Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Investigando um ruído consideravelmente forte que ouço de tempos em tempos vindo do meu PC (e, no caso, estou ouvindo agora), descobri que uma das ventoinhas da minha Zotac GTX 1080 Ti Amp! Edition está com o movimento mais travado, aparentemente por conta de lubrificação.

Sobre isso, duas perguntas:

1) A ventoinha é a da foto, e ao retirar o adesivo dela eu vi que ela possui quatro ranhuras que fazem um círculo em torno do centro da ventoinha. Devo retirar essa "tampa" de plástico (cortando as quatro pequenas emendas que a seguram...inclusive cheguei a começar a cortar uma delas) para fazer a lubrificação ou a existência delas já é pra permitir a lubrificação por fora? Estou com a impressão de que não daria pra passar qualquer lubrificante que seja com a devida precisão por elas.

2) Que tipo de lubrificante é o adequado para essas ventoinhas? Já vi pessoal citando óleo Singer, WD-40, M1...teria algum específico/recomendável?

Agradeço quaisquer dicas.

Ventoinha_ClubeDoHardware.png

Postado

@RobocopBR Em geral essas ventoinhas de placa de vídeo são rolamentadas, ainda mais a ventoinha de um modelo caro como uma GTX1080Ti, e ventoinha com rolamento de esfera não precisa de oleo, se ela esta travando é porque o rolamento pode estar ruim, e ai oleo não vai resolver, no máximo vai mascarar o problema por um tempo, e a saída é trocar a ventoinha.

Postado

@F4b10 , de fato o que também reparei é que essa ventoinha que está com dificuldade pra girar parece um pouco mais "solta/bamba" que a outra, o que confirma seu palpite dela estar com problema muito além da lubrificação.

Sendo assim, preciso contatar a Zotac pra saber qual modelo devo buscar? Ou teria algum modelo bom desse tipo de ventoinha à venda por aqui?

OBS: essa placa eu comprei pelo eBay nos EUA, então honestamente não sei se vale a pena pagar um frete caro pra enviá-la pra eles repararem, e depois pagar uma pancada de imposto quando me devolverem. A ideia é resolver o problema aqui no Brasil.

Postado

@F4b10 O que deu pra descobrir por enquanto é que essa ventoinha é de 95 mm. Não sei se existem modelos de ventoinhas com rolamento de mais qualidade/vida útil que eu possa pesquisar.

Beleza, vou xeretar por opções do tipo e ver o que dá pra fazer.

Agradeço seu tempo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!