garantiu que o amplificador trabalha bem com 58v a 4 ohms ...
Mas desde a dúvida postada investiguei onde minhas dúvidas estavam, e descobri que de fato a utilização de barras de alumínio para prender os transistores ao dissipador principal , causam sim um aquecimento focal , onde o calor se concentra muito rápido e ali se mantém se dissipando lentamente o calor para o ar , retirei estes e no lugar prendi com parafusos e arruelas os transistores no dissipador e agora eles se mantêm frios esquentando somente em 80w mas agora em algo muito mais tolerável e esfriando muito rapidamente a qualquer pausa  rápida da musica

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...