Ir ao conteúdo

Computador não montado vem como PC ou peças na nota fiscal da Pichau?

Ir à solução Resolvido por Mataman,

Posts recomendados

Postado

Olá amigos do fórum, estou criando este tópico com duvida na seguinte questão:

Fui contemplado na minha escola com um auxílio eletrônico, no qual as regras são de comprar um PC, proibido comprar usado, e não pode usar o valor pra reparo ou compra de peças. (Ao efetuar a compra, preciso anexar a nota fiscal ao sistema pra confirmar que comprei de fato um equipamento)

Estive acompanhando na Pichau computadores Ryzen, pois tenho uma b450m steel legend, e as placas mães que vem nas configs sempre são básicas.

Fiquei de olho nesse PC aqui, no valor de 3.201,84, porém ele não vem montado, e ai que fica minha dúvida, se eu comprar esse PC que não vem montado, na nota fiscal é declarado como computador, ou peça de computador? :

https://www.pichau.com.br/computador-pichau-home-amd-Ryzen-5-5600g-8gb-DDR4-SSD-120gb?gclid=CjwKCAjwyIKJBhBPEiwAu7zll7nxZaAw_-yohxgkwKez7e1OE4DJ3d_pgWEWF_F072sdiPEcJ9w-6hoCtu4QAvD_BwE

Esse mesmo PC, sendo montado e com SSD de 240gb, com valor 600 reais mais caro:

https://www.pichau.com.br/computador-mancer-gamer-frey-amd-Ryzen-5-5600g-8gb-DDR4-SSD-240gb?gclid=CjwKCAjwyIKJBhBPEiwAu7zll7gcVagRKuZ66tdMCyXmu2oy_o_STpqEvYhl_RRxcslBArzt67OADhoCz44QAvD_BwE

Alguém aqui já comprou na Pichau? Pra esclarecer as dúvidas a respeito da declaração do conteúdo!! Desde já grato!!

se vocês tiverem recomendação de PC's com Ryzen de vídeo integrado, será de grande assistência pra me ajudar a comprar o PC!!! Tava olhando aqui, não acho mais PC com Ryzen 3 3200g ou 5 3400g, saíram de mercado? 

Postado

Meu jovem, por mais que eu não seja contador, como advogado empresarial posso te afirmar que a intenção da empresa é vender, e para fins fiscais não importa muito a descrição do produto que constar na nota fiscal.

O que você deve fazer é ligar para a pichau, explicar a situação, e pedir para eles escrevem na nota fiscal as palavras "computador completo montado". Simples, resolvido.

Aproveita, e pede um desconto, por ser estudante, provavel que vai ganhar.

Espero ter ajudado, bom final de semana.

• Curtir 1
  • 3 meses depois...
Postado

Do meu ponto de vista e entendimento, posso estar muito errado ou enganado. mas era o motivo que fazíamos em uma loja em que trabalhava

A Pichau descreve peça por peças, acredito ser devido a controle de estoque, declaração de compra e venda entre outros fatores, pois ela não compra um computador e sim várias peças diferente e monta um "combo". Ter que cadastrar ou ter um sistema que vá criar ou identificar um computador com diferentes partes é mais complicado/difícil/custoso e pode dar problema com a receita e outro órgãos.
Outra questão é a garantia, Se der problema em algum componente do computador e na nota estiver descrito somente computador, você deverá enviar o computador inteiro para garantia, se as peças estiverem descritas individualmente, você pode enviar somente a peça defeituosa para a garantia.

A Kabum, se não me engano, tem algumas máquinas montadas e que na nota vem descrito como computador X config. WYZ. 

Mas não custa nada entrar em contato com a pichau ou Kabum e ver a possibilidade de descrever como um único item na nota ou verificar as regras desse auxilio que você conseguiu. As vezes os órgãos fiscalizadores cobram as coisas sem conhecer 100% das regras e possibilidades do contrato

Postado
59 minutos atrás, Samuel Perini disse:

Se der problema em algum componente do computador e na nota estiver descrito somente computador, você deverá enviar o computador inteiro para garantia, se as peças estiverem descritas individualmente, você pode enviar somente a peça defeituosa para a garantia.

Exatamente.  É feito dessa forma para ter a garantia, após o fim da garantia da loja, como o cliente irá provar para o fabricante...   até tem como, mas dá muito pano pra manga então pra facilitar é feito a emissão das peças separadas.

@Carlos Felipe Santana Vem descrito como peças pois tudo é feito por um sistema ERP onde são cadastrados todos os produtos da empresa, ao emitir  nota fiscal irá ser selecionando o pedido vindo do site, e no pedido já puxa as peças separadas cadastradas no sistema que vão compor o kit "produto computador x" por questões de estoque e por questões de estatística, para a própria empresa. Até mesmo para separação de pedido para o envio para deixar o mais claro possível a quem está montando o seu pacote para não cometer erros e lhe enviar um produto diferente.   Aí entra toda uma questão de funcionários e tudo mais que fazem a separação das peças pra montar, então pra evitar problemas assim[que com certeza ja teve], acabam fazendo desta maneira.

Se você precisa que venha descrito como X ou Y então deve entrar em contato com a empresa e solicitar que a emissão da nota contenha a descrição necessária. 

Aí eles irão lhe dizer se dentro do protocolo dela estabelecido é possível fazer essa regalia para você ou não. 

Mas querer que venha na nota específico para seu caso sem antes consultar a empresa é impossível de afirmar qualquer coisa, por que cada empresa tem um método para executar seus serviços, e os operadores seguem a risca, até mesmo porque não tem como eles adivinharem a situação do cliente não é mesmo...

Isso vale não só pra pichau, kabum ou terabyte mas sim pra qualquer tipo de empresa/loja de varejo que você venha a precisar de NFe com descrição específica pra sua situação.

Sobre os impostos, tem diferença de NCM de um computador para cada peça que lhe contém. o Ncm influencia no imposto, agora não sei lhe afirmar qual paga mais impostos mas é só pra lhe passar uma ideia de todo o Rolo e confusão juridica e contábil que é lidar com esse tipo de negócio, assim como todos os outros tipos de negócios pelo brasil a fora.

Postado

Minha recomendação é entrar em contato o quanto antes com a Pichau. Depois que "Virar" o mês, eles não conseguem mais cancelar a nota emitida.
De preferência, entrar em contato em até sete dias, pois se não resolverem, você "ameaça", de devolver o pc e receber o dinheiro de volta, conforme o Código de defesa do consumidor.

• 3 meses depois...
  • Solução
Postado

Resolução da situação final:

A nota fiscal declarada como item a item tem custo de ICMS Estadual menor que uma NF declarada como computador( *segundo a pichau!!*), liguei pra eles antes de efetuar a compra pra saber se declaravam a nota do jeito que eu queria e não faziam isso, pois o sistema deles é terceirizado e automático.

Terminou que comprei o pc, no Marketplace das americanas, vendido e entregue pela Pichau. Declarado como computador (e montado) Saiu por 3 mil reais na época e a configuração era até melhor que a do site oficial da Pichau: SSD de 256gb, gabinete komor e fonte 500w e já vinha montado.

Hoje em dia já está do meu jeito, troquei a memória RAM, placa-mãe e incrementei RGB e ventilação. 

Antes e depois:

20211015_125932.jpg

20220117_182954.jpg

Postado

Bom saber, feliz por você ter conseguido resolver.
Gostei de saber que no marketplace das americanas a Pichau vende mais barato que no próprio site, obrigado pela dica valiosa hehehe.

OBS: Você fez certo em colocar RGB, melhora muito o FPS para estudar CS GO. hahahah

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...