Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

B550m Bazooka + Sys_Fan, modo correto de conectar as Fans.


___T4z.

Posts recomendados

Prezados, boa noite!

 

Perguntas em vermelho!

 

Estou com uma dúvida referente a conexão das ventoinhas na placa-mãe, pois recentemente adquiri uma B550m Bazooka, achei a informação da corrente máxima (1 A) da entrada Sys_Fan(3-4 pin):

image.png.a4d046b2ca24b87c6d79ecf63bc3d376.png

 

Junto com as ==> 06 <=== ventoinhas Gammemax GMX-WFBK-BK, que por sua vez tem 0.12 ~0.03 A

image.png.7db15ef4a78d26f6e97f69bfa936fef0.png

 

 

Sendo que a placa-mãe só tem 3 Sys_Fan, para utilizar as 6 fans tive que adquirir um Hub Controlador Deepcool fh-04 para 4 Fans.

 

Pelo cálculo simples, 4 Fans no Hub, não sobrecarregaria a entrada na placa-mãe, correto?

 

Mas vi comentários sobre, e evitar colocar as 4 Fans no mesmo Sys_Fan, a opção seria comprar outro Hub se for o caso.

 

Vi que a ventoinha tem molex, a outra dúvida seria a seguinte, tenho que usar o Sys_Fan junto com o Molex, ou optar um ou outro?

 

No caso o Sys_Fan (3-4 pin), ele controla a rotação do da fans de acordo com a temperatura de referência (ex: cpu)?

 

Molex, deixa as ventoinhas em 100% sempre?

 

Obrigado Clube, por sempre sanar as minhas dúvidas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Pelo cálculo simples, 4 Fans no Hub, não sobrecarregaria a entrada na placa-mãe, correto?

Sim, eu utilizo 4 fans no FH-04, não tive nenhum problema.

 

Citação

Vi que a ventoinha tem molex, a outra dúvida seria a seguinte, tenho que usar o Sys_Fan junto com o Molex, ou optar um ou outro?

Molex você usa em caso de não poder conectar as fans na placa-mãe, é uma forma de alimentação alternativa, porém você não tem controle de velocidade, como você teria pela placa.

 

Citação

No caso o Sys_Fan (3-4 pin), ele controla a rotação do da fans de acordo com a temperatura de referência (ex: cpu)?

O referencial de temperatura é você quem configura, a placa-mãe tem diversos sensores.

 

Citação

Molex, deixa as ventoinhas em 100% sempre?

Sim.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Muito obrigado Guilherme, pela agilidade e atenção !

 

Só para ver se ficou claro (para não fazer m), então tenho que optar por Sys_Fan (3-4 Pin) ou Molex, nunca os dois juntos?

 

Por ser Fan de 3 pin, tenho que utilizar somente o modo DC?

 

Novamente, muito obrigado e tenha uma excelente semana.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@___T4z. Arredondando a corrente das fans para 0.15A, você poderia utilizar 6 fans no mesmo conector. Não vejo nenhum problema em utilizar 4 deles.

3 minutos atrás, ___T4z. disse:

 

Só para ver se ficou claro (para não fazer m), então tenho que optar por Sys_Fan (3-4 Pin) ou Molex, nunca os dois juntos?

 

Um ou outro, né.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ___T4z. disse:

Só para ver se ficou claro (para não fazer m), então tenho que optar por Sys_Fan (3-4 Pin) ou Molex, nunca os dois juntos?

Sim, isso mesmo. Se você ligar os dois juntos pode acabar tendo problemas.

 

2 minutos atrás, ___T4z. disse:

Por ser Fan de 3 pin, tenho que utilizar somente o modo DC?

Exato. O sinal PWM é exclusivo para fans de 4 pinos, sendo GND, Vcc, sensor de velocidade e sinal PWM. Quando você controla por DC, existe uma variação no Vcc, quando você controla via PWM, a tensão Vcc é fixa em 12V a variação é feita internamente pela ventoinha por meio do sinal PWM enviado a partir da placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!