Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade para Xeon E5-2620 V3 + X99 vale a pena?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Estou pensando em comprar um processador e uma placa-mãe nova, para melhorar um pouco o computador. 

Gostaria de saber se trocar esses componentes atuais por:

- Processador Intel® Xeon® E5-2620 v3

- placa-mãe X99

Valeria a pena? Ou é melhor gastar um pouco mais e comprar algo ainda melhor? Se sim, poderia dar alguma sugestão?

Usei o site "cpubenchmark.com" para ver ao menos o processador e vi que ele tem uma eficiência mais que dobrada; por um preço super acessível.

 

Tenho uma placa de vídeo GTX 1050 Ti também! Pensando em comprar uma GTX 1650 SUPER a posterior.

Obrigado desde de já!

Processador.jpg

Placa mãe.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O investimento em Xeon é viável, mas eu não vejo como boa escolha a longo prazo. Já são processadores com muitos anos de idade, eles ficam atrás de processadores básicos atuais em algumas características. A troca da GTX 1050 Ti pela GTX 1650 Super só valeria a pena se encontrasse uma usada custando por volta dos R$1.500 ou menos. Essa placa raramente é encontrada nova, e na maioria das vezes está na mesma faixa de preço que modelos mais potentes (como a GTX 1660 e a RTX 2060, por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O investimento em Xeon é viável, mas eu não vejo como boa escolha a longo prazo. Já são processadores com muitos anos de idade, eles ficam atrás de processadores básicos atuais em algumas características. A troca da GTX 1050 Ti pela GTX 1650 Super só valeria a pena se encontrasse uma usada custando por volta dos R$1.500 ou menos. Essa placa raramente é encontrada nova, e na maioria das vezes está na mesma faixa de preço que modelos mais potentes (como a GTX 1660 e a RTX 2060, por exemplo).

Então vale mais a pena comprar um outro processador (como também placa-mãe) mais atual? Não tenho estimativa de comprar um novo em pouco tempo. Uso PC principalmente para jogos então só melhoraria quando necessário mesmo; Sobre a placa, olhando rapidamente no Google o preço dela parece "bem razoável", vendendo a minha atual deixaria ela mais barata ainda. Porém, se o preço é bem similar talvez seja melhor guardar um pouco e comprar uma mais potente que dura mais tempo até! 

 

Agradeço pela resposta!!

GTX 1650.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@João Lucas Freire você está considerando produtos do Aliexpress, esqueceu que pode estar adquirindo placas usadas em mineração e em más condições de funcionamento. Os preços não estão nem um pouco interessantes para um produto com essa origem. Os preços que eu me refiro são com base apenas no mercado nacional.

 

O investimento em processadores atuais vale mais a pena, desde que você tenha condições de pagar o preço que estão custando. Não acho tão boa a ideia de investir na plataforma LGA 2011, pois você precisa adquirir as placas diretamente da China, que são placas originais (bastante) usadas ou placas novas paralelas modificadas a partir da plataforma LGA 1150. E por ser um produto sensível, ainda existe o risco de dano durante o transporte, também poder dar algum defeito durante o uso e você acabaria ficando na mão pela inviabilidade de acionar a suposta garantia.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@João Lucas Freire você está considerando produtos do Aliexpress, esqueceu que pode estar adquirindo placas usadas em mineração e em más condições de funcionamento. Os preços não estão nem um pouco interessantes para um produto com essa origem. Os preços que eu me refiro são com base apenas no mercado nacional.

 

O investimento em processadores atuais vale mais a pena, desde que você tenha condições de pagar o preço que estão custando. Não acho tão boa a ideia de investir na plataforma LGA 2011, pois você precisa adquirir as placas diretamente da China, que são placas originais (bastante) usadas ou placas novas paralelas modificadas a partir da plataforma LGA 1150. E por ser um produto sensível, ainda existe o risco de dano durante o transporte, também poder dar algum defeito durante o uso e você acabaria ficando na mão pela inviabilidade de acionar a suposta garantia.

Muitíssimo obrigado por esclarecer as coisas por aqui! Vou dar uma olhada em um orçamento mais preciso e ver no que dá para comprar atualmente, valeu mesmo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/10/2021 às 19:30, GuilhermeGB disse:

@João Lucas Freire você está considerando produtos do Aliexpress, esqueceu que pode estar adquirindo placas usadas em mineração e em más condições de funcionamento. Os preços não estão nem um pouco interessantes para um produto com essa origem. Os preços que eu me refiro são com base apenas no mercado nacional.

 

O investimento em processadores atuais vale mais a pena, desde que você tenha condições de pagar o preço que estão custando. Não acho tão boa a ideia de investir na plataforma LGA 2011, pois você precisa adquirir as placas diretamente da China, que são placas originais (bastante) usadas ou placas novas paralelas modificadas a partir da plataforma LGA 1150. E por ser um produto sensível, ainda existe o risco de dano durante o transporte, também poder dar algum defeito durante o uso e você acabaria ficando na mão pela inviabilidade de acionar a suposta garantia.

Oi de novo, boa noite! Desculpe incomodar
Gostaria de saber sua opinião sobre um Intel Core i5-9600KF @ 3.70GHz, vi que ele tem um desempenho bem melhor do que o meu e parece ser de uma linha mais centralizada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, João Lucas Freire disse:

Oi de novo, boa noite! Desculpe incomodar
Gostaria de saber sua opinião sobre um Intel Core i5-9600KF @ 3.70GHz, vi que ele tem um desempenho bem melhor do que o meu e parece ser de uma linha mais centralizada 

Se estiver custando o mesmo preço de processadores a 10ª geração, não vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Lucas Freire Core i5 9xxx é de 9ª geração, os modelos de 10ª geração são 10xxx, exemplo: 10400F, 10400, 10600, 10600K, 10600KF.

 

Os Core i5 de 9ª geração possuem apenas 6 núcleos e 6 threads, os de 10ª possuem 6 núcleos e 12 threads, tendo desempenho similar a um Core i7 9xxx, mas mantendo o mesmo preço da linha Core i5 9xxx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@João Lucas Freire Core i5 9xxx é de 9ª geração, os modelos de 10ª geração são 10xxx, exemplo: 10400F, 10400, 10600, 10600K, 10600KF.

 

Os Core i5 de 9ª geração possuem apenas 6 núcleos e 6 threads, os de 10ª possuem 6 núcleos e 12 threads, tendo desempenho similar a um Core i7 9xxx, mas mantendo o mesmo preço da linha Core i5 9xxx.

image.png.520a9f394e8d749d76d0e2d6c37c91e7.pngOlhando por esse site de comparativo gringo, o da décima parece ser mais barato até ( e com performance melhor), mas tem menos GHz, faz muito diferença?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Lucas Freire não compare processadores por especificações isoladas, o desempenho do processador depende de todo um conjunto de especificações, e números são apenas números se você não souber o que significam. Existem processadores de 3.0GHz que dão um show em processadores de 4.0GHz, assim como existem processadores de 4 núcleos superiores a modelos de 6 núcleos...tudo depende do conjunto.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@João Lucas Freire não compare processadores por especificações isoladas, o desempenho do processador depende de todo um conjunto de especificações, e números são apenas números se você não souber o que significam. Existem processadores de 3.0GHz que dão um show em processadores de 4.0GHz, assim como existem processadores de 4 núcleos superiores a modelos de 6 núcleos...tudo depende do conjunto.

Oi . . .. estou voltando muito
mas como alguém leigo poderia aprender coisas do assunto? Conjunto de PC, como as peças se combinam de uma forma eficiente e etc? Não vejo como comprar algo decente sem souber como vai funcionar com os outros componentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, João Lucas Freire disse:

Oi . . .. estou voltando muito
mas como alguém leigo poderia aprender coisas do assunto? Conjunto de PC, como as peças se combinam de uma forma eficiente e etc? Não vejo como comprar algo decente sem souber como vai funcionar com os outros componentes

Então, esse assunto é um pouquinho complicado, eu não sou nenhum tipo de expert, apenas um curioso que aprendeu uma coisa ou outra ao longo dos anos, e ainda tenho muita coisa pra descobrir. Você não conseguirá aprender tudo que precisa saber de dia pra noite, mas se tiver interesse, pode começar ver alguns vídeos no Youtube de canais populares aqui no Brasil, como o Adrenaline, Peperaio Hardware, MW Informática, Lock Gamer Hardware, etc.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!