Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

fala galera beleza? uma dúvida posso estressar gpu+todo sistema para um teste de estabilidade por algumas horas? sem ter problemas? ou faço separado os testes?

Postado

Testar tudo junto tem duas funções, verificar a estabilidade da fonte e a temperatura máxima atingida pelo sistema. Em ambos os casos, não é necessário mais do que 30 minutos ~ 1 hora. Recomendo que não "estresse" os dispositivos de armazenamento (HDs e SSDs) porque o consumo e calor extra que vão gerar é pouco significativo, mas o desgaste deles, por outro lado, é considerável.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, FringsBR disse:

@GuilhermeGB @Shaman93 quais programas vcs me indicam? aida? 

Depende. O AIDA64 Extreme geralmente é uma boa opção para testar o processador simulando um uso mais realista. Também dá pra estressar GPU, mas geralmente eu utilizo o FurMark pra isso. O Prime95 no modo SmallFFT seria bom pra testar estabilidade de overclock no processador, pois ele já simula um uso totalmente acima de uma condição normal, então pode esperar temperaturas bastante elevadas.

Postado
5 minutos atrás, FringsBR disse:

@GuilhermeGB vou usar o aida para as memorias e cpu, e o furmark para a gpu, posso jogar os prints aqui? porque ontem o PC deu uma reiniciada esquisita, q desconfiei de algo...

O que você precisa verificar são as temperaturas da placa de vídeo e do processador. Se a temperatura do processador passar de 100ºC, o computador reinicia automaticamente. Se sua fonte não aguentar a carga também, o PC vai desligar sozinho também, mas os aplicativos não devem registrar nada que seja útil, nesse caso.

Postado

@GuilhermeGB eu tenho uma noção de hardware e tal, mas não de tensões e essa paradas, meu processador Ryzen 5 1600(e um cooler que segura bem a temp), e gpu gtx1650super são bem resfriados até porque conta do meu gabinete, tenho 6 fans, o que estranhei o PC do nada congelou as fans da gpu aumentaram a rotação e o monitor desligou.. ah pra não esquecer minha fonte é uma evga 450br +80 plus bronze, minha placa-mãe é uma b450m ds3h v1, segura um Ryzen 5 5600x tranquilo, uma construção mediana, digamos q mid-end..

WhatsApp Image 2021-09-12 at 21.50.46.jpeg

Postado
3 minutos atrás, FringsBR disse:

@GuilhermeGB eu tenho uma noção de hardware e tal, mas não de tensões e essa paradas, meu processador Ryzen 5 1600(e um cooler que segura bem a temp), e gpu gtx1650super são bem resfriados até porque conta do meu gabinete, tenho 6 fans, o que estranhei o PC do nada congelou as fans da gpu aumentaram a rotação e o monitor desligou.. ah pra não esquecer minha fonte é uma evga 450br +80 plus bronze, minha placa-mãe é uma b450m ds3h v1, segura um Ryzen 5 5600x tranquilo, uma construção mediana, digamos q mid-end..

WhatsApp Image 2021-09-12 at 21.50.46.jpeg

Quanto tempo de uso tem sua fonte?

Postado

@GuilhermeGB percebi somente ontem cara, já joguei, já estressei antigamente, e quando ocorreu foi assistindo uma live, PC sem stress algum, em jogo pelo o contrário funciona super bem, nunca me deu dor de cabeça..

Postado
3 minutos atrás, FringsBR disse:

@GuilhermeGB percebi somente ontem cara, já joguei, já estressei antigamente, e quando ocorreu foi assistindo uma live, PC sem stress algum, em jogo pelo o contrário funciona super bem, nunca me deu dor de cabeça..

Não podemos descartar a chance de ser apenas um bug do Windows, afinal o Windows 10 tem disso. Pode fazer alguns testes de estresse aí por descargo de consciência, se não der nada, vai ter que esperar pra ver se acontece de novo.

Postado
2 minutos atrás, FringsBR disse:

@GuilhermeGB olha man uns 30 min rodando no aida, não vi nada demais, o que tu acha?

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Screenshot_4.png

Screenshot_5.png

Screenshot_6.png

Screenshot_7.png

Screenshot_8.png

Parece tudo certinho, temperaturas OK, clocks estáveis, as tensões da fonte também estão dentro de valores seguros. Não vejo nenhum problema aparente.

Postado

@GuilhermeGB Ai guilherme fiz um stress de 30min +o-, fiz um print no início do teste, ao decorrer do stress os clocks abaixaram, acredito q seja normal, também n vi nada de estranho o que tu acha mano?             

Screenshot_4.png

Screenshot_5.png

Screenshot_6.png

Screenshot_7.png

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

WhatsApp Image 2021-10-12 at 11.30.30.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!