Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, boa noite!

Perguntas em vermelho!

Estou com uma dúvida referente a conexão das ventoinhas na placa-mãe, pois recentemente adquiri uma B550m Bazooka, achei a informação da corrente máxima (1 A) da entrada Sys_Fan(3-4 pin):

image.png.a4d046b2ca24b87c6d79ecf63bc3d376.png

Junto com as ==> 06 <=== ventoinhas Gammemax GMX-WFBK-BK, que por sua vez tem 0.12 ~0.03 A

image.png.7db15ef4a78d26f6e97f69bfa936fef0.png

Sendo que a placa-mãe só tem 3 Sys_Fan, para utilizar as 6 fans tive que adquirir um Hub Controlador Deepcool fh-04 para 4 Fans.

Pelo cálculo simples, 4 Fans no Hub, não sobrecarregaria a entrada na placa-mãe, correto?

Mas vi comentários sobre, e evitar colocar as 4 Fans no mesmo Sys_Fan, a opção seria comprar outro Hub se for o caso.

Vi que a ventoinha tem molex, a outra dúvida seria a seguinte, tenho que usar o Sys_Fan junto com o Molex, ou optar um ou outro?

No caso o Sys_Fan (3-4 pin), ele controla a rotação do da fans de acordo com a temperatura de referência (ex: cpu)?

Molex, deixa as ventoinhas em 100% sempre?

Obrigado Clube, por sempre sanar as minhas dúvidas!

Postado
Citação

Pelo cálculo simples, 4 Fans no Hub, não sobrecarregaria a entrada na placa-mãe, correto?

Sim, eu utilizo 4 fans no FH-04, não tive nenhum problema.

Citação

Vi que a ventoinha tem molex, a outra dúvida seria a seguinte, tenho que usar o Sys_Fan junto com o Molex, ou optar um ou outro?

Molex você usa em caso de não poder conectar as fans na placa-mãe, é uma forma de alimentação alternativa, porém você não tem controle de velocidade, como você teria pela placa.

Citação

No caso o Sys_Fan (3-4 pin), ele controla a rotação do da fans de acordo com a temperatura de referência (ex: cpu)?

O referencial de temperatura é você quem configura, a placa-mãe tem diversos sensores.

Citação

Molex, deixa as ventoinhas em 100% sempre?

Sim.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB Muito obrigado Guilherme, pela agilidade e atenção !

Só para ver se ficou claro (para não fazer m), então tenho que optar por Sys_Fan (3-4 Pin) ou Molex, nunca os dois juntos?

Por ser Fan de 3 pin, tenho que utilizar somente o modo DC?

Novamente, muito obrigado e tenha uma excelente semana.

• Membro VIP
Postado

@___T4z. Arredondando a corrente das fans para 0.15A, você poderia utilizar 6 fans no mesmo conector. Não vejo nenhum problema em utilizar 4 deles.

3 minutos atrás, ___T4z. disse:

Só para ver se ficou claro (para não fazer m), então tenho que optar por Sys_Fan (3-4 Pin) ou Molex, nunca os dois juntos?

Um ou outro, né.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, ___T4z. disse:

Sim, isso mesmo. Se você ligar os dois juntos pode acabar tendo problemas.

2 minutos atrás, ___T4z. disse:

Por ser Fan de 3 pin, tenho que utilizar somente o modo DC?

Exato. O sinal PWM é exclusivo para fans de 4 pinos, sendo GND, Vcc, sensor de velocidade e sinal PWM. Quando você controla por DC, existe uma variação no Vcc, quando você controla via PWM, a tensão Vcc é fixa em 12V a variação é feita internamente pela ventoinha por meio do sinal PWM enviado a partir da placa-mãe.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!