Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Por favor, se possível, gostaria de um auxílio de vocês para ter uma ideia de como dar um upgrade no meu pczim, pois entendo beeeem pouco hehe. Infelizmente estou tendo alguns problemas de desempenho (drops de FPS) em jogos como lol (bem simples, mas ainda assim cai), TW3, etc e não sei como resolver 😕

Pensando nisso, pensei em um upgrade para rodar os jogos atuais e futuros em HIGH/ULTRA no meu monitor 1080p.

Segue configuração atual:

ASUS PRIME A320M-K/BR (última att da BIOS em 06/2019)
AMD Ryzen 3 3200G
RX 570 4gb
16GB RAM (1x8 Crucial Ballistix LT Sport 2400mhz + 1x8 HyperX Fury 2400mhz) > Frequência DRAM 1330MHz
Fonte Gamemax GM500
Monitor 27GL650F - 27" 1080p

A ideia, a princípio seria trocar CPU e GPU para:

Ryzen 5 5600X (ou 5 3600X, os preços estão meio parecidos, to pendendo pela 5600X pela aparente economia de energia e maior desempenho)

RTX 3060 12GB (E aqui vão modelos mais simples como ZOTAC, porque esses preços estão embaçados... também pretendo pegar só na black fraude, então talvez tenha algo melhor hehe)

Gostaria da opinião de vcs se essa seria uma troca válida para meus propósitos acima e também se é possível levar a config nessa placa-mãe e quais seriam os gargalos possíveis de utilizar essas peças numa MB de entrada como a A320M-K. 

Imagino a frequência das memórias RAM seja meio baixa para a config, mas não sei o quanto vai afetar também, mas se for usável, quem sabe no futuro pego algumas de frequência maior hehe

Fiz alguns cálculos naqueles sites para ver se a fonte aguenta e aparentemente dá, mas a opinião de vcs também conta nesse caso

Obrigado pela paciência e suporte, amigos :)

Postado

@Tape Se for pegar tanto o 3600X quanto o 5600X vai ter que mudar de placa-mãe, A320 não suporta Ryzen 5000 e o 3600X exige de mais da placa e uma A320 não consegue suprir.

Teria que trocar a fonte também, já que a 3060 é uma placa que tem uns picos de energia doidos, outra coisa é que não acho a 3060 uma escolha boa, seria melhor ou juntar mais pra pegar a 3060 Ti ou pegar a 2060 (se o preço for bem menor).

No geral seria melhor focar em descobrir o problema do seu PC, não é normal dar esses drops com um jogo tão leve quanto o lol.

16 minutos atrás, Tape disse:

16GB RAM (1x8 Crucial Ballistix LT Sport 2400mhz + 1x8 HyperX Fury 2400mhz) > Frequência DRAM 1330MHz

Tem algo errado ai, se a frequência delas é 2400mhz deveria estar mostrando 1200mhz em aplicativos como o CPU-Z e recomendo que faça overclock nessas memorias para no mínimo 2666mhz (só pesquisar uns vídeos no youtube que aprende como fazer). 

Postado
15 minutos atrás, Tape disse:

ASUS PRIME A320M-K/BR

Sua placa só suporta até os Ryzen 3xxx, então se não for trocar a placa-mãe, iria no R5 3600.

Quanto a GPU, RTX 3060 ou RX 6600 que seria a opção AMD, seria um belo salto de desempenho,

Agora, antes de comprar, esses drops de FPS, em especial do LOL, está estranho. Veja se não está muito quente o processador ou a GPU nesses momentos.

Postado

Opa, primeiramente obrigado pelas respostas meus caros

52 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

Se for pegar tanto o 3600X quanto o 5600X vai ter que mudar de placa-mãe, A320 não suporta Ryzen 5000 e o 3600X exige de mais da placa e uma A320 não consegue suprir.

Qual você me recomendaria? B450?

52 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

Tem algo errado ai, se a frequência delas é 2400mhz deveria estar mostrando 1200mhz em aplicativos como o CPU-Z e recomendo que faça overclock nessas memorias para no mínimo 2666mhz (só pesquisar uns vídeos no youtube que aprende como fazer). 

Então, acho que eu fiz um OC nelas pra ficarem 2666, por isso o 1330mhz (eu acho hehe)

52 minutos atrás, dudaskank disse:

Sua placa só suporta até os Ryzen 3xxx, então se não for trocar a placa-mãe, iria no R5 3600.

Que tipo de problemas daria manter a A320 + O R5 3600X? Perda de desempenho, esquentar demais?

53 minutos atrás, dudaskank disse:

Agora, antes de comprar, esses drops de FPS, em especial do LOL, está estranho. Veja se não está muito quente o processador ou a GPU nesses momentos.

Eu fiz o teste aqui em uma partida e a CPU manteve média de uns 60º, com pico de 78 e poucos e GPU com média de 49º com picos de 66º. O que você acha?

Postado
4 minutos atrás, Tape disse:

Qual você me recomendaria? B450?

@Tape Uma B450 DS3H seria o mínimo, mas como eu disse isso ta estranho era pra ter um desempenho bem melhor ai.

5 minutos atrás, Tape disse:

Que tipo de problemas daria manter a A320 + O R5 3600X? Perda de desempenho, esquentar demais?

VRM da placa não aguenta, na real até um 3600 normal pode ser de mais pra ela se o gabinete não for bem ventilado.

Mas voltando, não acho que precisa fazer upgrade ai (a não ser que realmente queira jogar jogos pesados no ultra), uma 570 com o 3200G são mais que o suficiente para rodar jogos atuais em 1080p médio/alto.

Por isso acredito que tenha alguma coisa estranha ai, então peço que responda essas perguntas:

Atualizou os drivers? Se sim por onde?

Qual o uso de GPU/CPU durante os jogos? (use o MSI afterburner para monitorar, existem vários vídeos ensinando como usar)

Isso acontece em todo jogo ou é somente em jogos específicos? Que tipo de configuração gráfica você usa?

Uma pergunta meio boba mas onde está colocando o cabo de vídeo? Na placa-mãe ou na Placa de vídeo?

Postado

eu pegaria o A520M DS3H + Ryzen 5600x. Sai quase o mesmo preço de um Ryzen 3600x e como já falaram ali em cima teria que trocar a MB de qualquer jeito.

A520M DS3H sai por 559 e o Ryzen 5600x na faixa de 1.799.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!