Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Caiu na minha mão um notebook LG A410/LGC40 e estava pensando em fazer um upgrade para deixar ele com meus pais acessarem redes sociais e youtube.

Ele está com tudo "original": um i3 de 1ª geração, 4gb de ram e um HD de 500gb. Vou colocar aí os prints do cpu-z.

EU ACHO que se deixasse como está e colocasse alguma versão bem levinha de algum linux já daria para eles usarem com certa tranquilidade, mas como não quero dar pra eles uma parada que vá ficar engasgando em pouco tempo e como quero que esse notebook dure certo tempo (o uso mais pesado que eles vão fazer é abrir o FB e YT juntos, no máximo usar o word), pensei em fazer uns upgrades.

A princípio pensei no upgrade mais óbvio: SSD e RAM. Só tenho uma dúvida com relação a isso.... segundo o CPU-Z a ram dele está trabalhando em 532.1mhz, mas o site da intel diz que esse modelo de i3 suporta ram DDR3 com clocks de 1066 e 1333mhz. Minha dúvida então é: mantendo este mesmo i3, posso colocar dois pentes (sim, eles possui 2 slots) de 4gb de ram de 1333mhz neste notebook? O site da intel também diz que este i3 suporta até 16gb de ram, mas este notebook suportaria de fato dois pentes de 8gb?

Minha segunda dúvida é com relação ao processador.... este notebook possui socket pga 989 e pelo o que pesquisei por cima, vi que o i5 2540m poderia ser um upgrade compatível, tento pelo socket quanto pelo consumo. Com relação a isso: dá certo trocar o atual i3 por um i5 2540m neste notebook? Tendo em vista que o uso do notebook será para tarefas bem leves, este upgrade faz sentido?

Agradeço a ajuda aí de quem puder me ajudar!

Abraços!

Capturar.PNG

Capturar2.PNG

Capturar3.PNG

Capturar4.PNG

Capturar5.PNG

• 2 meses depois...
Postado

Troquei por enquanto apenas as memórias e ainda essa semana irei colocar o SSD

Acontece que comprei dois pentes de 4gb 1333mhz 1,5v, instalei ambos e o notebook reconheceu apenas 1 pente de 4gb que está rodando nos mesmos 532mhz de antes.

Fiz alguma m* ou esqueci de fazer alguma coisa ou que tem algum problema no notebook?

• Membro VIP
Postado

Bem, primeiro que como o notebook é antigo, ele certamente não aceita memórias de frequência maior que 800mhz, ainda mais que você comprou de 1,5v... eu achei estranho ele ter ligado com um módulo...

Você menciona que no site da intel, o processador suporta mais memória, mais a arquitetura do notebook não, esse processador numa arquitetura diferente pode sim aceitar mais memória e com frequência maior...

Agora, esse equipamento tem atualização de BIOS? talvez fosse o caso de atualizar para saber se vai ter mudanças..

Postado
15 horas atrás, Antonio V. Garcia disse:

Bem, primeiro que como o notebook é antigo, ele certamente não aceita memórias de frequência maior que 800mhz, ainda mais que você comprou de 1,5v... eu achei estranho ele ter ligado com um módulo...

Você menciona que no site da intel, o processador suporta mais memória, mais a arquitetura do notebook não, esse processador numa arquitetura diferente pode sim aceitar mais memória e com frequência maior...

Agora, esse equipamento tem atualização de BIOS? talvez fosse o caso de atualizar para saber se vai ter mudanças..

eu encontrei o problema do reconhecimento da RAM.... sabe aquela peça que fica na frente do monitor? Então..... o que aconteceu foi que não encaixei direito o pente e aí, né.... difícil reconhecer mesmo.

o problema agora é outro.... encaixei os dois pentes certinho, liguei o note animadão e...... o notebook parece uma carroça, sequer chegou a iniciar o windows. apareceu a tela de boot, aí entrou a tela de carregamento do win, demorou um tempão carregando, aí apareceu o ponteiro do mouse e ficou.... e ficou.... tela preta e o ponteiro do mouse..... aí as vezes ele dava o ícone de carregando no ponteiro...

aí tirei 1 dos pentes, deixei apenas com 4gb e.... ligou normal

pensei "vish então é um dos pentes que tá com problema"

troquei os pentes, liguei de volta e.... normal. tudo certinho.

voltei a colocar os dois pentes juntos (encaixados direitinho) e.... pau

coloquei um pente novo e o pente antigo que já estava no notebook e.... pau (na verdade nessa configuração foi o único momento em que carregou o desktop depois de MUITO tempo, mas não consegui abrir nada)

e o mais estranho é que entrando na BIOS, tá aparecendo os 8gb, 4gb em cada slot.

. . .

parei aqui e tive um estalo que fui pesquisar e acho que descobri o problema, me digam se faz sentido....

o processador (i3 390m) suporta bandas de memória de, segundo informações da intel, de 800 e 1066mhz, só que os módulos que comprei são de 1333mhz. fiz isso provavelmente na intenção de colocar o i5 2540m, que de fato era a intenção inicial e ele suportaria a ram de 1333mhz.

Mas depois que passou a empolgação da ideia inicial, pesquisei um pouco mais sobre os sockets G1 e G2 e vi que muito provavelmente o i5 2540m não seria compatível com este notebook, mas aí eu já tinha comprado as RAM e em momento algum me atentei para o "detalhe" do clock. (isso sem falar no chipset, que pelo o que vi também só agora não suportar processadores de 2ª geração - é um Intel HM55)

e só agora que tive esse estalo da diferença do clock

até pensei que poderia trocar o processador e colocar algum outro com socket G1 e que fosse compatível com memórias de 1333mhz. o problema é que os únicos processadores G1 que suportam este clock de ram são os i7 e nenhum deles possui GPU integrada, aí como este notebook não possui outra GPU.....

ou seja: se o problema for de fato esta diferença entre clock das memórias e o clock suportado pelo i3 390m, então o melhor que posso fazer é passar pra frente estas memórias que comprei, por que não vou ter como utiliza-las neste notebook.

agora o que eu tô achando estranho.... é que com 1 pente, mesmo que seja o pente novo de 1333mhz, o notebook está funcionando normalmente. esta é a única coisa que me dá certa esperança em encontrar uma solução para o caso.

hoje a tarde pretendo colocar o SSD e atualizar para o win 10. duvido que isso solucione a questão da RAM, mas a esperança é a últiam que morre!

@Antonio V. Garcia

17 horas atrás, Antonio V. Garcia disse:

sobre a BIOS.... ele está com uma BIOS InsydeH2O rev 3.5, versão QL7L3G11 com data de 25 de maio de 2011

como que faço para saber se tem alguma nova atualização para ela?

dei uma pesquisada meio rápida aqui e não achei nada muito "for dummies" =/

• 2 anos depois...
Postado

Olá amigo. Caiu um note desse na minha mão e tenho o i5 que você mencionou, não funcionou nele..

Sobre as memórias, você deu uma dica muito importante sobre a frequência, eu já tava pensando em comprar 2x8gb pra dar.um.upgrade nele mas pelo visto vai ser mais eficiente comprar um SSD... Como foi que terminou sua experiência? Espero que veja meu post! Abraço 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!