Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações a todos,

pessoal segue minha configuração e gostaria de ajuda com minha situação de "Overclock" (entre aspas porque não esta dando certo mesmo).

Processador: Core I7-4790k

Memoria: 24gb (2x8gb (uma SK Hynix e outra Kingstom 1333MHz e 2x4gb HyperX 1333MHz)

placa-mãe: Z97M-Plus/BR

Water Cooler: Rise Mode Galaxy Z240 de 240mm

Placa de Vídeo: RTX 3060 ti ASUS TUF Gamming

Fonte: Cooler Master 650w

Gabinete Corsair SPEC Delta com 3 Fans na frente e um atrás além dos 2 fans na parte superior do radiador do Water Cooler

HD/SSD: HD 500 gb WD , HD 1TB Seagate e SSD 720 GB Kingspec 

WIndows 10 64bits

O que acontece é que em se eu não mexer em nada na BIOS e deixar em stok  meu PC trava ao chegar  em fullLoad e 4.4Ghz, mesmo que a temperatura não passe dos 70º, então resolvi ajustar o clock manualmente pois já havia descartado problema em qualquer outra peça, e eis o que ocorre, meu PC só para de travar se eu colocar ele em 4.2 GHz com tensão de 1.180v ou mais porém se eu faço isso ele bate os 80º quando jogo, se eu baixar a tensão ou aumentar o clock ele trava, isso é sinal de defeito no processador? comprei ele usado desde que comprei venho tendo esse congelamento, sei que não são as outras peças porque troquei absolutamente tudo até chegar nessa configuração manual do clock, como nunca fiz overclock queria saber os riscos de operar com esse processador nessa config, e se alguém tem alguma ideia de como melhorar a temperatura ou o funcionamento . 

Postado

Estranho isto, estou achando a tensão baixa. Normalmente vejo i7 trabalhando acima de 1.2v. Tente manter o clock em stock e subir um pouco a tensão pra ver se para de travar. 

31 minutos atrás, Razielluminus disse:

se eu baixar a tensão ou aumentar o clock ele trava, isso é sinal de defeito no processador?

Não, aumento de frequência deve ser acompanhando de aumento de tensão. 

Sobre a temperatura, o ideal seria ficar abaixo de 80. Seu WC está bom? A bomba está ok? Não conheço este modelo específico, então não posso opinar sobre a eficiência dele. 

Postado

Vou testar o que sugeriu, quanto ao WC é bem novo deve ter uns 3 meses que comprei, a bomba tem vibração normal de ligada e no primeiro uso fez uns barulhos de bolha então acho que está operando ok, na BIOS inclusive aparece com rotação máxima. Volto para trazer os resultados.

Postado

Estou de volta,

Testei no stok e só começa a estabilizar com tensão a partir de 1.300v o que faz com que a temperatura chegue a 100º em uso, novamente se eu mexer na tensão a única configuração estável abaixo de 80º ou no máximo essa temperatura é com a config que passei a temperatura ambiente aqui 28º mas acho que vou deixar assim e me programar para trocar a CPU, acha que vai dar problema continuar usando o PC e tendo essa temperatura quando jogo?  abaixo as configurações que testei:

Atual

Core clock - 4.2Ghz

Vcore- 1.180

temp. 80º jogando 55º media

Estável

Core clock - Auto

Vcore- 1.300

temp. 100º jogando 68º media

Instável

Core clock - Auto

Vcore- 1.290

temp. 90º jogando 60º media

Estável

Core clock - 4.3 GHz

Vcore- 1.290

temp. 100º jogando 70º media

Instável

Core clock - 4.3 GHz

Vcore- 1.280

temp. 80º jogando(última temperatura antes de travar) 50º media

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!