Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Eu tenho uma GTX 960 4GB PNY que está apresentando uma rotação muita alta em momentos de pouco estresse da GPU, gerando um ruído completamente fora do comum.
Ao analisar o rpm máximo atingido pelo fan da GPU, é possível observar um valor extremamente alto que é impossível de ser atingido (810811 rpm): 

image.png.8a4c2d3641913d95ccc9b806b3926427.png

O que pode estar acontecendo com essa GPU💀? Controlar a rotação do fan manualmente seria uma boa ideia?
Agradeço qualquer comentário. Tentarei gravar um vídeo e anexar aqui assim que acontecer novamente.

Postado

@Sávio R. é bem provável que o cabo de alimentação da ventoinha está quebrado ou com algum mau contato na conexão da placa de vídeo, fazendo com que haja erro na leitura da velocidade e impedindo o controle correto. Tente verificar essa possibilidade.

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@Sávio R. é bem provável que o cabo de alimentação da ventoinha está quebrado ou com algum mau contato na conexão da placa de vídeo, fazendo com que haja erro na leitura da velocidade e impedindo o controle correto. Tente verificar essa possibilidade.

Entendi! Obrigado pela contribuição, @GuilhermeGB!
Acabei esquecendo de mencionar, mas recentemente eu abri essa GPU pra fazer uma limpeza e trocar a pasta térmica, ela ficou um bom tempo sem passar por um procedimento desse tipo.

Inclusive eu desconectei o fan durante a limpeza, então certamente esse problema deve ter surgido por aqui.. 

Postado
2 minutos atrás, Sávio R. disse:

Entendi! Obrigado pela contribuição, @GuilhermeGB!
Acabei esquecendo de mencionar, mas recentemente eu abri essa GPU pra fazer uma limpeza e trocar a pasta térmica, ela ficou um bom tempo sem passar por um procedimento desse tipo.

Inclusive eu desconectei o fan durante a limpeza, então certamente esse problema deve ter surgido por aqui.. 

A GTX 960 de um colega estava com um problema parecido, eu usei ela no meu PC por um tempo, a fan rodava no máximo e o sensor mostrava 0 RPM, mas depois de reconectar o conector da ventoinha, voltou a funcionar, mas ainda mostrava alguns picos absurdos de velocidade. Um tempo atrás, um outro usuário aqui do fórum estava passando por algo similar na sua GTX 960, rotação no máximo e mostrando 0 RPM, e ele também descobriu que o cabo da ventoinha estava com problema.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A GTX 960 de um colega estava com um problema parecido, eu usei ela no meu PC por um tempo, a fan rodava no máximo e o sensor mostrava 0 RPM, mas depois de reconectar o conector da ventoinha, voltou a funcionar, mas ainda mostrava alguns picos absurdos de velocidade. Um tempo atrás, um outro usuário aqui do fórum estava passando por algo similar na sua GTX 960, rotação no máximo e mostrando 0 RPM, e ele também descobriu que o cabo da ventoinha estava com problema.

Faz sentido... Vou ver se eu dou conta de fazer a troca do cabo todo ou trocar apenas o conector, se não vou procurar alguém da minha cidade que consiga fazer essa substituição. Até porque, acredito que encontrar um fan novo dessa GPU pra comprar não deve ser tarefa fácil.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!