Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Código VBA que baixa e faz upload de planilha no Google Drive


Posts recomendados

Pessoal, seguinte:

Tenho um arquivo Gerenciador.xlsb, que estará nas máquinas de diversos usuários. Tenho um Banco de dados, só na minha máquina (BD CFarma.slsx). A interação funciona perfeitamente, um botão no formulário atualiza o gerenciador puxando dados de todas as abas do BD, outro botão atualiza o BD com novos cadastros ou edição dos campos, vai nas abas, linhas e colunas exatas e altera os dados no BD.
Agora, quero colocar o Banco de dados no Google Drive, de modo que todos usuários do gerenciador, de suas casas, possam editar o BD.
Tentei fazer direto, consegui uma vez, depois nunca mais achei os valores "entry" ex:

Dados = Dados & "&entry.2144037794=" & AFInicial.TBNomePaciente.Text

 

para adicionar valores direto na BD CFarma do Google Drive. Desisti por enquanto, vou levar muito tempo para aprender agora.

Por isso, preciso de um código que acesse a planilha BD CFarma no meu Google Drive, baixe ela na mesma pasta do gerenciador (ThisWorkbook.Path), nome:

BD CFarma.xlsx.

A partir daqui meu código faz as alterações perfeitamente, em poucos segundos, no BD CFarma.xlsx.

Depois, preciso substituir ou atualizar o BD CFarma no meu Google Drive com os dados do BD CFarma.xlsx do meu computador, que já foi atualizado. No fim, kill BD CFarma.xlsx.

Algumas dúvidas:
1- Hoje, estou usando minha conta no Google Drive. Devo criar um Gmail e uma conta específica para colocar o BD CFarma no drive, de modo que os outros usuários possam acessar essa mesma conta no drive? Ou não é necessário? Eles vão conseguir interagir com o BD CFarma no meu Google Drive sem estarem conectados à minha conta?

Desde já, obrigado por qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Basole.

 

O usuário não vai acessar o google drive nem baixar a pasta manualmente, nem inserir dados manualmente no arquivo BD, nem abrir o BD CFarma.xlsx, nem abrir o BD CFarma no google drive.

 

Baixar o BD CFarma do google drive no computador como BD CFarma.xlsx (em thisworkbook.path), bem como fazer o upload do BD CFarma.xlsx no google drive substituindo o BD CFarma que está lá, precisa ser automático através do botão do meu formulário.

 

São esses dois códigos que não consigo criar.

Todos usuários vão estar conectados à mesma conta no google drive, mesmo que este não esteja aberto.

 

Você sabe fazer ou conhece alguém que saiba? Deve ser simples, mas deve envolver linguagem HTML.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@topscore estou tentando entender, mas imagino que você e os demais usuários estão trabalhando com o Google drive na nuvem. 

Por isso da minha sugestão de todos instalarem drive nas respectivas máquinas, aí o acesso aos arquivos serão acesso simples de pastas-para- pasta e com uma rotina de sincronização em vba. 

Um problema neste caso é o delay de sincronização do drive local e a nuvem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/10/2021 às 13:18, topscore disse:

......Tentei fazer direto, consegui uma vez, depois nunca mais achei os valores "entry" ex:

Dados = Dados & "&entry.2144037794=" & AFInicial.TBNomePaciente.Text

 

 

Acho que está se refererindo a fazer uma "ponte" com google form para inserir os dados no google sheets a partir do Excel automaticamente.

 

Se for isso, no Chrome, no seu formulario do google, aperte a tecla F12 e pesquise por entry para encontar a referencia dos campos do formulario. Ou no canto direito, click nos 3 pontinhos e selecione Gerar Link Preeenchido Automaticamente. 

E em seguida preencha os campos com alguns dados para identifica-los, e click no botão Gerar Link, e copie o link gerado.   (Conf. animação, abaixo)

 

Get-PreFilled-Link-of-Google-Form.gif.6894ba8a32a2fd96efee68507db26a4f.gif

 

Dados = "entry.1665880485=" & WD.Cells(i, 1).Value          'Registro
Dados = Dados & "&entry.771607044=" & WD.Cells(i, 2).Value  'Nome Funcion.
Dados = Dados & "&entry.1773682474=" & WD.Cells(i, 3).Value 'Funcao
Dados = Dados & "&entry.1067223690=" & WD.Cells(i, 4).Value 'Setor

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...