Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente tenho esse conjunto de equipamentos e estou tendo alguns problemas com aquecimento:

Ryzen 7 5700G   (Utilizo o coolerbox e o vídeo integrado por enquanto, sem nenhum oc e nem pretendo)

B450m ASUS  (Em dias quentes já chegou a bater  incríveis 70° na BIOS . Em jogos não sei ao certo, os medidores sempre estão errados e me  mostram um valor entre 45/65° , erro recorrente com essa placa mas infelizmente por agora não posso mudar :/)

Gabinete Vinix Vx (Confesso que comprei porque achei clean e bonito, depois que fui notar que em quesito resfriamento e passagem de ar ele é beeeem ruinzinho mesmo)

Fans ( O que o dinheiro deu pra comprar na época. Não sou apegado a eles e substituiria tranquilamente caso necessite de um espaço maior p/ uma solução de resfriamento mais eficiente)

Se alguém aí tiver recomendações de Aircooler/wc eu estou aberto a sugestões. Atualmente possuo uma verba de até uns R$ 350,00 p/ investir, não é muito mas é o que eu tenho 😁

PS: descarto importações tô precisando pra ontem kkkk, considero coisas como baixo ruído/iluminação bem dahoras até, porém no momento tô prezando bem mais pela eficiência e custo-benefício. obrigado a todos que leram até aqui, sou bem leigo no assunto e de specs não manjo quase nadda, vim de console 🥴 e tudo era muito mais simples kk valeu ae

IMG_20211107_084930030.jpg

Postado

Olá, instale o software "HW Monitor".

Em seguida, instale também o software "Cinebench R15"

O HW Monitor é um software para ver as temperaturas (ele mostra mais coisas, mas no momento vamos utilizar só as temperaturas).

O Cinebench R15 é um software de benchmark, ou seja, você vai estressar seu processador simulando uma renderização.

Veja quais temperaturas atigem, ai sim poderemos ver se realmente é necessário a compra de um WC/AC.

Postado

@Matheus Dutra esses  eu sempre usei, mas como eu disse, sem nada estressando a CPU, a temperatura na BIOS é uma e em programas medidores é outra. 

No cinebench15 bateu 88,5° , e no cpuz 92,1° 5 minutos . Eu parei porque começou a subir a temperatura de uma forma bem lenta mas acredito que subiria bem mais.

IMG_20211107_113805786.thumb.jpg.5001197b69301f62167d66bb4734de14.jpg

Postado

Bom dia, na minha opinião o problema é o gabinete mesmo.Faça uma experiencia:tire a tampa dianteira ou a tampa lateral.

Só isso explica a alta temperatura na BIOS, isso porque nesse estado não tem uso algum nem da GPU nem na CPU.

Quanto ao cooler, qq Cooler de 120mm, inclusive os chineses baratinhos podem resolver, só tome cuidado com a altura porque o gabinete é estreito demais e é capaz de aceitar só cooler de 150/155mm de altura, vai ter que medir.

Se puder troque esse gabinete !

Postado
22 horas atrás, Diego Both disse:

como o gabinete não tem uma boa circulação de ar eu indico o WC ML240L v2.

Bom, um WC não resolverá a circulação de ar.De qq forma o ar quente continuará quente e não resfriará nada.

Postado
3 horas atrás, Diego Both disse:

WC além de refrigerar o processador ainda retira o ar quente do gabinete.

3 horas atrás, allanmarum disse:

WC esquenta menos dentro do gabinete, pois empurra o ar quente para fora. Já Air Cooler faz o ar quente circular dentro do gabinete (gabinete com circulação ruim).

Bom, tenho que discordar dos dois.É verdade que o WC terá dois FAN a mais, mas me expliquem de onde o ar frio virá, já que o frontão é fechado.

Quanto á tese  do air cooler não tirar ar quente, aí continua o problema da circulação de ar. Minha sugestão é abrir esse gabinete aí, ou tira o frontão ou a tampa lateral.

Qq cooler q comprar continuará o problema.Ele está esquentando a CPU na BIOS e isso é anormalíssimo.

Outra hipótese é do cooler BOX estar mal instalado, eu faria uma remontagem primeiro antes de mais nada

Postado

@PedraX  8/16 para o coolerbox é ruim.

Tenho 3 PCs Mini-ITX, sendo eles:

Gabinete Raidmax Atomic 107 com i7-6700;

Gabinete EVGA Hadron com i7-7700k com overclock 5.0ghz;

Gabinete Coolermaster NR200 com i9-10900.

Todos eles têm gabinetes mal ventilados, mas todos com WC. Em teste de stress no AIDA64 não passam de 80ºC.

Ks20sD1.thumb.png.ebe5c4277b2cab99c6c93f29ad0d2da9.png

2067078609_testei9.thumb.png.60fef4191be786ef3d3c22d2e7def4fa.png

4tCx5wF.thumb.jpg.e2b0f90d1ef97d2f1f31cb15159db411.jpg

YeX7XbV.thumb.jpg.e553d1a9f9feb72c44689a126af2ec64.jpg

20210921_170604.thumb.jpg.17e92df8e16a828ffb70bb1a6f90b8c4.jpg

@D4vylima  Eu indico o WC ML240L V2.

https://www.coolermaster.com/br/pt-br/catalog/coolers/cpu-liquid-coolers/masterliquid-ml240l-v2-RGB/#specifications

Postado

@PedraX essa tá fácil, o WC vai jogar o ar quente pra cima (sim, ar quente desce, mas existe a dispersão termica)

Aquela popular frase que "Um AirC de 150 reais tem o mesmo desempenho de WC de x reais" só vale para gabinetes bem refrigerados. 

2021-11-08 17_28_41-Gabinete Gamer Vinik VX Gaming Lynx RGB Mid Tower ATX Preto - Peças para Computa.png

Postado

@allanmarum  Antes de tudo, precisa ser observado o projeto, principalmente o gabinete.

Ai vem os Fanboys, "compra um bom Aircooler que resolve". Mete um Aircooler no gabinete Atomic 107 que só cabe uma fan, o desempenho vai ser de um coolerbox. Num gabinete Hadron que cabe só dois fans no topo e faz um overclock no i7-7700k de 5.0ghz.

Isso num processador que a própria  Intel não recomenda o overclock devido a super aquecimento:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/05/intel-recomenda-que-usuarios-não-facam-overclock-no-processador-i7-7700k.ghtml

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, Diego Both disse:

Ai vem os Fanboys, "compra um bom Aircooler que resolve".

? Não misture alhos com bugalhos. Primeiro, q não é o mesmo processador. Segundo, como já afirmei, é uma situação fora de controle essa temperatura, já que estando na BIOS, tudo está em "standby", não tem nenhum processamento. Mais provável ser má montagem ou então defeito puro e simples, já que essa CPU é de 65W de TDP.

18 horas atrás, allanmarum disse:

Aquela popular frase que "Um AirC de 150 reais tem o mesmo desempenho de WC de x reais" só vale para gabinetes bem refrigerados.

Onde viu isso ?

Postado

Até agora você tá só na teoria. Deixe alguém que tenha um gabinete mal ventilado apresentar provas contrárias, com posts ou vídeos das temperaturas apresentadas, como eu fiz.

Obs: Tanto no teste do i7-7700k em 5.0, qto do i9-10900 eu tava fazendo teste de stress da CPU e GPU ao mesmo tempo, ou seja, duas fontes de calor extremas, em gabinetes Mini-ITX (fechados).

Postado
12 horas atrás, Diego Both disse:

Até agora você tá só na teoria

Tô vendo q você não costuma ler os posts direito e é bitolado em WC. Eu falei desde o começo q a causa pode ser o gabinete. O mais provável é má montagem pelo q o Dlima(autor) narrou.

Quanto ao TDP variar com OC, pode até ocorrer, mas sua afirmativa de que uma CPU de 65W precisa ter WC contradiz qq bom senso, já que o próprio fabricante entrega essa CPU com aircooler.

O sistema de resfriamento é composto do gabinete, dos FAN e do Cooler.O Cooler por sí só não tira calor da CPU, o líquido refrigerante utilizado precisa resfriar e isso é feito nos radiadores.Tanto o WC quanto o aircooler tem radiadores para essa função, mas sem ar frio passando nada funciona e é isso que eu disse ao autor do tópico, primeiro tem que ver se sem o frontão fechado vai funcionar. Talvez você tenha se incomodado com a afirmação do uso de air coolers baratinhos, mas isso é outro passo na escolha, lógicamente existem várias categorias de air cooler, ou vai dizer que um Noctua não é capaz de refrigerar? 

Todos seus gabinetes são do tipo compacto que não cabe mesmo um bom aircooler, aí faz sentido apelar para os WC, mas disso a afirmar que não existe air cooler para uma CPU de 135W TDP aí já é contrasenso.

Postado

@PedraX "mas disso a afirmar que não existe air cooler para uma CPU de 135W TDP aí já é contrasenso". Eu nunca disse isso.

No caso de gabinetes mal ventilados a melhor opção é o WC, que é o caso do tópico.

Se o gabinete tem uma boa circulação de ar, o Aircooler passa a ser mais atrativo pelo preço mais em conta, entregando a mesma coisa que um WC.

Postado

@Diego Both

Acabei comprando esse https://www.pichau.com.br/water-cooler-pichau-gaming-aqua-x200-RGB-pg-aqx200-RGB?gclid=Cj0KCQiA-K2MBhC-ARIsAMtLKRtXjreJyzOlbkOj0jrFAzKQfwbdBd6ozQY1_yLO4m4yzN5qtqjxRLoaAnKAEALw_wcB e tá pra chegar.

Eu também acho que possa ser o coolerbox mal encaixado, quando eu montei já tinha pasta térmica aplicada, mas tive que mandar atualizar a placa e nesse processo devem ter tirado e colocado ele mais umas 3 vezes... Provavelmente não repusseram a pasta, mas só vou saber isso aqui a uns 3 dias quando o wc chegar.

Vou usar o gabinete aberto por enquanto, se tiver sugestões de bons gabinetes poderia me passar por gentileza? 

Postado

@D4vylima Cara eu uso um Cooler da Deepcool gammax 400 junto com um i5-7600k com OC pra 4.7ghz, ele roda a 60° graus em 100% de uso, não passa disso, usei uma pasta termica cinza thermalsilver, não tem segredo, vai nele que é sucesso. OBS: Já rodei o i5 a 5ghz e não passa de 70° graus.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!